Autor Tópico: NOVO PROJECT  (Lida 4051 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Araujo

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
NOVO PROJECT
« em: Janeiro 01, 2010, 06:35:16 pm »
Ola a todos, o meu conhecimento sobre optica e muito pouco, mas por volta dos anos 80 construi um espelho com 150mm,a partir do livro do soudoso Joaquim Garcia que  muitos sabem quem ele foi,e me ajudou na fase mais importante,  a correçao.Hoje este bichinhno ainda preciste e gostava de me aventurar num espelho maior de 260mm que ja tenho o vidro e alguns abrasivos dos  tempos antigos.Hoje, o que eu  quero saber, e se ha  gente intereçada em participar num projecto deste tipo,e que goste destas coisa.Tenho ao meu dispor uma variada maquinaria que ,penso eu ira dar muito jeito: Torno Freza  etc. Ja agora,o que me dizem do marmore na fabricaçao de um espelho? Espero respostas e opinioes.Moro perto de Santarem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: NOVO PROJECT
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2010, 07:35:22 pm »
Não faço grande ideia, não tenho grandes conhecimentos.. Mas.. Até que ponto se consegue polir um mármore? Não será algo granular? Será que consegue ser aluminizado? Eu lembro-me de haver em tempos idos, espelhos metálicos.. O problema deles, além do peso, é que duravam pouco tempo, em termos de reflectividade, talvez por causa daquilo que se conseguiria que lá ficasse colado como camada reflectora ou protectora.. Quando a elasticidade ou variação de forma com variação de temperatura, desconheço..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: NOVO PROJECT
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2010, 07:35:22 pm »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: NOVO PROJECT
« Responder #2 em: Janeiro 01, 2010, 08:01:17 pm »
Olá Araujo, para já benvindo ao fórum!

Também estou com um projecto mas para um espelho de 180mm que neste está
parado por falta de material para desbaste (abrasivos) :( Moro em Santarém, se calhar até nos
conhecemos de vista  :D. Boa sorte para o projecto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: NOVO PROJECT
« Responder #3 em: Janeiro 03, 2010, 12:47:20 am »
Em termos de espelhos, a circunstância de não se encontrar um único em mármore, diz muito sobre as possibilidades de aliminizar essa rocha.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Araujo

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: NOVO PROJECT
« Responder #4 em: Janeiro 03, 2010, 11:33:55 pm »
Eu novamente por estas bandas,BOAS. Relativamente aos projectos,eu nao avancei com nada por falta de tempo visto que e necesssario voltar ao principio. Fazer bancada,aparelho de Foucault, mais abrasivos,rever novamante todos os procedimentos pois ja la vao muitos anos.Quanto ao marmore simplesmente me ocorreu quando olhei com mais atençao para o balcao da cosinha ,o seu polimento parece de vidro, era so fazer a aluminisaçao,penso eu de k. Foi apenas uma sujestao.Poi quanto ao amigo aqui visinho faço-lhe o convite a vir aqui a Alcanhoes quando quiser.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: NOVO PROJECT
« Responder #4 em: Janeiro 03, 2010, 11:33:55 pm »