Autor Tópico: Dúvida de montagem Dobson  (Lida 6581 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Dúvida de montagem Dobson
« em: Fevereiro 10, 2010, 03:05:00 pm »
Tenho estado a ler alguns tópicos acerca da referida montagem Dobson, e a ideia com que fiquei é que, apresenta vantagens de utilização sobre as outras montagens, pelo menos para quem apenas pretende fazer observações (excluindo astro-fotografia).
Porém também apareceram dúvidas...
Um telescópio sobre esse tipo de montagem para utilizar, coloca-se no chão, sem mais nenhum tipo de apoio?
A nível de posição de utilização do telescópio, o utilizador tem mais ou menos conforto no Dobson?
Relativamente ao transporte, é necessário retirar o tubo do telescópio da montagem, ou transporta-se como um todo?
A última questão é acerca do espaço que ocupa, pareceu-me um telescópio numa montagem Dobson, numa sala relativamente pequena, ocupa menos espaço que outro tipo de montagem, pois pode ficar todo na vertical, tipo "coluna". Estou equivocado? :)
Agradecia que me elucidassem, até ao final do ano, se as condições permitirem, gostava de evoluir para algo melhor do que tenho actualmente.

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #1 em: Fevereiro 10, 2010, 04:17:59 pm »
Olá JDias,

Um telescópio com montagem tipo Dobson separa-se em duas partes: O tubo e a montagem. Vulgarmente a montagem é uma estrutura em madeira ou um material similar leve que se pousa no chão sem qualquer tipo de apoio extra e coloca-se o tubo sobre esta, usando uns apoios que a montagem tem para suportá-lo - não são necessárias quaisquer ferramentas para a montagem e costuma-se levar uns belos 30 segundos a montá-lo! :D
Se o "utilizador" dispôr de um banquinho de altura variável, ou mesmo sem este, costuma ser muito confortável de se usar.
Sobre o transporte... não se transporta como um todo e sim como duas peças - O tubo e a montagem.
Num sala arruma-se facilmente em qualquer canto já que pode ser montado e o tubo mantido na vertical, ocupando assim pouco espaço, portanto, o caro amigo não estava nada equivocado. ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #1 em: Fevereiro 10, 2010, 04:17:59 pm »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #2 em: Fevereiro 10, 2010, 04:35:29 pm »
Obrigado Astrolupa pelo esclarecimento... :)
Só mais uma questão então, se o tubo e a montagem se desmontam como duas peças separadas, caso o utilizador queira transporta-lo em viagem, é necessário então arranjar dois sacos para o efeito? Ou os sacos que se encontram à venda para este tipo de telescópios já levam todos os componentes?
Peço desculpa pelas perguntas básicas mas sou bastante leigo nestes assuntos... :)

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #3 em: Fevereiro 10, 2010, 05:58:01 pm »
É favor de fazer as perguntas que quiser!  :D

Os sacos existentes dão para transportar somente o tubo. A montagem Dobson em si é algo volumosa e até agora não conheço qualquer tipo de saco de transporte para ela. Como as montagens deste tipo têm formas a aproximarem-se de um quadrado ou rectangulo, seria algo a explorar a possibilidade de comprar umas peças de material resistente que possa ser cosido à máquina, construindo assim um saco de transporte para a montagem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #4 em: Fevereiro 11, 2010, 12:19:19 am »
Está tudo correctíssimo.

Só mais um detalhe. Pessoalmente não gosto de (e desaconselho) guardar o tubo na vertical. Por uma razão muito simples: todo o pó que existe em suspensão no ar acaba por se depositar no espelho.
Eu tenho um dob e guardo-o sempre inclinado a +/- 30º. E já necessitei de aspirar a parte interior do tubo que fica para baixo e onde se acumula o pó, ao fim de 4 ou 5 anos.
« Última modificação: Fevereiro 12, 2010, 10:48:04 am por Rui »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #5 em: Fevereiro 11, 2010, 10:12:23 am »
Pelo que percebo então, a montagem Dob, só perde para as outras pelo aspecto de transporte, devido ao facto de ser volumosa, estou certo?
Fora isso, apenas apresenta vantagens... :)

