Autor Tópico: Como será um ET Inteligente?  (Lida 11558 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ninon

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Como será um ET Inteligente?
« em: Julho 21, 2009, 03:49:26 pm »
Quais as probabilidades de ao conhecermos extraterrestres inteligentes eles sejam parecidos conosco? ( 2 pernas , 2 braços etc)? Isso não será altamente improvavel?
Não poderão por exemplo ser  100 vezes maiores que nós ou 1000 vezes mais pequenos? Não poderão ter um formato que nós ser humanos nunca tenhamos visto tal coisa?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #1 em: Julho 21, 2009, 07:03:03 pm »
Penso que todas as extrapolações em relação àquilo que conhecemos têm riscos, especialmente em assuntos tão delicados como este.
Sinceramente, acredito que haja vida para além daquela que conhecemos, inclusive vida inteligente, mais ou menos inteligente que nós, mais ou menos antiga que nós. Se serão iguais a nós? Sinceramente parece-me irreal pensar que sim.
Conhece a Fórmula de Drake? Foi uma tentativa (falhada?) de quantificar a incerteza de encontrar civilizações inteligentes. Tomei contacto com ela num livro que li de Carl Sagan, e lá ele ilustra bem como o simples facto de alterarmos um parâmetro tem influência no resultado final.

Pensar quando e onde vamos encontrar civilizações semelhantes a nós, se terão uma forma física semelhante a nós, parece-me impossível de estimar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #1 em: Julho 21, 2009, 07:03:03 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #2 em: Julho 21, 2009, 07:16:49 pm »
Não custa muito sonhar.. Mas é sempre difícil sonhar sobre o desconhecido sendo também imparcial.. A verdade é que nos habituámos a ver as coisas de uma forma, e se quisermos imaginar como será algo que por suposição não tem nada a ver connosco, é difícil chegarmos a uma conclusão, ou até mesmo discutirmos o assunto.. :)
Usando uma metáfora conhecida da caixa de chocolates.. imaginemos que estamos numa fábrica de chocolate, e alguém entra vindo da rua com um saco e nos pergunta o que nós achamos que está dentro do saco. É a mesma coisa! Nós podemos pensar que está um bombom de chocolate de laranja, ou chocolate de menta.. Mas ninguém sequer disse que o que estava dentro do saco era chocolate.. Pode fruta, pode ser um carrinho de brinquedo, pode até estar vazio!
Sinceramente não sei responder :) Neste momento, com o conhecimento que há, parece muito menos provável encontrarmos um ET inteligente pessoalmente do que encontrarmos vestígios deles (comunicações, por exemplo), maioritariamente devido às distâncias envolvidas..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #3 em: Julho 22, 2009, 06:32:07 pm »
Este é um tema cativante. Mas tudo o que sabemos até ao momento é, em rigor, zero!
Podemos estar aqui a divagar eternamente que não avançaremos um milímetro que seja.
Provavelmente, as distâncias entre galáxias (ou mesmo entre estrelas dentro de cada galáxia), tornam irrealizáveis viagens inter-galácticas.

Além disso, sendo o Sol uma estrela de terceira geração, poderíamos especular que entre as estrelas de segunda geração (nas estrelas de primeira geração, apenas se poderia pensar em planetas gasosos...) tenha havido sistemas planetários com planetas habitados. Será que em alguns desses planetas se desenvolveu vida? e inteligência? e seres inteligentes que desenvolvessem tecnologia para abandonar o sistema planetário e colonizar outros sistemas planetários, antes que a evolução da estelar destruísse os seus respectivos planetas? TALVEZ!
É um grande talvez, pois não sabemos se a própria vida na Terra não terá vindo do exterior.
De facto, a inteligência é algo muito difícil de definir. Tão difícil que, da mesma forma que olhamos para uma minhoca e não vemos nela traços de inteligência, uma civilizaçao mais avançada pode olhar para nós e julgar-nos irracionais (eu conheço pessoas que se podem enquadrar nesta categoria :-D : Agem por instinto e têm como único objectivo a autopreservação e a manutenção da espécie).

Rui
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Ninon

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #4 em: Julho 23, 2009, 03:53:38 pm »
Dado a idade do universo basta pensar na hipotese que há milhões de anos poderia existir seres vivos ou mesmo seres inteligentes noutras galaxias. Caso seja possivel poderão ter desparecido simplesmente ou colonizado noutra galaxia.
Neste momento faz-nos confusão ser possivel viajar de galaxia para galaxia mas recuem 2000 anos atras.
Nessa epoca pôr a hipotese deste nosso presente também era inamaginavel, assim como daqui a mil anos é nos impossivel supor como será a nossa a tecnologia. Se fazer uma previsão de 50 anos já é dificil quanto mais mil anos. Não esquecer que mil anos no universo equivale a um segundo nosso

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #5 em: Julho 24, 2009, 02:01:20 am »
Mas repara...
Andrómeda, nossa vizinha, é uma galáxia que está a 2,5/3 milhões de anos-luz. Alguém me corrija se estiver enganado. E está perto!
Para um ser vindo de lá chegar à Terra, teria de ter saído de lá há 2,5/3 milhões de anos, se tivesse uma nave que viajasse à velocidade da luz (mais ou menos a velocidade do Hulk em sprint, portanto :lol:  :lol: ). E para voltar para trás seria outro tanto (ou um pouco menos porque Andrómeda se está a aproximar de nós :lol: ).
Ainda achas provável haver contacto inter-galáctico?
Eu acredito piamente que há vida em outras paragens, inclusive vida inteligente. Entrar em contacto, já me parece outra história...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Ninon

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #6 em: Julho 25, 2009, 03:28:52 pm »
Mas neste momento achas impossivel viajar mais rapido que a luz e daqui a mil anos será?
Recua 5000 anos atrás ... Achas que nesse tempo era possivel imaginar o nosso presente?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #7 em: Julho 26, 2009, 07:39:41 pm »
Citação de: "Ninon"
Mas neste momento achas impossivel viajar mais rapido que a luz e daqui a mil anos será?
Sim, acho impossível viajar mais rápido que a luz. E nem é uma questão de eu achar ou não, é uma questão de Física. Não penso que se possa fazer conjecturas com base naquilo que achamos um dia vir a ser possível...
Citação de: "Ninon"
Recua 5000 anos atrás ... Achas que nesse tempo era possivel imaginar o nosso presente?
Não vou recuar 5000 anos (astronomicamente é um período infinitesimal), basta-me recuar 200. Na altura da revolução industrial, o Homem achava que tanta evolução iria colocar em risco a sua própria sobrevivência? Certamente que não.
Agora podemos imaginar o nosso futuro (teremos um, por este andar?), e nem por isso o Homem muda o seu comportamento.

Mas bem, o que te quero dizer é o seguinte... Nunca sabemos o que nos espera, é óbvio. Mas há coisas que podemos imaginar como realizáveis, outras não.
Por exemplo, assuntos como mundos paralelos, buracos negros e buracos brancos... pá, eu acredito que podem existir. Mas se me perguntas se acho que algum dia o Homem vai conseguir provar a sua existência, acho que não.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #8 em: Julho 27, 2009, 12:39:43 am »
Citação de: "Carlos Capela"
Citação de: "Ninon"
Mas neste momento achas impossivel viajar mais rapido que a luz e daqui a mil anos será?
Sim, acho impossível viajar mais rápido que a luz. E nem é uma questão de eu achar ou não, é uma questão de Física. Não penso que se possa fazer conjecturas com base naquilo que achamos um dia vir a ser possível...

Eu acrescento que mesmo a velocidade da luz é inviável para uma nave. Sería necessário fornecer uma quantidade infinita de energia a uma nave, para que esta atingisse a velocidade da luz.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #9 em: Julho 27, 2009, 12:23:49 pm »
Citação de: "Rui"
Eu acrescento que mesmo a velocidade da luz é inviável para uma nave. Sería necessário fornecer uma quantidade infinita de energia a uma nave, para que esta atingisse a velocidade da luz

E já agora, corrijam-me se estiver errado, ainda não conseguimos uma qualidade de fabrico de forma a suportar tais velocidades, durante o tempo necessário.

Relembro os riscos que ainda existem, só na descolagem de um "simples" vai-e-vem espacial. Quanto mais viagens inter-galáticas.

Minha opinião
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline lcprospero

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #10 em: Agosto 20, 2009, 09:38:40 pm »
Estamos a pensar em termos das dimensões que conhecemos, as 3 dimensões espaciais e o tempo. Viajamos nas 3 mas não na 4ª dimensão, e ainda podemos colocar a hipótese de haver outras dimensões...
E se houver formas de viajar por outras dimensões que permitam essa viagem inter-galactica sem que seja necessário viajar à velocidade da luz? E se contarmos também com o teletransporte, como já se fez com partículas. Género: coloca-se as "coordenadas", desintegra-se no ponto A e integra-se no ponto B no mesmo instante?

Só sei que nada sei...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #11 em: Agosto 21, 2009, 02:54:58 pm »
Olá, Lídia.
Carl Sagan, no "Cosmos", considera a expansão a 4ª dimensão. Como ele diz, vivemos num mundo a 3 dimensões e por isso não nos apercebemos da 4ª... mas não vou entrar por aí, que isso é outro assunto.
Quanto ao teleporte de pessoas, isso é algo de inimaginável... Uma coisa é tentar aplicar essa teoria em fotões, elementos básicos. Outra completamente diferente é aplicar isso em humanos, seres biologicamente tão complexos, com milhões de milhões de milhões de "elementos básicos". E acho que não escrevi "milhões" vezes suficientes... :lol: Carl Sagan (sim, sou fascinado pelas suas teorias e pela forma como as exprime) diz que "cada um de nós é uma multidão", e tem razão. Terias de aplicar o teleporte aos milhões de milhões de milhões de "elementos básicos" que nos constituem. E bastaria um não funcionar e terias logo um problema um bocadinho grave para resolver do lado teleportado... :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline lcprospero

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #12 em: Agosto 23, 2009, 08:57:04 pm »
Ok, isso no caso de um teletransporte de matéria... e se não for? e estás a falar de seres terrestres, eu estava a falar de seres de outros mundos que podem ter teletransporte como técnica de cá chegar, quem diz que estão limitados à velocidade da luz? quem diz que têm organismos como os nossos? Ok, à partida para o conseguirem seriam ainda mais complexos, mas que sabemos nós disso? Nós, humanos, tão ignorantes ainda...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #13 em: Agosto 24, 2009, 02:13:04 am »
Não estou a falar de humanos, mas de qualquer ser biologicamente complexo.
Vejo o teleporte de partículas básicas com muito cepticismo e o de corpos complexos com muito, mas mesmo muito mais cepticismo! Acho até ficção científica a mais...

Mas pensa agora por outro prisma. O conceito de teleporte inter-galáctico arrasta consigo o conceito de viagem no tempo. Um ser proveniente de Andrómeda que quisesse vir à Terra, por exemplo, teria de ter o poder de viajar no tempo. Achas isso assim tão possível? Se a luz que vês de Andrómeda "saiu de lá" há 2,5/3 milhões de anos, e esse ser fosse teleportado instantaneamente de lá até aqui, esse ser teria ganho 2,5/3 milhões de anos em relação aos seus conterrâneos "Andrómedianos"... :lol:  Logo, teria feito uma viagem ao futuro...
Penso que o meu raciocínio está correcto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #14 em: Agosto 24, 2009, 04:20:32 pm »
Carlos, se ele se teleporta-se a sua velocidade seria 0 ou muito menor que a luz. Apenas se teleportava... Ou seja tomava um caminho muito mais rápido, não chegava a percorrer a distância Terra - Andrómeda.

Agora se a sua velocidade subisse até à velocidade da luz ou superior caso seja possivel ai sim andaria uns milhares de anos para o futuro!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #14 em: Agosto 24, 2009, 04:20:32 pm »