Autor Tópico: Colimador Lazer  (Lida 10726 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Colimador Lazer
« em: Julho 20, 2009, 12:26:31 pm »
Oi pessoal, hoje sou eu que vou pedir uma ajudinha!!Gostava de comprar um colimador lazer , para facilitar esse procedimento com o telescópio ( principalmente de dia)! Mas como não percebo nada de colimadores lazer, não sei o que escolher!!Alguma sugestão??? :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #1 em: Julho 21, 2009, 10:07:04 am »
Bom.. Pessoalmente acho (sem grande experiência de uso) que um colimador laser, que só emite um raio a direito não é uma ajuda indispensável.. Penso que com jeito e prática se faz o mesmo.. Contudo, ouvi falar de uns colimadores "holográficos" que em vez de um raio fininho emitem a imagem de um padrão de quadrados. Os "quadrados" funcionam como uma grelha que é projectada à saída do telescópio, e olhando para os limites da grelhe recortados pelas sombras dos espelhos e pelo tubo do focador, permitem ver clara e facilmente como os ajustes estão afectar a imagem projectada..
Penso que se comprasse alguma colimador laser, seria uma coisa dessas..
Mas por enquanto tenho-me desenrascado bem com uma estrelinha real (noite) ou artificial (reflexo em algo esférico e pequeno durante o dia)..

Construir um colimador holográfico, a partir de um colimador laser normal também deve dar para fazer, colocando duas fendas perpendiculares entre si à frente do feixe.. Mas a iluminação da "grelha" não vai ser a melhor..

Ainda há quem diga bem de um "barlowed laser", mas não bem no que isso difere de usar um coimador laser com mais uma barlow que se tenha..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Colimador Lazer
« Responder #1 em: Julho 21, 2009, 10:07:04 am »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #2 em: Julho 21, 2009, 02:12:17 pm »
Bom, a ver se saio do celibato :D Há bastante tempo que não escrevo aqui.
Ora, colimadores laser. Pessoalmente não sou grande fã deles por várias razões.
Existem duas hipóteses para colimares o telescópio sem gastares muito dinheiro. Um colimador laser ou uma ocular cheshire. Sou pessoalmente fã da ocular cheshire, porque permite efectuar a primeira etapa da colimação de um telescópio newton que consiste em centrar o secundário fisicamente "debaixo do focador". Não é coisa que tenhas de fazer todos os dias, mas se retirares o secundário, com o laser não o consegues centrar, a menos que marques o centro do secundário com um ponto (não sou grande fã disto, mas há quem o faça). O laser não permite esse passo. Apenas permite ajustar a inclinação dos espelhos secundário e primário.
Por outro lado, com o laser, qualquer folga que tenhas no focador, incluíndo aperto desigual a toda a volta dos parafusos, vai desviar laser, tornando a colimação imprecisa. Ou seja. Colimas com o laser e ves a luz bem centrada no primário. Se retirares o laser e voltares a coloca-lo, já poderá estar descentrado de novo.
E isto para não falar em proprias descolimações que o colimador laser pode sofrer.

