Autor Tópico: teoria Nebular reformulada  (Lida 3423 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline bruno

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 85
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
teoria Nebular reformulada
« em: Outubro 23, 2009, 11:59:01 pm »
Deixo aqui uma dúvida que surgiu numa aula:
Diz assim no livro "Os grande planetas encontram-s emais afastados do sol e isto foi consequencia da radiacao solar, que afastou da sua vizinhança a maior parte dos elementos quimicos menos densos, como o hidrogenio e o helio no estado gasoso. Devido à grande distancia ao sol, os gases passaram, em grande partem ao estado sólido."
Penso que está errado quando afirma que os gases passaram ao estado sólido pois tanto jupiter, saturno e urano se encontram essencialmente no estado gasoso. COncordam?
Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joaohorta

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: teoria Nebular reformulada
« Responder #1 em: Outubro 24, 2009, 12:10:17 am »
google1) The temperature at the top of Saturn's clouds averages -285° F (-175 °C). The core of Saturn is much hotter, estimated at 11,700 °C.
google2) Saturn is approximately 75% hydrogen and 25% helium with traces of other substances like methane and water ice.
google3) Hydrogen: Melting point    14.01 K,?-259.14 °C,?-434.45 °F

conclusão: Saturno é todo gasoso (excepto nucleo em que a pressão altera as "coisas")

espero ter ajudado, se tiveres duvidas podes sempre perguntar aqui ou usar o melhor amigo do homem : google (cão foi despromovido para segundo)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planetas_gigantes
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: teoria Nebular reformulada
« Responder #1 em: Outubro 24, 2009, 12:10:17 am »

Offline bruno

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 85
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: teoria Nebular reformulada
« Responder #2 em: Outubro 24, 2009, 10:19:53 am »
Isso só confirma que o livro está errado quando diz que os palanetas gasosos passaram ao estado sólido certo?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: teoria Nebular reformulada
« Responder #3 em: Outubro 24, 2009, 10:39:16 am »
Citação de: "bruno"
Isso só confirma que o livro está errado quando diz que os palanetas gasosos passaram ao estado sólido certo?
De certa forma, é mais ou menos isso.. :)
O estado sólido vem da pressão, como o João referiu, e é só lá "dentro" (do planeta)..  Mas infelizmente, eu tenho a impressão que quem escreveu o "sólido" escreveu-o por ver um planeta com uma forma tão redondinha e bem definida, como se de uma bola sólida se tratasse....  Em termos de linguagem para miúdos bem novos, acho que não faz mal falar em sólido numa fase inicial.. Mas em termos de correcção do que se diz, eu acho que havia outras formas de dizer a coisa sem falar em "sólido" que um jovem também percebesse.
Esse livro é para que ano de escolaridade?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline bruno

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 85
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: teoria Nebular reformulada
« Responder #4 em: Outubro 26, 2009, 10:02:50 pm »
10º ano...
Não está bem não. A questão é que podem ficar conceitos interiorizados que serão errados.
Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: teoria Nebular reformulada
« Responder #4 em: Outubro 26, 2009, 10:02:50 pm »