Autor Tópico: 47 Tucanae acabado de fotografar  (Lida 2879 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
47 Tucanae acabado de fotografar
« em: Novembro 08, 2009, 06:48:22 pm »
Olá,

cá vai mais uma experiência australiana. É pena não ter um campo maior e não dispor dos filtros RGB nesta câmara.

Abc,

paulobao

« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #1 em: Novembro 08, 2009, 08:03:46 pm »
Isso resolve-se! Se tiveres pontos suficientes, podes fazer uma coisa muita maluca!
Para o caso do campo insuficiente, fazes mosaico, ora!..  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #1 em: Novembro 08, 2009, 08:03:46 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #2 em: Novembro 08, 2009, 11:50:56 pm »
Citação de: "Fil"
(...) fazes mosaico, ora!..  :-D

Ué, uçê complicou...! :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #3 em: Novembro 09, 2009, 10:35:35 am »
(percebi a piada ;) )
Mas por ter sugerido um mosaico, compliquei?..  Ui, nem imaginas qual ia ser a minha sugestão para ele conseguir tirar cor a partir da imagem de luminância!!  E para quem achar que é impossível, eu digo que há duas maneiras de o fazer :-D  :geek:  :geek:  :geek:   Isso sim, seria complicar!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #4 em: Novembro 09, 2009, 12:02:19 pm »
Ohh Fil complica lá isso e explica lá como é que fazes isso  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #5 em: Novembro 09, 2009, 12:54:40 pm »
Olá,

Mosaico...esquece, tenho poucos pontos. Além disso vou mosaicar em breve (qq coisa como 12 x 270 min)  :D . Com o meu material e durante muito tempo.
A cor: queres obter sR, sG e sB a partir da L? Explica lá. Eu obtenho sG a partir do R e do B por isso se calhar....Vou fazer uma pesquisa na net.
de qq modo deve ser uma aproximação, caso contrário o pessoal da pesada só usava L  e narrowband.

Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #6 em: Novembro 09, 2009, 04:32:47 pm »
Paulo, já agora explica lá também como fazes o verde a partir do vermelho e azul
que estou farto de procurar isso e não encontro em lado nenhum. Este assunto se
calhar merecia um tópico individual...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #7 em: Novembro 09, 2009, 06:22:29 pm »
Ah, não procures na net.. Isto não se encontra na net porque gajos doidos como eu, não os há muito por aí :-D

O que torna isto difícil de encontrar resume-se a perceber algumas particularidades..
Cada câmara tem a sua resposta à luz (Eficiência Quântica), logo, parece aceitável imaginar que sabendo qual a EQ de cada câmara para o cada filtro, tendo várias fotos tiradas com várias câmaras, e sabendo que o resultado deve ser exactamente o mesmo, pode-se tentar fazer um sistema de equações com 3 câmaras (variáveis) a 3 cores (incógnitas), a ver se se acha qual a cor que daria o mesmo resultado na combinação final. Admite-se, claro, que a eficiência quântica é constante ao longo do espectro de cada filtro, que é uma simplificação para não fazer convoluções.

A outra forma, que é a que eu gostava de tentar, tira partido de uma outra coisa que acontece no céu.. Com a altitude a que os objectos estão, a cor deles que cá chega é afectada e absorvida de forma diferente (extinção atmosférica). Vemo-los mais avermelhados perto do horizonte, e menos avermelhados no zénite. Se nós soubermos como varia essa absorção das cores com a altitude, e se soubermos a que altitude foi uma data foto tirada, podemos tentar fazer novo sistema de equações que relacione a intensidade observada em Luminância com as cores que lá estariam..
Aqui ainda não tenho absoluta certeza que funcione, porque a extinção atmosférica no verde é mais ou menos o meio caminho entre o caso do azul e do vermelho. Se a extinção no verde puder ser descrita a partir da extinção no azul e no vermelho, está tudo lixado, e não há forma de arranjar uma 3ª cor. Como isto depende de a soma dos 3 canais de cor ser igual à de luminância e também de ser exclusiva, talvez não dê para tirar daqui informação de cor.. Mas gostava de tentar na mesma a ver o que dá :-D
Parece-me que estou a ter 5 equações com 6 incógnitas (3 eq. para relacionar as 3 cores no zénite e cá mais abaixo, e 2 equações que dizem que a soma das 3 cores (no zénite e cá em baixo) são os valores medidos). Infelizmente era preciso mais uma equação que fixasse alguma coisa (por exemplo uma exposição com filtro)
Claro que para isto funcionar temos que saber com boa precisão como é que o céu está a extinguir as cores. Para isto é necessário fotografar uma estrela G2V à mesma altitude que o objecto, e usar filtros RGB para essa estrela, para medir bem como é que as coisas estão. Convém a noite estar espectacular, para ser bem comportada e não variar muito..

Portanto se pensavam que não era preciso filtros na mesma, desenganem-se que é.. Mas as imagens de partida para o objecto podem ser de luminância :)

É complicado ou não é? Isto não é nada eficiente de fazer. E é preciso tratar o problema de fazer uma imagem como quem trata a fotometria :P
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #8 em: Novembro 09, 2009, 08:08:01 pm »
Bom, qd tiveres feito uma imagem LRGB a partir só do L mostra  :sunny: . Se conseguires para um dado sistema, consegue-se para qq outro.
Mas se tenho que fazer RGB da G2V para para encontrar o WB certo então talvez prefira estar a usar os filtros para fotografar o próprio objecto!

Vai mostrando os resultados qd tiveres.

Já agora vou experimentar o método 1 no PS usando a L nos canais RGB e depois alterando-os selectivamente de modo a obter uma RGB...! Já agora, why not?

Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #9 em: Novembro 09, 2009, 08:55:57 pm »
Xiiiii Fil o que aí vai, isso dá uma tese!!! Bem tem toda a lógica e percebi o que quiseste dizer,
gostaria de ver resultados, vai dando novidades
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #10 em: Novembro 09, 2009, 11:12:09 pm »
Pois, o que eu queria para testar isto ainda era uma câmara com um CCD refrigerado com temperatura controlada.. Isso é que ainda está demorado..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #11 em: Abril 18, 2010, 03:41:52 am »
Citação de: "paulobao"
Olá,

cá vai mais uma experiência australiana. É pena não ter um campo maior e não dispor dos filtros RGB nesta câmara.
Abc,

paulobao

Ahhh... então você esteve aqui no sul, ne? O céu aqui é sublime!!! viu o omega centaurus? a Crux? A Carina? As duas nuvens de magalhães? No ano passado um canadense, amigo do meu irmão, esteve por aqui..o cara quase endoidou... acho que ele nunca tinha visto tanta estrela!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #12 em: Abril 18, 2010, 10:14:03 am »
Citação de: "AJC"
Ahhh... então você esteve aqui no sul, ne? O céu aqui é sublime!!! viu o omega centaurus? a Crux? A Carina? As duas nuvens de magalhães? No ano passado um canadense, amigo do meu irmão, esteve por aqui..o cara quase endoidou... acho que ele nunca tinha visto tanta estrela!!!

Infelizmente não estive....fisicamente. Usei um observatório remoto do GRAS e nuncai sai de Matosinhos-Portugal.
O céu por ai deve ser bem interessante  :sunny: .

Abc,
paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« Responder #12 em: Abril 18, 2010, 10:14:03 am »