Autor Tópico: Cúpula para observatório  (Lida 3084 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paulo Moreira

  • Mensagens: 2
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Cúpula para observatório
« em: Dezembro 30, 2009, 01:58:22 am »
Olá amigos! Sou um novo usuário do Fórum Galáctica, sou de Minas Gerais e tanto eu como meu filho, temos  uma fixação comum: somos !CASSADORES DE ESTRELAS". Nada mau em querer "star" entre elas, afinal elas Brilham. Há vários meses temos feito pesquisas de observatórios para montar um proprio. O principio seria o seguinte: A base seria de 16m² (4x4) onde funcinaria o laboratório para arquivos e tudo relacionado a astronomia. Até ai tudo bem. Mas o nosso problema está em cima: a cúpula. Ela deverá girar 360º sobre rodas e motorizada mas não estou conseguindo montar a janela de modo que proteja o equipamento de tempestades comuns em nosso país. Daí é que estamos precisando de ajuda esta janela seria com abertura horizontal (2 abas) ou vestical? Qual seria o ideal que oferecesse segurança quanto a vedação? No momento nosso telescópio é um sky wotcher dobsoniano que não é ideal para o projeto mas estamos preparando o orçamento para um carssegrain. Quem poder nos ajudar partilhando esperiêcias, favor entrar em contato. Á todos do fórum desejo boas festas e um ano novo cheio de vitória e céu bem limpo é "claro". Grato: Paulo M.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cúpula para observatório
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2010, 07:27:30 pm »
Viva,
Tem que ser uma cúpula mesmo? Não serve um telhado que deslize para o lado?
Pergunto só porque rodando a cúpula 360, ou mais, é um sarilho para haver cabos de alimentação que liguem ao motor que abre a janela.
A minha sugestão é manter simples tudo o que não precise de ser complicado :)
Duas portas de correr que abram na horizontal, acho que complica, porque há duas partes móveis, e ambas ficarão sincronizadas, em princípio.
Uma possível solução para um motor na cúpula pode ser com bateria, recarregada por um painel solar e comandando por controlo remoto. Outra alternativa é haver uma posição da cúpula na qual duas fichas fazem contacto, e sendo a única possibilidade para abrir a janela. A cúpula precisaria de ser rodada para essa posição sempre que se quisesse abrir ou fechar a janela (parece justo).
No observatório do MONS em Tenerife, a coisa funciona com o observador a ir manualmente ligar e desligar uma de 4 tomadas em 4 possíveis posições que eu a janela pode ser aberta ou fechada. Enquanto qualquer tomada está em uso, a cúpula não roda por haver um interruptor nas tomadas que desliga essa possibilidade.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Cúpula para observatório
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2010, 07:27:30 pm »

Offline Paulo Moreira

  • Mensagens: 2
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Cúpula para observatório
« Responder #2 em: Janeiro 05, 2010, 01:54:28 am »
Caro Fil: Na verdade este observatório poderia ser simples porem funcional. O problema é que gosto de desafios e na verdade, este projeto faz parte de um dos meus sonhos e muito importante para meu filho já que cursará a faculdade de astrofísica. Mas quanto ha cúpula, imagino que o mecanismo de rotação poderia ser como alguns modelos de velhos toca disco; sob a cúpula monta-se cremalheiras engrenadas a um motor reduzido a velocidade adequada acionado manualmente. Consegues visualizar? Imagino que você "Fil” seja de Portugal. Eu sou Brasileiro e minhas opções para certos produtos importados são muito limitados como drives USB ou controle remoto porem estão bem longe das minhas mãos. Quanto a janela, realmente você tem razão. Uma única peça deslizando verticalmente seria mais funcional, mas para ambas não consigo imaginar como seria a vedação já que abaixo da plataforma do telescópio que deve ser bem protegido, também está o laboratório. Agradeço sua atenção e gostaria de continuar contado com sua experiência e de outros integrantes do Fórum Galáctica. OBS: o sistema dos "velhos toca discos" daria certo? Atenciosamente: Paulo Moreira.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Cúpula para observatório
« Responder #2 em: Janeiro 05, 2010, 01:54:28 am »