Autor Tópico: 2012, 10º planeta e similares...  (Lida 5601 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
2012, 10º planeta e similares...
« em: Fevereiro 03, 2010, 11:12:13 pm »
Citação de: "mafioso"
Já vi por aqui algum pessoal, nomeadamente o MiguelLopes, que não acredita minimamente na versão 2012....eu para vos ser sincero também ao princípio achava tudo uma "fantochada" mas depois de ver programas sobre isso no canal História e de artigos que li na net em que esse suposto planeta já é visto no hemisfério sul e que a NASA reabriu as agências no Chile e Argentina, comecei a ficar um "pouco menos" céptico (se assim posso dizer), não querendo dizer com isto que acredito nessa versão, apenas estou disposto a ler e ouvir todos os argumentos contra e a favor, para ficar melhor ilucidado sobre este tema :)

Pela tua resposta Rui também já vi que não acreditas minimamente. Mesmo sendo da série B e como sou novato aqui, se puderes dar alguns motivos (que eu até já imagino quais sejam, do tipo: "é uma forma de negócio, assustar as pessoas, o canal História debate esse tema para ter audiências e há muito gente a fazer dinheiro com isso") agradecia :)

cumprimentos

O último parágrafo dá parte das razões que levam algumas pessoas a manter o assunto "quente".

As pessoas gostam de alarmismo, misticismo e catastrofismo.

De vez em quando são as profecias de Nostradamus;
E 1910 foi a passagem da Terra pela cauda do cometa Halley ( e a detecção de cianeto na composição do cometa, se não me engano);
Há umas décadas atrás era uma alegada citaçao do Novo Testamento: «Aos mil chegarás, dos dois mil não passarás.»;
Em 1999 era o bug do milénio e a falha de todos os sistemas informáticos;
De vez em quando é a possibilidade de um asteróide colidir com a Terra (por sinal a hipótese mais real);
Há 3 ou 4 anos atrás era um alinhamento de todos os planetas visíveis;
Desta vez é uma suposta previsão Maia relacionada com o fim de um ciclo de um calendário.

No meio disto tudo, as pessoas não aprendem mesmo. Não reparam que essas previsões do fim do mundo falham sempre e em cada um dos alarmes surgem uns livros que se vendem como pipocas no cinema, fazendo com que uns quantos encham os bolsos com o guito dos crédulos.

Claro que depois de passar a data, não aconteceu nada. Mas daí a uns tempos surge uma nova evidência que diz DESTA VEZ É QUE É! Fazem mais uns filmes, escrevem-se mais uns livros e mais uns quantos enchem o bandulho.

Para todos os crentes, lanço aqui um desafio e un convite. Se essas pessoas estão realmente convencidas de que o fim do mundo ocorrerá em 2012 então façam um contrato comigo. Um contrato simples que determine que todos os seus bens passem para a minha posse a 1 de Janeiro de 2013. Se o mundo acaba a 2012, não lhes fará falta em 2013.

Mas sem dúvida, para muitos milhares de pessoas o mundo acabará efectivamente em 2012. Talvez por coincidência, nesse mesmo ano começará o mundo para largos milhares de novos seres humanos.

Mais informação em: http://astropt.org/blog/2008/08/22/2012/
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ALoureiro

  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2010, 11:56:54 pm »
Outra vez?

Já estou farto de meter isto aqui:

http://infobeautiful.s3.amazonaws.com/2012_960.gif
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.

Leonardo da Vinci

Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2010, 11:56:54 pm »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #2 em: Fevereiro 04, 2010, 01:17:51 pm »
Loureiro, o teu link dá a mesma informação que o meu.

Só abri este novo tópico (novo??) porque foi-me pedida informação ácerca disto no tópico das apresentações. Como aquele tópico tem um propósito específico (apresentações e boas vindas aos novos membros do fórum), decidi pôr lá um link para este tópico e fazer aqui a discussão deste assunto.
Claro que não há nada a discutir, mas há sempre aqueles profetas da desgraça que acham que estamos todos a esconder a evidência de que o apocalipse está mesmo para acontecer. Infelizmente esse tema da conspiração é apelativo e há sempre seguidores dispostos a deixar-se convencer. Depois passa a data e volta outra data qualquer... :(|
« Última modificação: Fevereiro 04, 2010, 04:15:28 pm por Rui »

Offline ALoureiro

  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #3 em: Fevereiro 04, 2010, 03:55:49 pm »
Citação de: "Rui"
Loureiro, o teu link dá a mesma informação que o meu.