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #6 em: Fevereiro 11, 2010, 10:38:14 am »
Bem... não são só vantagens... normalmente, como não são motorizadas, são impraticáveis para astrofotografia de alguma duração (dá para fotos à Lua, mas pouco mais). Depois também é necessário estar sempre a "empurrar" o tubo para manter o objecto na ocular, claro que se for uma ocular de baixa amplificação, o objecto poderá levar até um ou dois minutos a atravessar o campo, que dá mais que tempo para observar bem, mas com amplificações maiores usadas em planetas, este poderá levar uns 10 ou 15 segundos a atravessar o campo - mas isto com prática torna-se fácil! Nada de ficar "assustado"!  :D O mesmo se passa para localizar objectos. Aqui não há truques - Com um bom mapa estelar, um buscador decente (8 ou 9x50), paciência, tempo e vontade fica um ás a localizar objectos invisiveis a olho nú (ou ás vezes mesmo invisivel no buscador) num instantinho! (Aqui também não é para ficar assustado!  ;-) )
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #7 em: Fevereiro 11, 2010, 11:18:15 am »
Bem, astro-fotografia é algo que me interessará apenas após ter explorado o âmbito da observação primeiro... Um passo de cada vez... :)
Sendo assim, penso adquirir algo até ao final do ano, que me permita acima de tudo, ver objectos de céu profundo, nebulosas e galáxias, mas tendo em conta também outros aspectos, tais como o limite de €€€, e também a portabilidade e espaço que ocupa em casa.
Até agora cheguei à conclusão que o mais vantajoso é um reflector, mas tenho ainda duvidas relativamente à portabilidade da montagem...
Por agora, estou mais inclinado para a Dobson... :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #8 em: Fevereiro 11, 2010, 11:47:28 am »
Boas,

Eu já tive um Dobson, um Orion XT8 Clássico. Quanto à portabilidade do mesmo, posso dizer que só custava porque é pesado, porque de resto; tinha uma pega lateral, que permitia transportar todo o conjunto de uma só vez. Mas agora que tenho uma HEQ5, vejo que afinal era uma montagem até bastante levezinha :geek:

Os Dobson são mais baratos precisamente devido à "falta" de montagem. A simplicidade do Dobson, faz com que o investimento se faça praticamente todo no tubo.

O Livro "Telescópios" do Guilherme de Almeida mostra muitissimo bem a diferença entre os vários telescópios e montagens, bem como as vantagens e desvantagens entre os/as mesmos/as.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #9 em: Fevereiro 11, 2010, 03:21:07 pm »
Nuno Gameiro, falas do inconveniente do peso... Só para eu ficar com uma ideia, estás a falar de quantos kg's, mais ou menos?

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #10 em: Fevereiro 11, 2010, 06:10:19 pm »
Citação de: "JDias"
Nuno Gameiro, falas do inconveniente do peso... Só para eu ficar com uma ideia, estás a falar de quantos kg's, mais ou menos?

Aqui "inconveniente" é subjectivo. Em qualquer telescópio, seja ele de que tipo for, o peso aumenta com a abertura.

MAs o XT8 Clássico pesa cerca de 20Kg (base + tubo)
podes ve-lo aqui:
http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... 1=1&fam2=1

o XT10, por exemplo, tem cerca de + 6Kg
http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... 1=1&fam2=1

Uma das enormes vantagens de uma montagem Dobson, é, como disse, a ausência de uma montagem. Toma como exemplo: Para pores um XT8 numa montagem EQ minimamente estável, vais precisar no mínimo, de uma HEQ5. Só a HEQ5, sem go-to, custa cerca de 900€. Como vês, com um Dobson, estamos a investir basicamente no tubo.

O meu primeiro telescópio foi um Konus refractor de 90 mm. Nem 1/2 ano depois, já estava a comprar o Dobson.

Eu só vendi o meu, porque quis dedicar-me mais à AF. Mas aqui, é preciso outro tipo de material...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #11 em: Fevereiro 11, 2010, 06:27:59 pm »
Tens agora os truss dobson da Orion que embora não sejam tão bons como os da Obsession, são bem melhores do que a porcaria da Skywatcher!
http://www.telescope.com/control/product/~category_id=trusstubedobs/~pcategory=dobsonians/~product_id=09793
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #12 em: Fevereiro 12, 2010, 09:49:45 am »
Miguel, realmente parece ser um grande equipamento, principalmente em qualidade... :)
Porém, não é equipamento já para este ano, o preço é no mínimo... Desencorajador...
:)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #13 em: Fevereiro 12, 2010, 10:53:15 am »
O peso de um dob de 8" é perfeitamente suportável.
Mesmo um de 10" é facilmente transportável.
Tenho um de 12,5" e aí sim, já ponho objecções à transportabilidade e ao peso. É difícil  tirá-lo da garagem e é pesado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #14 em: Fevereiro 12, 2010, 11:02:02 am »
Citação de: "Rui"
O peso de um dob de 8" é perfeitamente suportável.
Mesmo um de 10" é facilmente transportável.
Tenho um de 12,5" e aí sim, já ponho objecções à transportabilidade e ao peso. É difícil  tirá-lo da garagem e é pesado.
Está tudo dito!  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Dúvida de montagem Dobson
« Responder #14 em: Fevereiro 12, 2010, 11:02:02 am »