Autor Tópico: Orion AstroView 90mm EQ  (Lida 4681 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Orion AstroView 90mm EQ
« em: Janeiro 01, 2010, 10:27:44 am »
Bom Dia.
Estou a pensar em comprar o seguinte telescópio : Orion AstroView 90mm EQ.
Gostava de saber saber se é um bom telescópio para me iniciar nas observações astronómicas. Sei que pelo mesmo valor poderia comprar um reflector com uma maior abertura, mas sempre quis ter um refractor. Quanto ao que quero observar? Bem...um pouco de tudo, mas não não preciso de ter grandes imagens (não quero parecer um pouco  :roll:  ) mas basta poder ver consideravelmente mais que uns binoculos de 50 mm.
E já agora, onde o poderei comprar?

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2010, 01:50:04 pm »
Um refractor de 90mm já mostra muita coisa. Eu comecei com um de 70mm e já esse me mostrava grande quantidade de objectos, inclusive galáxias, se bem que algo ténues - O ceú decente dá muita ajuda também.
A Galáctica vende esse teelscópio:

http://www.gem51.com/verproduto.php?id=20&fam1=1&fam2=2
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2010, 01:50:04 pm »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #2 em: Janeiro 07, 2010, 12:06:16 pm »
Obrigado Astrolupa.
Já agora... Sabes-me dizer se irei notar alguma aberração cromática com este telescópio???
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #3 em: Janeiro 07, 2010, 12:20:13 pm »
Nunca observei por um desses, mas tendo em conta o sistema óptico acromático, sim, terá aberração cromática - No entanto, como tem uma focal longa (F/10), o efeito é menos notório e penso que dará umas imagens muito boas sem que a aberração seja pronunciada e incomodativa. Talvez na Lua se note um pouco, mas não deverá ser nada por aí além... digo eu!  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #4 em: Janeiro 08, 2010, 02:03:22 pm »
Concordo com o astrolupa. Num refractor acromático com razão focal F/10, a aberração cromática está bem controlada.

Mas já pensaste que pelo mesmo preço tens um telescópio ligeiramente maior e com uma montagem muito superior?
http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... 1=1&fam2=2

Já tive um reflector sky-watcher e conheço pessoas que os têm e nnão tive razões de queixa.

Pensa nisso e, se fores à Galáctica pode ser que eles tenham lá um que possas experimentar.

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #5 em: Janeiro 08, 2010, 02:54:24 pm »
Realmente o Rui tem razão. Considera isso!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Orion AstroView 90mm EQ///Sky-Watcher SW 102 EQ3
« Responder #6 em: Janeiro 08, 2010, 05:59:36 pm »
Olá Rui e Astrolupa.

Rui, obrigado por mencionares esse telescópio :) ,até já tinha enviado um mail para a Galáctica para me informar do prazo de entrega do Astroview de 90 mm e já estava a pensar em encomenda-lo esta semana....
De facto pelo que li a diferença entre um refractor de 90 mm para um de 100 mm já é considerável, para dizer a verdade nem tinha tomado muita atenção aos refractores com aberturas a partir dos 100 mm, muito por causa do preço...
Quanto a montagens ainda não percebo muito, mas se a do Sky-Watcher é superior à do Astroview ainda melhor.. Contudo já procurei alguma informação acerca deste telescópio e ainda não encontrei muita coisa, no site da Skywatcher esta um telescópio com algumas características idênticas ao da Galáctica: http://www.skywatchertelescope.net/swtinc/product.php?id=36&class1=1&class2=103
mas com uma pintura (côr) diferente....
Será o mesmo???
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #7 em: Janeiro 14, 2010, 12:36:34 am »
Deves prestar atenção às caracterísricas anunciadas e não apenas à imagem.
As características da objectiva são idênticas e devem vir da mesma fábrica - Guan Sheng...

Já a diagonal, por exemplo é diferente: Na foto da Galáctica mostra o telescópio com uma diagonal de 2", mas na descrição diz que o telescópio vem equipado com uma diagonal de 1,25". É com esta mais pequena que deves contar :twisted:  No site da SW mostram uma de 2" e na descrição indicam também uma diagonal de 2".

Na foto do site da SW, na foto parece que o buscador é de 50mm de abertura, mas na descrição dizem que é 6X30mm. Na Galáctica mostram um 6X30, coincidente com a descrição.

Moral da história: Esclarece bem quais as características dos acessórios, para evitar publicidade enganosa ;-)  e quando fizeres a encomenda pede para que fique escrito uma descrição pormenorizada daquilo que encomendas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #8 em: Janeiro 14, 2010, 01:58:41 pm »
Ok Rui, vou fazer isso...
Entretanto já falei com a Galáctica e parece que estes telescópios (Refractores SW da Skywatcher) são difíceis de conseguir, estou à espera de uma resposta da ASTROFOTO, pois ficaram de me informar se conseguiam arranjar o SW.
Já agora e não quero chatear muito... podias-me dizer qual é a diferença entre uma diagonal de 1.25" e uma de 2"?