Só abri este novo tópico (novo??) porque foi-me pedida informação ácerca disto no tópico das apresentações. Como aquele tópico tem um propósito específico (apresentações e boas vindas aos novos menbros do fórum), devido pôr lá um link para este tópico e fazer aqui a discussão deste assunto.
Claro que não há nada a discutir, mas há sempre aqueles profetas da desgraça que acham que estamos todos a esconder a evidência de que o apocalipse está mesmo para acontecer. Infelizmente esse tema da conspiração é apelativo e há sempre seguidores dispostos a deixar-se convencer. Depois passa a data e volta outra data qualquer... :(|

Desculpa não tinha reparado, o teu link é bem mais completo  ;-)

Como eu gostava que o Carl ainda fosse vivo, tanta coisa que ele ainda teria para ensinar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.

Leonardo da Vinci

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #4 em: Fevereiro 04, 2010, 04:17:56 pm »
Também gosto muito dos livros do Carl Sagan.  :D
Mesmo os de ficção, tipo contacto, estão cheios de pormenores científicos exactos.
« Última modificação: Fevereiro 05, 2010, 01:35:23 pm por Rui »

Offline ALoureiro

  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #5 em: Fevereiro 04, 2010, 05:45:15 pm »
Citação de: "Rui"
Tambném gosto muito dos livros do Carl Sagan.  :D
Mesmo os de ficção, tipo contacto, estão cheios de pormenosres científicos exactos.

Se fossem só os livros que ele tivesse deixado...

Mas não, foi também a série Cosmos, uma panóplia de palestras e debates fantásticos, uma associação que despoletou a comunidade céptica e um amor pela ciência e pelo cosmos como nunca vi.

Em homenagem:

[youtube:3rgx9dyb]wupToqz1e2g[/youtube:3rgx9dyb]
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.

Leonardo da Vinci

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #6 em: Fevereiro 04, 2010, 06:09:58 pm »
Bonita homenagem! Obrigado.  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #7 em: Fevereiro 05, 2010, 01:42:04 pm »
Também já tinha visto alguns vídeos dele no Utube. São mesmo bons e muito didácticos.

Gosto especialmente de um livro dele "Um mundo infestado de demónios". Há uma página da Wikipédia dedicada a este livro, que tem muita e boa informação: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Demon-Haunted_World.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ALoureiro

  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #8 em: Fevereiro 05, 2010, 05:11:59 pm »
Citação de: "Rui"
Também já tinha visto alguns vídeos dele no Utube. São mesmo bons e muito didácticos.

Gosto especialmente de um livro dele "Um mundo infestado de demónios". Há uma página da Wikipédia dedicada a este livro, que tem muita e boa informação: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Demon-Haunted_World.

Esse livro devia ser obrigatório para toda a gente. É o inicio do cepticismo e porque o mesmo é tão importante. Proponho isso ensinado nas escolas o mais depressa possivel, as crianças são originalmente cépticas/cientistas, há que valorizar essa mentalidade e não enchê-la de credulice.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.

Leonardo da Vinci

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #9 em: Fevereiro 11, 2010, 12:28:37 am »
É verdade, as crianças passam por uma fase em que questionam tudo ( a famosa - para quem tem filhos - idade dos porquês).
Infelizmente a maior parte dos pais não tem a paciência necessária para responder a todas as perguntas e acompanhá-las com respostas que elas compreendam.
Todos teriam a ganhar se os pais tivessem o bom senso de incentivar essa curiosidade natural.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #10 em: Março 08, 2010, 03:25:23 pm »
Meus amigos, reparem num promenor o calendário maia é muito antigo ou seja até hoje o calendário já sofreu alterações.

