Autor Tópico: Telescopio... qual?  (Lida 1352 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline lagrenge

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Telescopio... qual?
« em: Julho 23, 2009, 08:40:25 pm »
Boas tardes

Isto já se vem a repetir mas cada um tem a sua ideia e por isso aqui vai mais um a pedir ajuda

Sempre gostei das Estrelas e de observar o Céu e finalmente me decidi a comprar um telescópio e tenho andado a investigar a Net sobre o assunto...

Como sou Eng. Informatico gosto de inventar um bocadinho e por isso comecei a investigar os Telescopios que dão para ligar ao Computador... pronto já sei que me vão dizer que tenho de estudar o ceu para saber o posicionamento das coisas... eu sei e eu até faço isso e quero fazer mais e saber mais... mas quero poder aliar a profissão ao hobby ;)

Mas voltando ao Assunto... no meio da investigação encontrei dois modelos que me interessaram que forma o MEAD ETX-80AT-TC (http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... 1=1&fam2=2) e o Meade DS-2130ATS-LNT 130mm AZ (http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... 1=1&fam2=1)

Como já perceberam estou a iniciar nisto da observação, não só planetaria mans tambem "deep space" alem disto tudo queria também juntar a possibilidade da Fotografia (outro dos meus hobbys)


Obviamente que estou aberto a outras opções que não vão acima dos €400 (já sei que um dos que mencionei vai mas esse disseram-me que o arranjavam a €400)

Obrigado por toda a ajuda
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Telescopio... qual?
« Responder #1 em: Julho 23, 2009, 10:09:51 pm »
Boa noite colega!... Colega de profissão, colega de hobby, etc etc...  :lol:

O ETX-80 trás-me boas recordações, pois foi justamente com modelo antecessor deste (o ETX-70) que me "iniciei" nestas andanças e nunca mais parei. Cedi-o à pouco tempo a um amigo observador, visto que já não estava a ter o uso que devia. Bom instrumento. Cheguei a fazer umas fotografias com ele com uma webcam modificada, mas a montagem alta-azimutal e as limitações que normalmente este tipo de montagem impõem em termos de fotografia de longa exposição fez com que fosse à procura de algo diferente.
Como o amigo pôde perceber, as montagens alta-azimute (como a do ETX80 ou do DS2130) vão impor os seus limites em termos de fotografia. Uma grande vantagem, especialmente do ETX80, é a sua grande portabilidade que é um factor a ter em conta. Não sei que controlador o DS2130 tem, mas se for igual ao do ETX80 (um Autostar #494), este não possui maneira de se puder ligá-lo directamente a um PC. Isto faz-se através de um cabo especial que tem que ser adquirido à parte.
Um equipamento com montagem equatorial resolve o problema da fotografia de longa exposição, mas outros irão surgir concerteza. :s

A questão é... é mesmo necessário ligá-lo ao PC? Sem um sistema GO-TO, o preço pode ficar mais reduzido...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Telescopio... qual?
« Responder #1 em: Julho 23, 2009, 10:09:51 pm »