Mais uma vez obrigado e irei aproveitar o teu conselho e pedir uma descrição pormenorizada do telescópio antes de o comprar. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #9 em: Janeiro 15, 2010, 10:40:01 am »
Citação de: "FGFFC"
Ok Rui, vou fazer isso...
...
Já agora e não quero chatear muito... podias-me dizer qual é a diferença entre uma diagonal de 1.25" e uma de 2"?
... :)

Aqui ninguém chateia ninguém. Quem sentir que o estão a chatear, basta ignorar o chato :lol:

Quanto aos tamanhos das diagonais:
Comecemos pelas oculares. Todos os componentes ópticos dos telescópios são importantes. Em geral só se dá atenção à objectiva porque é algo que não se troca com facilidade. Mas no outro extremo do tubo também se colocam lentes: oculares.
Há dois tamanhos comuns para os barris das oculares 1,25" (aprox. 31,7mm) e 2" (aprox. 50.8mm). O barril da ocular é aquela parte metálica que se introduz no focador, para fixar a ocular ao telescópio. Ora este barril limita o campo de visão de uma ocular. De uma forma geral, as oculares de 2" têm um campo aparente maior que as de 1,25".

Assim, numa diagonal de 1,25" só podes utilizar oculares de 1,25". Numa diagonal de 2" podes usar ambas as medidas (porque normalmente incluem um adaptador para oculares de 1,25").
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #10 em: Janeiro 15, 2010, 11:20:46 am »
Só pra fazer uma ligeirissima correcção ao que o Rui disse... Os maiores diametros das oculares de 2" é porque estas oferecem campos reais maiores. Simplesmente o diametro do barril de 1.25" limita o campo real máximo que pode ser obtido. Claro que se usares num sistema de 2" uma ocular de 1.25" não vais ter qualquer problema. O campo aparente é outra coisa, e só como exemplo, tens por exemplo as novíssimas oculares de 100º graus de campo em barril de 1.25"... campo este aparente, como é claro.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #11 em: Janeiro 15, 2010, 04:55:57 pm »
Hmm...
Obrigado Rui e Astrolupa, lá entendi mais alguma coisinha... vai aos poucos  :D
Entretanto, enquanto não tenho nenhuma resposta da astrofoto encontrei tambem o SW na BrightStar e um OMNI XLT 120 refractor da CELESTRON, (uma marca que não conheço)  o que me deixa  na duvida, porque o mesmo SW  que esta à venda na Galáctica já é mais caro na BrightStar e na Astrofoto e com o valor do Refractor da Celestron, o OMNI ( que interessei-me caso os SW não estivessem disponíveis) já podia comprar um Reflector de 200mm de aberura e assim não tinha que me preocupar com montagens equatoriais, bem...
Com tudo isto, já me estou a desviar da minha "nobre" intenção de adquirir um Orion de 90 mm. :?
Vou pensar bem e se for o caso de ir para uma maior abertura, como o Refractor Omni da Celestrom ou mesmo um reflector, só irei decidir lá para Março (aniversário).

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #12 em: Janeiro 15, 2010, 08:21:43 pm »
Ahhhh, agora respondo eu: Celestron(Americana) é uma das marcas mais famosas a nível mundial, assim como Meade, Orion, Vixen, OrionOptics, Tele Vue, Takahashi, TMB, Williams Optics, Intes-Micro,etc. No caso da Celestron, é muito famosa pelos telescópios de desenho òptico Schmitt-Cassegrain ( catadióptricos) uma vez que foi a marca pioneira no lançamento, no mercado, para astrónomos amadores de este tipo de telescópio; em refractores e reflectores é uma marca de qualidade geral boa, os telescópios têm a mesma origem que uma boa parte das marcas em comercializaçao, assim como a Orion e a Skywatcher, e a origem é a empresa chinesa Synta, por razoes óbvias, a mao-de-obra barata!! Se quiseres visitar o site deles vais a  www.celestron.com
Em todo o caso, se puderes optar por um telescópio de maior abertura, melhor, mais detalhes vais conseguir ver nos objectos que observares!!
Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #13 em: Janeiro 16, 2010, 05:29:36 pm »
Obrigado Emanuel ;-)
Sendo assim, vou ter maior consideração pela Celestron "marca que desconhecia por completo" e pelo OMNI.
Cumprimentos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #14 em: Janeiro 16, 2010, 10:37:13 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Só pra fazer uma ligeirissima correcção ao que o Rui disse... Os maiores diametros das oculares de 2" é porque estas oferecem campos reais maiores. Simplesmente o diametro do barril de 1.25" limita o campo real máximo que pode ser obtido. Claro que se usares num sistema de 2" uma ocular de 1.25" não vais ter qualquer problema. O campo aparente é outra coisa, e só como exemplo, tens por exemplo as novíssimas oculares de 100º graus de campo em barril de 1.25"... campo este aparente, como é claro.

Correcto Astrolupa, tens toda a razão. Estava distraído e de facto é o campo real que está em causa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Orion AstroView 90mm EQ
« Responder #14 em: Janeiro 16, 2010, 10:37:13 pm »