Autor Tópico: Colimador Lazer  (Lida 10730 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #15 em: Abril 27, 2011, 02:21:59 pm »
Olá João marum
Eu tinha uma cheshire 1.25´ da orion
Pois é uma dessas que eu tenho, acho que é dos meus olhos, já foram perfeitos, mas com a idade deterioraram-se  :'(, já pensei em pedir ao meu oftalmologista para me prescrever uns óculos que me permitam focar bem perto, porque há muitas tarefas nesta actividade que exigem a aproximação da nossa vista para lidar com parafusos minúsculos que tenho de lidar pelo tacto.

Devo admitir que com o catseye, no meu xt10, é tudo o que preciso pra colima-lo.
Tenho de ver isso a funcionar, há uns anos atrás quando fui espreitar o site do Catseye achei que era demasiado complicado, mais uma vez a culpa é do Nils Olof Carlin, que escreveu este artigo
http://web.telia.com/~u41105032/Acoll/Acoll.htm

Cumps
dUbeni
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimador Lazer
« Responder #16 em: Abril 28, 2011, 03:36:19 pm »
nahhh nao é nada complicado. a da orion são duas ferramentas combinadas. um sight tube e a cheshire. eu tenho a teletube que é o sight tube, pra colimar o secundario e o black cat que é a cheshire. assim faço uma coisa de cada vez e só tenho a informaçao que é importante para o passo que estou a executar. depois tenho o autocolimador, que é o tal com o espelho na parte de dentro. vês varias reflexões da marca do primeiro e o que tens de fazer é ajustar ligeiramente o secundario para que elas se sobreponham. não tem mais nada. se quiseres complicar a coisa, umas reflexões correspondem a erros do primario e a outras do secundario. mas eu nem sei isso de cabeça. limito-me a sobrepô-las que vai dar ao mesmo.
O vic menards do cloudynights é que tem este metodo: http://www.catseyecollimation.com/vicsCDP.html
É outra maneira de usar o autcolimador
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Colimador Lazer
« Responder #16 em: Abril 28, 2011, 03:36:19 pm »