Autor Tópico: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria  (Lida 7435 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« em: Agosto 25, 2009, 10:28:56 pm »
Nesta sessão de férias fiz:

a)  astrometria do asteróide (78)Diana. Relatório de 2 das 5 noites que fiz este asteróide, enviado para o MPC. O asteróide ainda está onde deve estar por isso é menos um para  nos preocupar por agora  :D .

COD J15
CON Obervatorio Muxagata, R. da Corredoura 14, 5150-315 Muxagata VNF, Portugal [--------@sapo.pt]
OBS P. Lobao
MEA P. Lobao
TEL 0.10-m f/8 refractor + CCD
ACK MPCReport file updated 2009.08.21 16:25:15
AC2 http://var2.astro.cz/EN/tresca/transit- ... 1250689326


c) o projecto principal: determinação do período rotacional do (78)Diana.
Nunca foi calculado de modo que o incentivo era grande. No entanto é um mau asteróide para este tipo de estudo pois anda muito baixo (max: 37º por volta da 1h30). Depois da fotometria da primeira noite (cerca de 5 horas) especulei sobre as suas fases e o seu período e depois de mais umas noites a apanhar as fases que ainda não tinha tudo se encaixou e bateu certo com um desvio de alguns minutos  :D . Deixo aqui a curva composta que, embora ainda não tratada "convenientemente", permite estabelecer o período de rotação: cerca de 7h26 min. A fase seguinte será estabelecer uma hipotese para a forma irregular do asteróide. Sabendo o período de rotação e a data da fase 0 torna-se fácil apanhar o asteróide na fase de rotação que se queira. Por exemplo, hoje teria sido um óptimo dia para apanhar a rotação completa a partira das 21h. Vai ser  um trabalho para continuar e confirmar este resultado.

A curva correspondente ao período de rotação é composta por varias curvas parciais (cores diferentes).

(vou escrever um artigo deste trabalho e submetê-lo a uma revista da especialidade  :lol:  :lol:  :lol: .)



Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #1 em: Agosto 26, 2009, 03:10:48 am »
Que belo trabalho, Paulo! Muitos Parabéns, em especial por esse período do asteróide!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #1 em: Agosto 26, 2009, 03:10:48 am »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #2 em: Agosto 26, 2009, 09:16:55 am »
Excelente mr. Lobão, excelente... Isto foi feito "a pedido" ou simplesmente passou-lhe pela cabeça fazer algo do género?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #3 em: Agosto 26, 2009, 08:15:20 pm »
Ainda bem que acham interessante  :D .
Não foi a pedido. Há cerca de ano e meio li um artigo de uns astrónomos profissionais chineses que confirmaram o período de rotação do (147)Protogeneia (outro asteróide que já captei a "passar" pela M20) usando a fotometria diferencial. Desde aí que a ideia não me saiu da cabeça mas, com todos os bonecos e exoplanetas e não sei que mais, o tempo escasseou. Desta vez decidi esquecer os bonecos e passar à acção.
O (78) é um asteróide muito especial para mim (mas não digo porquê...!). Como ainda ninguém tinha determinado o período de rotação aproveitei e tentei a minha sorte. Só tenho pena que o calhau ande tão baixo que não me permita trabalhá-lo aqui em Matosinhos (os dados que apresentei foram recolhidos em FCôa) pois, além da PL, tenho prédios em redor do meu "observatório". Mas como disse isto é para continuar e, se o raio das núvens não aparecerem, em setembro farei mais uma "rodada" em FCôa. Desta vez quero apanhar o período completo numa única sessão. Se tudo correr bem daqui a algumas sessões (meses) terei dados estatisticamente "trabalháveis" e resultados mais fiáveis. A ver vamos.

Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #4 em: Agosto 27, 2009, 03:09:15 pm »
Como se consegue saber o tempo de rotação de um astro assim olhando para o astro apenas? :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #5 em: Agosto 27, 2009, 03:43:25 pm »
Penso que no caso dos asteroides é "fácil" porque são corpos irregulares e assim também irão reflectir a luz incidente de forma irregular. Penso que o maior problema é quando estes têm um rotação caótica em vários eixos...

É isto mestre Lobão?  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #6 em: Agosto 27, 2009, 03:46:21 pm »
Paulo, para confirmares o período real não precisas de pelo menos 2 períodos completos para ter 2 curvas que se sobrepõe? Ou cada côr do gráfico é uma noite diferente?
Ah, manda cumprimentos à Diana  :-D

Outra coisa: como é que sabes que a rotação é apenas feita sobre um eixo? Se tiver vários eixos de rotação, com períodos diferentes, é muito complicado...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #7 em: Agosto 27, 2009, 04:37:51 pm »
Olá,

já mandei cumprimentos à Diana  :D (e a curva tb!).

Cada cor corresponde a uma noite.  Claro que preciso de mais dados (curvas) e de preferência uma curva que me dê o período completo numa única noite! Servirá para confirmar o período. Por isso é que o P é provisório embora eu ache que tem grande probabilidade de ser mesmo este (+/- n minutos). Em Setembro, Outubro ...continuarei a sacar mais curvas para não haver dúvidas. Se tudo correr bem obterei vária curvas parciais sobreponíveis que me permitirão obter uma curva média e os desvios associados. É um trabalho a médio/longo prazo (a que estou habituado mas noutra área!). Gostava era de poder estar em FCôa mais tempo!

