Autor Tópico: O que comprar ?  (Lida 1978 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Satelite

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
O que comprar ?
« em: Outubro 27, 2009, 11:21:10 am »
Estimados Colegas estou com uma dúvida para qual agradeço muito a Vossa ajuda porquanto é dúvida de principiante .
Tenho andado "cismado" com dois modelos de telescópio da Orion , o Skyquest XT 10  e o Skyquest XT 12 .
A diferença de preço é considerável e a minha dúvida é a seguinte , por qual optar ? Haverá diferenças significativas que valham a diferença ( por certo haverá a começar pela abertura ) mas ?
Também me senti seduzido por um novo catadioptrico da Meade , motorizado e com algumas funcionalidades "atraentes" a começar pela portabilidade do mesmo , mas pelo que tenho lido nos foruns para começar o reflector  é o mais indicado , se bem que o de 12" é um senhor tubo para mover ....
Só mais uma dúvida, em zona urbana que é onde vivo a poluição luminosa é um factor negativo , e qt maior a abertura maior a contaminação ( perdoem a expressão) a minha pergunta é , há filtros para esse fim também mas qual a vossa opinião sobretudo a quem tenha um telescópio com estas aberturas , resolve de forma satisfatória ou é um paliativo ?
Agradeço antecipadamente toda a informação sobre o exposto e mais alguma que entendam por bem para o novato .
Cumprimentos
Paulo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: O que comprar ?
« Responder #1 em: Outubro 27, 2009, 05:15:09 pm »
Viva,
Olha, tens aqui um post sobre poluição luminosa e filtros, que pode ser interessante.
Entretanto, no decurso deste outro tópico (originalmente sobre um XT8), apareceu uma breve discussão sobre influência da abertura num céu poluído. Eu sou da opinião que a abertura é boa coisa. Se o céu for tipicamente instável (como numa cidade) a abertura (mais pela via da amplificação em telescópios do tamanho dos dos amadores) já começa a não ser tão importante. Se se usar um filtro contra poluição luminosa, ou outros de banda estreita para observação, então maior abertura volta a ser interessante para tornar a imagem mais brilhante (pois parte da intensidade vai ser comida pelo filtro).

Agora em termos do telescópio, faço a pergunta que costumo fazer nestes casos: vês-te a transportar um telescópio do tamanho que queres para o local de observação? 12" é um canhão bem grande! Se estás a começar, eu diria que não deves notar grande diferença entre 10" e 12"...  Claro que um tipo que já está vidrado em observação vai dizer que 12" é melhor... Mas será que compensa levar o de 12" para a rua? A base passa na porta? cada metade do telescópio deve pesar uns 10~15 Kg.. a base deve ocupar o volume de um cilindro de 50 cm de diâmetro por uns 75 de altura.. Tens espaço em casa para um móvel decorativo como esse? :)

O de 10" acho que é mais Grab&Go do que o de 12"..  O céu, claro que faz diferença.. E acho que uma coisa boa é conseguir-se levar um telescópio desses para o campo, nalguma noite combinando com mais gente!.. Será que consegues carregar o de 12" nessas ocasiões? Tens elevador, garagem, espaço no carro ?
às vezes estes aspectos mais pragmáticos podem ajudar a decidir..
Do lado do preço, vê que ainda há que escolher oculares, e mais uma panóplia de acessórios, portanto também se pode ver que acessórios é que se conseguiriam comprar com a diferença de preço dos telescópios :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: O que comprar ?
« Responder #1 em: Outubro 27, 2009, 05:15:09 pm »

Offline Nacibi

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.montargilforum.com/ncforum/forumdisplay.php?f=115
Re: O que comprar ?
« Responder #2 em: Outubro 27, 2009, 05:56:43 pm »
Boas.

   Posso dizer por experiencia própria que o xt10 é um telescópio bem grande. Eu tenho uma carrinha vw polo de 93 e quando levo o telescópio só vou eu e ele, mais ninguém.

   Antes de comprar o xt10 pensei em um de 12'', mas o comprimento do tubo fez-me mudar de ideias, pois não o conseguia transportar.

   O de 10'' já é grande o bastante :-D  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: O que comprar ?
« Responder #3 em: Outubro 27, 2009, 07:00:46 pm »
Bem, além desses, tens os LightBridge da Meade.
O de 10" anda na casa dos 700 euros e já cabe bem na mala do carro, apesar de sobrar pouco espaço...
O de 12" anda pelos 1000 euros...
Tem reviews muito boas e consegue-se ultrapassar o tamanho do tubo.

10" tem peso total de 32.5 kg
12" tem peso total de 40kg
Vê as especificações aqui:
http://www.meade.com/lightbridge/index.html
aquilo desmonta-se tudo e torna-se mais fácil de transportar... ou não :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Quanto aos modelos em questão, não sei se já reparaste bem nos preços, que variam consoante a versão tem ou não o controlador Intelliscope.
O clássico não tem controlador e por isso custa aproximadamente 550 euros.
Já o XT12 Intelliscope custa 1100 euros

Neste caso, o dobro do preço não implica ver 2x mais  :shock:
Da minha experiência, eu compraria sempre um telescópio de maior abertura face a outro de menor, mesmo dentro de cidades...
O que o "pequeno" mostra, o grande mostra sempre melhor e mais brilhante.
O que não podemos é exagerar na amplificação, mas se pusermos a mesma amplificação nos 2, então o de maior abertura será sempre melhor.
O uso de filtros pode melhorar muito a observação, como diz o Fil.

Agora, neste caso a diferença não será assim tão grande e aí já depende do espaço e músculos que temos para transportar tudo para o carro/casa ou varanda/interior...

A opção por um catadióptrico pode ser também uma boa opção. Nada impede de se adquirir um como primeiro telescópio. O manuseamento da montagem não é muito difícil e ficamos logo com um sistema automatizado. O senão é a abertura do "animal" que é muito mais cara que para o Dob.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Satelite

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que comprar ?
« Responder #4 em: Outubro 27, 2009, 11:55:33 pm »
Antes de mais os meus agradecimentos a todos pelas preciosas informações . De facto a ideia de uma abertura substancial exige o espaço e a força de andar com um "pilar" ás costas e nesse aspecto a abertura paga-se em euros e contrapeso . Se realmente entre um 10" ou de 12" a diferença não é substancial para um novato , porventura a ideia do amigo FIL não é descabida ao aproveitar a diferença de preço para benefício de acessórios ( que por sinal também agradeço opinião ) para começar o que devo juntar como essencial de acessórios  .
O Amigo XUMAXER  também refere bem em relação aos catadriopticos ganham em performances mecanicas ,no tamanho,  mas para aberturas similares ao dob os preços precisam de " ventilação " , mas olhe que tanto o XT10 como o XT12 ambos têm intelliscope o que é uma ajuda muito boa , o classico não .
Vou ver também os LightBridge da Meade que me indicou , a montagem é diferente mais versátil para transporte , mas deve ser jeitoso para ganhar pó (digo eu ) .
Resumindo , vai ser mais uma noite a pensar em medidas e pesos , medidas ao carro á varanda é ás portas e ao bolso , e ainda não vi nada .... ;-)
Mas a ideia está a formar-se e a Vossa ajuda é fundamental pelo que agradeço bastante qualquer opinião por mais elementar que vos pareça .
Todas as opiniões são benvindas
Cumprimentos
Paulo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: O que comprar ?
« Responder #4 em: Outubro 27, 2009, 11:55:33 pm »