Autor Tópico: Montagem Equatorial SVP  (Lida 4395 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial SVP
« Responder #15 em: Setembro 02, 2009, 11:20:11 pm »
Citação de: "Pina"
Olá Boa tarde

Obrigado a todos pelas vossas opiniões. fiquei um pouco hesitante na compra da SVP depois de ler os vossos conselhos, pois vocês têm muito mais experiência que eu nesta área.

Pina, no stress!
Uma das coisas boas da Astronomia é a Paciência que nos ensina a ter... por exemplo, tenho o C11 na varanda para uma sessão de Júpiter, mas tapou tudo completamente e o seeing estava bestial. Resultado: tenho que esperar por outra oportunidade.


Citação de: "Pina"
o que acham da sugestão do xumaxer, sobre a compra do C8?não teria de gastar dinheiro na compra de anéis e dovetail, pois já vem incluido e compraria a SVP do Sr.Nuno Gameiro.

que outros telescópios me aconselhariam para AF?nos próximos tempos não irei ter orçamento para muita coisa. acham que devia esperar uns tempos ou o upgrade de 150€ juntamente com o C8 (não iria praticamente gastar nada, pois a venda do meu XT8 cobriria o preço do C8) apresentaria resultados agradáveis?

mais uma vez, muito agadecido a todos

Uma OTA C8 nova custa mais ou menos €1 400! :shock:
Eu apenas mencionei o C8 porque não irias perder quase nada (obstrução central) em termos de abertura.
Se realmente queres começar a AF, seria melhor como já alguém referiu, começares com uma distância focal mais curta, o que podes conseguir com um pequeno reftactor de 80mm.

É que além do tubo, precisas do CCD, roda de filtros, um tubo guia e mais um CCD para autoguiding, etc. Tudo isso taxa muito as montagens.
Porque não pensas num pequeno refractor tipo Orion 80ED e outro tipo SW70mm? Isso já  a SVP deve aguentar melhor.
Podes comprar usados a bons preços e ficas à mesma com a BOMBA XT8.
Não descures o mercado de usados.
Não te esqueças da 1ª regra da AF: MONTAGEM! Se não for robusta o suficiente, nada poderás fazer. Imagina o que era teres um F1 equipado com rodas de bicicleta  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  

Distâncias focais longas + tubos pesados = montagem muito robusta -------------------->€€€€€€€ :lol:  :lol:  :lol:

Não te apresses, lê e questiona antes de decidires. Se o material já tiver sido vendido, outras oportunidades surgirão, por isso, mais uma vez, PACIÊNCIA!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial SVP
« Responder #16 em: Setembro 03, 2009, 10:05:56 am »
Ora aí está uma excelente sugestão do Xumaxer!! A SVP  come Otas de 80mm ao pequeno-almoço!! :lol:  De certeza que ficavas bem servido!! Outra coisa, tem atenção que como disse o Xumaxer, comprar um dobson ou comprar um Schmitt-Cassegrain, apesar de terem a mesma abertura, não têm nada a ver no preço!! O facto do C8 ser muito mais compacto, leve e portátil, faz com que seja bastante mais caro!!De  qualquer forma, de certeza que vais fazer uma boa escolha!! Um abraço 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Montagem Equatorial SVP
« Responder #16 em: Setembro 03, 2009, 10:05:56 am »

Offline Pina

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial SVP
« Responder #17 em: Setembro 09, 2009, 11:55:39 pm »
Já me decidi, vou ter paciência e esperar por uma oportunidade melhor. muito obrigado pela vossa ajuda

agradeço também ao Sr. Nuno Gameiro que poderia ter-me deixado fazer uma compra, mas aconselhou-me a não fazê-la.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Pina

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial SVP
« Responder #18 em: Setembro 26, 2009, 11:11:29 pm »
Boa noite a todos

Queria pedir a vossa opinião, sobre se a montagem Meade LXD75, aguentaria bem com o meu tubo XT8. e se o mesmo daria para fazer astrofotografia.

Muito obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial SVP
« Responder #19 em: Setembro 28, 2009, 12:10:15 pm »
Não tenho experiência de uso (só de carrego :D) com a LXD75, mas penso que deve aguentar..
Contudo, o XT8" é um F/6, o que indica uma distância focal de 1200mm.. Provavelmente vai haver aí algum trabalho que o PEC (Periodic Error Correction) vai ter que fazer, para fotografia ao céu profundo.. Mas fora isso, e outras coisas que a guiagem resolva, penso que aguenta bem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Pina

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial SVP
« Responder #20 em: Outubro 04, 2009, 06:52:41 pm »
Obrigado pela sua ajuda Fil.

Mais ninguém tem opiniões?

Obrigado :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial SVP
« Responder #21 em: Outubro 04, 2009, 07:57:35 pm »
Hummm, eu posso estar enganado, mas a Sky View Pro da Orion nao é igual em termos de capacidade que a LXD 75 da Meade?? O problema que vais ter com uma, vais ter com outra, ou seja, devido ao facto de o tubo de 8" do XT8 ser f/6 e ter 1200mm de comprimento, terás os mesmos problemas de estabilidade e PEC !! Ou nao será assim?? :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Montagem Equatorial SVP
« Responder #21 em: Outubro 04, 2009, 07:57:35 pm »