Autor Tópico: Sonda Cassini revela zona similar à Terra em lua de Saturno.  (Lida 936 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Imagens transmitidas pela sonda Cassini revelaram que a lua Titã, do planeta Saturno, contém uma região com características similares à Terra, informou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa (agência espacial americana).

"Esta fria e distante região (chamada Xanadu) tem, surpreendentemente, características geológicas que são muito parecidas com a Terra", destacou Jonathan Lunine, cientista da Universidade do Arizona.

As imagens de radar, que incluem uma faixa de mais de 4.500 quilômetros, mostram que Xanadu está rodeada por um terreno escuro similar a uma massa terrestre, destacou o JPL em um comunicado.

No extremo oeste, há dunas escuras que se transformam em um terreno cortado pelo que parecem ser redes fluviais, colinas e vales.

Esses canais fluem em direção a áreas mais escuras, que poderiam ser lagos. Também é visível uma cratera formada pelo impacto de um asteróide ou por uma atividade vulcânica.

O JPL informou que no lado leste há mais canais que terminam em uma planície escura cruzada por montes.

Até agora "só era possível fazer especulações sobre a natureza deste misterioso território, muito distante de nós para que fosse revelado por telescópios espaciais ou com base na Terra", destacou Lunine.

Mas agora, com o poderoso radar da sonda Cassini, "os fatos substituem as conjeturas", acrescentou.

A região de Xanadu foi descoberta em 1994 pelo telescópio espacial Hubble da Nasa. Quando o sistema de radares da Cassini detectou o Xanadu no dia 30 de abril, as imagens mostraram uma superfície modificada por ventos, chuvas e o fluxo de líquidos.

O JPL disse que, devido às frias temperaturas em Titã, esse líquido provavelmente não é água, e sim, "com quase toda certeza", metano ou etano.

"Embora Titã receba muito menos luz solar e seja menor e mais fria que a Terra, Xanadu não é um ponto brilhante, mas uma terra onde os rios correm rumo a um mar sem sol", disse Lunine.

Segundo Steve Wall, subdiretor da equipe que dirige as operações de radar da Cassini no JPL, trata-se de "uma terra extremamente agreste, sinuosa e cheia de colinas e montes".

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m