O que quero eu dizer com isto? :)

Quero dizer que se tivessemos seguido o calendário Maia desde a altura que se mudou para o calendario gregoriano, neste momento estariamos em 2020 +/-. Logo o 2012 do calendário Maia já lá vai à uns tempitos ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #11 em: Março 08, 2010, 06:24:27 pm »
Qualquer calendário, seja ele qual for, é apenas uma mera representação feita pelo homem para marcar a passagem do tempo. Nada mais que isso.
Acreditar que o calendário Maia pode influenciar as nossas vidas é igual a acreditar que o dia 13 dá azar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline mafioso

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • autêntico noob...
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #12 em: Maio 22, 2010, 03:12:53 pm »
Rui obrigado pelas resposta, e concordo com os teus pontos de vista!

não sou nenhum seguidor destas profecias, apenas quero aprender mais um pouco e saber separar o trigo do joio :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #13 em: Maio 26, 2010, 05:01:50 pm »
o que sei , leio e vejo docs é que em 2012 sera o fim de uma Era e o começo de outra.
Nao podemos dizer que a profecia Maia esta totalmente errada, pois se por um lado os Maias sem mecanismos , conhecem os Ceus como ninguem em que muita coisa so nos dias de hoje com supermaquinas estamos a confirmar, entao é porque os Maias nao estao totalmente enganados.
Os docs que passam no canal Historia, premuso que tenha muita verdade, nao sendo esse canal de bandalhice e as pessoas entrevistadas sao estudiosos e alguem com uma reputaçao a manter.


Ja agora deixo-vos aqui uns links bastante interessantes

http://www.youtube.com/watch?v=vZYYmOgdVdI

http://www.youtube.com/watch?v=NaVmMYK1SEA

http://www.youtube.com/watch?v=eC0AEBPz2g8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=cEyqT2_ricA&feature=channel


Se realmente gostarem deste tema, vao confirmar muita coisa
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #14 em: Maio 26, 2010, 06:18:54 pm »
Opá, o canal história, Discovery e assim já há muito descobriram que os documentários paranormais ou teorias de conspiração vendem muito! São mesmo BANDALHICE! E quem são esses entrevistados? Que reputação? A maioria são gajos que também já descobriram que livros sobre desgraças vendem!

Citar
Nao podemos dizer que a profecia Maia esta totalmente errada, pois se por um lado os Maias sem mecanismos , conhecem os Ceus como ninguem em que muita coisa so nos dias de hoje com supermaquinas estamos a confirmar, entao é porque os Maias nao estao totalmente enganados.

Epá, desculpa lá mas esta frase não tem pés nem cabeça. Primeiro, lá porque os maias conhecem os céus não faz deles profetas. Nós conhecemos hoje os céus e não adivinhamos o futuro.

Segundo, "conhecem os ceus como ninguem"? O que raio isso quer dizer? Não é exagerar um pouco? Até os gregos tinham melhor astronomia, mesmo sem os instrumentos que temos hoje.

Terceiro: tu tens uma construção de raciocínios que não obedece a nenhum principio lógico, típica do pessoal "conspirativo". Repara:  
A) Os Maias sabem muito de astronomia
B) Conseguem prever fenómenos astronómicos com grande precisão, sem tecnologia sofisticada
C) O calendário Maia supostamente acaba em 2012
D) Portanto como as previsões (B) são boas, o calendário também é bom, portanto os Maias conseguem prever o fim do mundo.

GANDA SALTO!

Sabes, isto é como o bug do ano 2000 da informática... em 1970, quando se fizeram os primeiros computadores também só fizeram um calendário até 31 de Dezembro de 1999... Sabes, é que os engenheiros que fizeram os computadores eram muito inteligentes e até sabiam muito de números, portanto se o calendário deles acabava em 1999, quer dizer que já devíamos ter todos morrido!!!

PS: dei-me ao trabalho de ver o inicio do documentário. Primeiro vão buscar uma citação do vaticano e logo de seguida metem um gajo com fato de padre. Quem não vá googlar pelo gajo não percebe que este gajo não trabalha para o Vaticano, é um pastor presbestiriano americano que ganha dinheiro a escrever livros destes.
Depois entrevistam o Erich von Däniken que também ganhou a vida a escrever sobre isto, excepto quando esteve preso nos anos 60 e novamente nos anos 70, por diversas fraudes...
Estes é que são os gajos de referência??? Epá, acorda!
« Última modificação: Maio 26, 2010, 06:34:00 pm por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: 2012, 10º planeta e similares...
« Responder #14 em: Maio 26, 2010, 06:18:54 pm »