Colocarei aqui os updates assim que possível. Por agora tenho estado em arrumações pós-férias e nos preparativos para o recomeçar de mais um ano de trabalho  :sunny: .

Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #8 em: Agosto 27, 2009, 05:19:23 pm »
Citação de: "Astrolupa"
(...)rotação caótica em vários eixos...
Isso dos vários eixos, vamos lá ver.. Explicando muito rapidamente, mudar um eixo de rotação (inércia) requer energia! Como tal, um asteróide que rode relativamente rápido, não vai mudar de rodar de um eixo para outro. O que pode acontecer é o eixo de rotação estar ser descrito através de 3 coordenadas, mas pronto, isso é um eixo só na mesma.

Agora, isto, é a rotação dele!...   Nós, observadores atentos, também temos o nosso movimento! E aqui é que pode entrar a "bronca".. Porque o asteróide está a rodar de uma forma, mas se se está a deslocar muito rápido, ou se está perto de nós, ou se a deslocação do observador aqui na Terra tem uma interferência demasiado grande na forma como o vemos rodar, aí é que pode haver barraca. Imaginemos que ontem o vimos a rodar de cima, e hoje, porque estamos meio sistema solar mais à esquerda de onde estávamos, e ele 2/5 de sistema solar mais para baixo, agora vêmo-lo rodar de outra forma...
Nesses casos é que é mais chato.. E é preciso entrar com um modelo da variação do ponto de vista para conseguir comparar o que se observou antes com o que se observa agora, e ainda ter em conta a forma esperada do dito cujo asteróide.. Se o tipo está longe, e tem um movimento aparente no céu algo lento, estamos safos em combinar medições feitas em noites próximas/consecutivas..

Agora que eu invejo essas curvinhas de luz todas direitinhas, isso é verdade! Ainda não consegui um raio de uma curva de luz encorajadora (para mim) de um exoplaneta ou estrela variável...  Mas essas vão ter que esperar que ando com outro projecto em mãos para o concurso de fotografia deste mês 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline whitehat

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ruibranco.com/
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #9 em: Agosto 28, 2009, 12:41:46 pm »
É só Ciência é só Ciência  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
observation log by Rui Branco http://www.ruibranco.com
-
[Vendo]
Laptop HP

-

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #10 em: Agosto 29, 2009, 10:32:37 am »
Olá,

Amanhã dia 30 de ago vou tentar "confirmar" indirectamente o período de rotação deste calhau aqui em matosinhos (haja bom tempo). Para tal vou começar a captar fotões do (78) entre as 23:15 de 30Ago e as 2:15 de 31Ago.  Se os meus cálculos estiverem certos (e espero que estejam razoavelmente certos) devo obter uma curva semelhante a esta (caixa a tracejado - ver fig)  e o ponto C deve ocorrer em JD 2455074.4986 (20090830 - 23h58min +/- n min local ) ocorrendo o ponto D em JD 2455074.56042 (20090831 - 1h27min +/- ? min local). Os desvios a estes valores poderão servir para afinar o modelo (!  :) ).

Vamos lá ver o que sai e se o S.Pedro ajuda. Tenho um flip pelo meio, uns prédios altos e umas árvores a W, a lua, a PL...mas vou pensar +  :sunny: .

abc,

paulobao

« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #11 em: Agosto 30, 2009, 06:32:10 pm »
Paulo, boa sorte para essa tentativa!.. Não vou conseguir fazer-te companhia, infelizmente, :( mas deparei-me com um problema a tentar planear isso.. Eu no Cartes Du Ciel não tenho o 78 Diana.. Só tenho o 69 Hesperia, e o 79 Eurynome..  E só tenho estes, porque nas listagens do CFA são os que aparecem.. De onde é que foste desencantar o 78 ? :)
Abraço,
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #12 em: Agosto 30, 2009, 09:03:33 pm »
Olá Fil,

é impossível não teres o (78). O pack básico do CDC vem com alguns milhares de asteróides. E o (78) é um deles pois é um asteróide muito antigo (descoberto em 1863) e muito brilhante. Nas definições e  em objectos do sistema solar  coloca a mag em 13 ou 14. Experimenta procurar por (78) Diana (não te esqueças do espaço entre o (78) e o Diana !!!). Diz qualquer coisa depois!

Deixa lá eu compreendo. Eu, vou agora lá para baixo a começar a montar as tralhas. O céu está limpo de núvens mas sujo com o fumo/cinzas do raio dos incêndios que existem por aqui. Mas tenho a certeza que o apanho e faço a fotometria necessária. Quanto ao período, aí é que está a emoção  :D . Aconteça o que acontecer haja diversão  :sunny:  :sunny: (espero a rega do jardim não me #$%& o material poi nunca sei qd aquilo começa a funcionar)


Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #13 em: Agosto 30, 2009, 11:00:12 pm »
Olá,

1ª frame às 22:19/24º alt. Tudo a correr bem a diana já dança no écran :) .
abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #14 em: Agosto 31, 2009, 12:59:40 am »
Pois, mas é que não tenho mesmo :( Tenho que ver se procuro o pack lá na página do CDC..
Em relação ao sistema de rega, se souberes onde os expressores estão, mete um balde virado ao contrário por cima deles.. Sempre dá um pré-aviso para arrumares a tralha.. :P Depois molhas-te só quando fores retirar o balde :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: XO-3b, (78)Diana - astrometria e fotometria
« Responder #14 em: Agosto 31, 2009, 12:59:40 am »