A cheshire é um método visual, mas na minha opinião permite colimações tão precisas como com o laser, em telescópios de F>= 5.
Vantagens do laser em relação à cheshire? Apenas a colimação à noite, pois a cheshire necessita de uma fonte de iluminação externa (uma lanterna por exemplo)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Colimador Lazer
« Responder #3 em: Julho 21, 2009, 02:53:50 pm »
É como o João diz... o laser é útil mas pode-nos induzir em erro. Se for só para certificar que o primário ainda continua "decente", serve perfeitamente. Para minimizar o erro, usa, por exemplo, o focador sempre totalmente recolhido (minimiza as folgas do tubo do focador) e certifica-te que o próprio laser está bem colimado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Colimador Lazer
« Responder #4 em: Julho 21, 2009, 03:41:58 pm »
E não apertes o laser, poe o focador de maneira a que não seja preciso apertar o parafuso de fixação.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #5 em: Julho 21, 2009, 04:40:30 pm »
Hummmm...pois....por isso é que este fórum é um espectáculo!!Agradeço imenso as respostas, é como disse antes, pouco percebo de colimadores lazer, mas começo a perceber os problemas que podem vir associados a usar o lazer, posso estar a piorar a situação, em vez de a melhorar, se o lazer não estiver ele mesmo colimado, ou se o lazer não estiver devidamente alinhado no focador!!A minha idéia era de tentar poupar tempo, de noite(das poucas noites que consigo observar)), e tentar colimar devidamente o telescópio de dia!! :) Acho, que se calhar vou ter mesmo que perder um bom tempo com o telescópio virado para uma estrela para ver se realmente precisa de ser colimado!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #6 em: Julho 21, 2009, 04:49:08 pm »
O Guilherme Almeida há uns tempos escreveu um pequeno artigo sobre como colimar um colimador Laser. É simples. É tão complicado como alinhar um buscador polar com o eixo de rotação dela :)

Eu já vi uma coisa (salvo erro o "koncenter eyepiece") que é ligeiramente cónico e que entra no porta oculares na perfeição sem necessitar de aperto. Se uma coisa destas estiver colimada, deve resolver estes problemas.. Resta é saber se realmente é necessário como o João Marum comenta.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #7 em: Julho 21, 2009, 05:07:05 pm »
Obrigado Fil, por acaso já tinha visto esse artigo do Guilherme sobre como colimar um colimador lazer, que é muito interessante!! :) A minha idéia era ter uma forma fácil e rápida de saber se o telescópio precisa de colimação, uma vez que nunca foi colimado( por mim, não sei se o anterior dono o colimou): Tou a ver que o método das estrelas continua a ser o meio mais fiável(talvez) e mais barato(isso de certeza) :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Colimador Lazer
« Responder #8 em: Julho 21, 2009, 07:16:35 pm »
Não tens um MakCass? Isso colimas uma vez e a colimação dura uns bons meses, por isso não te preocupes muito com isso, a não ser que o tenhas de levar aos trambolhões
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #9 em: Julho 22, 2009, 08:55:06 am »
Citação de: "Orion_PKFD"
Não tens um MakCass? Isso colimas uma vez e a colimação dura uns bons meses, por isso não te preocupes muito com isso, a não ser que o tenhas de levar aos trambolhões

Sim, é verdade!!Tenho lido alguns reviews sobre este telescópio, e um dos bons pontos que salientam é a sólida colimação dele!! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Ozzy

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://astrozzy.blogspot.com
Re: Colimador Lazer
« Responder #10 em: Janeiro 05, 2010, 10:30:55 pm »
Olá a todos. Há muito não falava com os amigos do Forum Galactica!
Eu possuo um colimador Laser GSO (http://www.astroshop.com.br/produto.asp ... =clcdeluxe) e posso dizer que me ajuda muito. Rápido e fácil.
Como possuo um teles trussTube, a colimação não dura muito, sendo necessário colimar a cada observação, praticamente. O teles também não tem local fixo, e isso ajuda a descolimar.

Eis aqui um video que ensina a colimar usando um Laser: http://www.youtube.com/watch?v=ME-CBtemo7Q

Abraços ! Até!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
««ØZZ¥»» - Refletor 114mm, Dob8Flex 200mm, AstroView 10x60
http://http://astrozzy.blogspot.com -=- http://http://fotozzy.blogspot.com
[img]http://www.paradoxo.inf.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #11 em: Abril 26, 2011, 01:12:41 am »
Olá
Apesar da última resposta a este tópico ter mais de 1 ano, gostaria de mostrar a minha experiência com um colimador laser.
Construí uma base pelo princípio descrito no artigo do Guilherme de Almeida (GA)


Comprei este colimador laser 6 meses depois de ter o meu telescópio em 2007


Fixei a base


Nivelei a mesa


Com o alvo a 3m estava pronto para verificar o colimador


Eis o resultado (animated gif)


Prestem atenção à forma do feixe de luz, não é circular mais parece uma galáxia elíptica.
A esta distância (3m) mede 3x1,2mm, maior do imaginava, a 900mm é inferior a 1mm e aparenta ser circular.
Fui rodando o colimador cerca de 30º e marcando os pontos. fiz vários testes e este fotografei sem tripé  :o

Após esta medição de D=7mm a d=3000mm, tirei algumas conclusões


No referido artigo, em Cálculos justificativos Guilherme de Almeida indica a equação  r=αd
donde posso deduzir α=r/d logo α=0,00116 em radianos o que dá um raio de 4' de arco (usei um conversor online)
http://www.onlineconversion.com/angles.htm
Está ligeiramente descolimado e infelizmente não tem parafusos de colimação. O padrão de 2' de arco é impossível de alcançar e garanto que nunca andou aos trambulhões nem nada que se pareça.

Outra das questões abordada no artigo de GA é a razão focal do telescópio e a sua importância na colimação.
A tolerância à colimação de um reflector de Newton é menor num telescópio rápido, com uma razão focal curta.
Por exemplo os meus 2 telescópios têm respectivamente os seguintes raios de tolerância no centro do espelho primário:
900/114mm = f7.89 => 5,246mm
800/200mm = f4 => 0,682mm
A fórmula para o cálculo da tolerância foi me dada por JazonD e Nils Olof Carlin num outro forum:
para o comprimento de onda de 550nm
Tolerância (raio) = ((RMS para 1/4 de onda)/6,7x(F^3)
Tolerância (raio) = ((1/14)/6,7)x(f^3)

Assim, o telescópio, f7.89 é fácilmente colimado pelo laser tendo um círculo de 10,5mm de diâmetro como alvo e uma mira com desvio de 1mm a 900mm de distância, ou seja desenha um círculo de 2mm de diâmetro, e o f4 é impossível de colimar com este colimador, talvez usando uma lente Barlow conseguisse ficar dentro da tolerância, já que duplica a precisão da colimação, mas ainda temos de contar com a folga do focador, que é relativa já que as oculares sofrem do mesmo mal.
Dito isto, excusado seria dizer que no mês seguinte comprei uma Cheshire e uma estrela artificial (que não está na foto), as coisas melhoraram e a estrela artificial é muito boa para colimar e testar o f4, mas uso pouco porque precisa de estar a mais de 13m.


Mais tarde comprei o Concenter Eyepiece que o Fil mencionou

excelente para centrar e alinhar o secundário

o produto
http://www.spheretec.de/10047.php
aqui estão as instruções de uso, em inglês, para alinhar o secundário e o primário:
http://www.spheretec.de/pdf/Collimating_with_the_Newton_Concenter_Eyepiece.pdf

Podem observar as diferentes vistas do secundário nestas fotografias, para as quais preparei o telescópio com duas folhas de papel branco um A5 oposta ao focador e um círculo com mais 5mm que o diâmetro interno do tubo de modo a segurar-se nas sua parede, (trabalho chato neste tubo estreito, e já li que funciona melhor se o círculo for de cor)


Tampa de colimação


Ocular Cheshire


Concenter Eyepiece


Colimador Laser

parece na muche  ;)

Ainda não desisti da colimação a laser, um dia escolho e compro um melhor e bem adequado a tubos fechados.

Cumprimentos
dUbeni






dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #12 em: Abril 26, 2011, 01:10:36 pm »
Pá, honestamente, ainda não exprimentei um colimador daqueles da howie glatter todos xpto, por isso por enquanto continuo descrente quanto à utilidade dos lasers. Ter um colimador que pode tar descolimado pra mim é mais uma variável no sistema que se requer que seja o máximo preciso.
Se bem que um laser dava-me bastante jeito pra não ter de andar a correr entre os parafusos de colimação do primário e a olhar pra imagem no catseye. Por isso num telescópio grande em que não possas estar sentado a colimar, com um olho no focador e a mão ao mesmo tempo nos parafusos do primário, penso que o laser se houver algum bastante bom, seja útil.
------------------
João Marum
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #13 em: Abril 26, 2011, 08:54:37 pm »
Olá João  :D
Pois é mesmo um desses que faz parte da minha lista de colimadores a escolher, são todos caros, por isso não estou com pressa.
O meu primeiro colimador foi a clássica caixa de rolo de fotografias, com o fundo cortado e um furo na tampa, dei-me muito bem com ele nos primeiros meses, o telescópio f7.89 é como diz o GA no seu livro "Telescópios"
Citar
A margem de tolerância é generosa e uma colimação aproximada acabará por dar imagens tão boas como as que se obteriam se o telescópio fosse rigorosamente colimado.
Mais tarde achei que devia ter um colimador a sério e comprei este laser da Orion, já tinha lido o artigo "colimar um colimador" do GA e presumi que vinha bem colimado e naturalmente com parafusos de colimação (fui enganado  :-X). No entanto achei-o extremamente prático porque se pode estar atrás do telescópio a colimar o primário.

Um ano mais tarde comprei o telescópio f4 e aí é que a porca torceu o rabo, já não conseguia colimar como deve ser e apresentava coma mesmo com o corrector. Foi então que comprei a Cheshire e a Estrela Artificial.

Com a Cheshire tenho uma dificuldade, os meus olhos não conseguem focar o retículo, e isso interfere com a imagem ao fundo, também te acontece?
A estrela artificial é um mimo, na altura ainda não tinha a montagem motorizada, portanto uma colimação fina com uma estrela era impossível. O GA, no seu livro "Telescópios" tem um óptimo sub-capítulo (13.2.3.) sobre a estrela artificial e os seus usos.

O Concenter Eyepiece foi uma questão de curiosidade, impulsionada pela dificuldade de colimar correctamente o f4. O Rogercrespo foi a primeira pessoa que me falou nele aqui no forum. Veio sem instruções (se calhar só tinham em alemão  :P), mas dava para perceber fácilmente a sua utilidade, particularmente para centrar e orientar correctamente o espelho secundário. Mais tarde disponibilizaram um pdf, em inglês, com as instruções.

Ainda não desisti de ter um bom colimador laser, mas agora estou mais tentado por um self-barlowed que dê para colimar atrás do telescópio. O Nils Olof Carlin é que tem a culpa, pois ele é que me explicou as vantagens e como colimar abaixo da tolerância com este método (quando experimentar explico aqui). Há um artigo dele sobre a colimação de reflectores de Newton que me ilucidou bastante.
http://web.telia.com/~u41105032/kolli/kolli.html

Talvez um destes me sirva:
http://www.collimator.com/tublug.htm
http://www.kendrickastro.com/astro/laser.html
http://www.hotechusa.com/category-s/22.htm

Talvez pareça obcecado com a colimação, não sou! mas adoro espreitar por um telescópio bem colimado  ;)

Cumprimentos
dUbeni

dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #14 em: Abril 27, 2011, 01:19:17 am »
Oi dubeni. Olha. quanto ao nao conseguires focar o reticulo, qual é a cheshire que tens? Eu tinha lido algures que a razão é porque há algumas que não são bem construídas ( acho que são curtas de mais), mas não tenho a certeza. Eu tinha uma cheshire 1.25´ da orion e não tinha esse problema. Depois é que passei para a 2´ do catseye.
Pá. Devo admitir que com o catseye, no meu xt10, é tudo o que preciso pra colima-lo. No merak 18´ colimar o primário é um cadito xato porque tenho de andar a deslocar-me literalmente de uma ponta do telescópio para a outra. Mas eu também ainda não me habituei bem aos parafusos do merak. No orion já sabia que se rodasse um, para onde é que a imagem ia.

O laser pra mim, em relação ao catseye, só acrescenta em conforto, porque em precisão, estou bem servido. e isto é um f4.4
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Colimador Lazer
« Responder #14 em: Abril 27, 2011, 01:19:17 am »