Autor Tópico: China faz planos para explorar Marte.  (Lida 574 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
China faz planos para explorar Marte.
« em: Julho 20, 2006, 10:37:21 am »
Os planos de exploração espacial chinesa incluem não apenas missões à Lua, mas também para Marte, disse uma autoridade governamental nesta quarta-feira, segunda a agência de notícias estatal Xinhua.

A China também buscará cooperação internacional para seus abrangentes planos espaciais, disse Sun Laiyan, chefe da Administração Nacional Espacial da China, de acordo com a Xinhua.

"Nos próximos cinco anos, com base em suas sondas lunares, a China planeja aprofundar a exploração do espaço, focando na exploração lunar e de Marte", disse a agência.

A China espera lançar sua primeira sonda lunar no ano que vem, informou a imprensa estatal. A sonda passará um ano na órbita da Lua, coletando imagens tridimensionais e dados da superfície e ambiente lunar.

O satélite, que de acordo com a Xinhua tem um orçamento de 175 milhões de dólares, faz parte de um projeto de três estágios aprovado em 2004, que inclui um veículo lunar, até 2012, e um módulo de coleta de amostras de rochas, até 2017.

O presidente norte-americano, George W. Bush, revelou, em 2004, os planos de uma missão humana de volta à Lua até 2020, e uma viagem eventual a Marte e outros planetas do sistema solar.

O programa espacial chinês causou preocupações em alguns lugares relativas a uma possível corrida armamentista no espaço, mas Pequim insiste que seus planos são pacíficos.

A China tornou-se o terceiro país a enviar com sucesso um homem ao espaço, em 2003, e regularmente manda satélites de pesquisa como parte de um ambicioso programa espacial.

Fonte: Agência Reuters in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »


Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Tags: