Sistema Solar > S.E.T.I.

Como será um ET Inteligente?

(1/7) > >>

Ninon:
Quais as probabilidades de ao conhecermos extraterrestres inteligentes eles sejam parecidos conosco? ( 2 pernas , 2 braços etc)? Isso não será altamente improvavel?
Não poderão por exemplo ser  100 vezes maiores que nós ou 1000 vezes mais pequenos? Não poderão ter um formato que nós ser humanos nunca tenhamos visto tal coisa?

Carlos Capela:
Penso que todas as extrapolações em relação àquilo que conhecemos têm riscos, especialmente em assuntos tão delicados como este.
Sinceramente, acredito que haja vida para além daquela que conhecemos, inclusive vida inteligente, mais ou menos inteligente que nós, mais ou menos antiga que nós. Se serão iguais a nós? Sinceramente parece-me irreal pensar que sim.
Conhece a Fórmula de Drake? Foi uma tentativa (falhada?) de quantificar a incerteza de encontrar civilizações inteligentes. Tomei contacto com ela num livro que li de Carl Sagan, e lá ele ilustra bem como o simples facto de alterarmos um parâmetro tem influência no resultado final.

Pensar quando e onde vamos encontrar civilizações semelhantes a nós, se terão uma forma física semelhante a nós, parece-me impossível de estimar.

Fil:
Não custa muito sonhar.. Mas é sempre difícil sonhar sobre o desconhecido sendo também imparcial.. A verdade é que nos habituámos a ver as coisas de uma forma, e se quisermos imaginar como será algo que por suposição não tem nada a ver connosco, é difícil chegarmos a uma conclusão, ou até mesmo discutirmos o assunto.. :)
Usando uma metáfora conhecida da caixa de chocolates.. imaginemos que estamos numa fábrica de chocolate, e alguém entra vindo da rua com um saco e nos pergunta o que nós achamos que está dentro do saco. É a mesma coisa! Nós podemos pensar que está um bombom de chocolate de laranja, ou chocolate de menta.. Mas ninguém sequer disse que o que estava dentro do saco era chocolate.. Pode fruta, pode ser um carrinho de brinquedo, pode até estar vazio!
Sinceramente não sei responder :) Neste momento, com o conhecimento que há, parece muito menos provável encontrarmos um ET inteligente pessoalmente do que encontrarmos vestígios deles (comunicações, por exemplo), maioritariamente devido às distâncias envolvidas..

Rui:
Este é um tema cativante. Mas tudo o que sabemos até ao momento é, em rigor, zero!
Podemos estar aqui a divagar eternamente que não avançaremos um milímetro que seja.
Provavelmente, as distâncias entre galáxias (ou mesmo entre estrelas dentro de cada galáxia), tornam irrealizáveis viagens inter-galácticas.

Além disso, sendo o Sol uma estrela de terceira geração, poderíamos especular que entre as estrelas de segunda geração (nas estrelas de primeira geração, apenas se poderia pensar em planetas gasosos...) tenha havido sistemas planetários com planetas habitados. Será que em alguns desses planetas se desenvolveu vida? e inteligência? e seres inteligentes que desenvolvessem tecnologia para abandonar o sistema planetário e colonizar outros sistemas planetários, antes que a evolução da estelar destruísse os seus respectivos planetas? TALVEZ!
É um grande talvez, pois não sabemos se a própria vida na Terra não terá vindo do exterior.
De facto, a inteligência é algo muito difícil de definir. Tão difícil que, da mesma forma que olhamos para uma minhoca e não vemos nela traços de inteligência, uma civilizaçao mais avançada pode olhar para nós e julgar-nos irracionais (eu conheço pessoas que se podem enquadrar nesta categoria :-D : Agem por instinto e têm como único objectivo a autopreservação e a manutenção da espécie).

Rui

Ninon:
Dado a idade do universo basta pensar na hipotese que há milhões de anos poderia existir seres vivos ou mesmo seres inteligentes noutras galaxias. Caso seja possivel poderão ter desparecido simplesmente ou colonizado noutra galaxia.
Neste momento faz-nos confusão ser possivel viajar de galaxia para galaxia mas recuem 2000 anos atras.
Nessa epoca pôr a hipotese deste nosso presente também era inamaginavel, assim como daqui a mil anos é nos impossivel supor como será a nossa a tecnologia. Se fazer uma previsão de 50 anos já é dificil quanto mais mil anos. Não esquecer que mil anos no universo equivale a um segundo nosso

Abraço

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa