Autor Tópico: Duvida na observação vs fotografia digital  (Lida 5017 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida na observação vs fotografia digital
« em: Fevereiro 12, 2010, 11:22:10 am »
Tenho andado a ler os tópicos e tenho-me deparado com fotos fantásticas, porém são feitas com bons equipamentos, bastante tempo de exposição e uma grande dose de paciência...
A minha duvida, é na diferença entre aquilo que se vê directamente no telescópio e o que se vê na foto que tirada com exposição, ou seja, bem sei que há mts pormenores que só se mostram após uma boa exposição, mas a diferença entre as duas situações é assim tão grande?

Outra questão, é se há algum sitio neste fórum, em que se mostre uma comparação entre fotos tiradas através de telescópios reflector de diferentes aberturas: 130mm, 150mm e 200mm...

Cumps
« Última modificação: Fevereiro 12, 2010, 01:27:44 pm por JDias »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #1 em: Fevereiro 12, 2010, 11:47:57 am »
Estás a ver um Aston Martin DBS/DB9?
E agora estás a ver um papa-reformas?

Ambos te levam onde queres, mas não têm nada a ver um com o outro...


A AF vs Obs é a mesma coisa: ambos mostram o céu, mas a AF é muito mais "profunda" porque mostra o que o olho nunca irá perceber, devido à fraca intensidade da luz que nos chega e à sua incapacidade para a processar como num CCD, em que os fotões são armazenados "uns em cima dos outros" até ganharem "voz"...

Enquanto que para visual precisas dos teus olhos, filtros e telescópio, para a AF além do telescópio e filtros,precisas:
- excelente montagem;
- CCD dedicado
- outro CCD para auto-guiagem (ou em alternativa um CCD com CCD incorporado para auto-guiagem, neste caso um OAG é um must...)
- roda de filtros
- muita energia AC ou DC (no campo pode tornar-se crítico)
- autofocus
- software de captura e processamento
- portátil.

Isto será o básico... claro que podes juntar uns bons milhares de euros para tudo isto, mas se a carteira não for problema, então será um prazer...
Enquanto na obs está a ver as coisas, na AF estás ao lado do monitor/setup, à espera que o CCD cumpra o tempo de integração de cada foto. A vantagem quando se está em grupo com malta visual, é podermos espreitar pelos teles deles. :lol:  :lol:  :lol:
Mas em visual, se estiveres com malta da AF, podes também ver no monitor deles o que nunca vês no tele... claro que sem ser processado ainda.
Enfim, coisas diferentes, com prazeres diferentes, paciências diferentes, carteiras diferentes e gostos diferentes.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #1 em: Fevereiro 12, 2010, 11:47:57 am »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #2 em: Fevereiro 12, 2010, 12:41:24 pm »
xumaxer, excelente esclarecimento... :)
Bem, tou a ver que por razões de peso (€€€), vou dedicar-me à observação durante uns bons tempos...  :lol:  :lol:

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #3 em: Fevereiro 12, 2010, 02:34:54 pm »
O amigo xumaxer também foi logo o extremo... há formas de fazer AF mais em conta. Uma máquina fotográfica DSLR, uma objectiva de campos largos e uma montagem equatorial, mesmo que "fraquinha", motorizada no eixo de ascenção recta já dá para capturar muita coisa interessante. Aliás, é a melhor maneira de se capturar objectos extensos ou muito extensos, tipo a nossa própria galáxia! :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #4 em: Fevereiro 12, 2010, 07:27:32 pm »
Citação de: "Astrolupa"
O amigo xumaxer também foi logo o extremo...
:lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Sim, é verdade!

Mas o problema é que, mesmo para isso, se gasta bastante... pois começamos a entusiasmar e pronto: acabamos por ter que juntar a pasta para comprar coisas que vão além do que a DSLR, a montagem fraca e a motorização "em conta" permitem... E pronto, lá vai o investimento inicial!!!

Eu quando comprei o meu Dob, porque iniciado e sem perceber muito disto (um pouco como agora :lol: ) devia era ter ido logo para uma equatorial... mas pronto.
Depois foi o C6-Goto e sempre a somar; ou melhor, a diminuir na conta.

Mas claro, também se fazem umas  coisas interessantes com menos, mas sabe sempre a pouco.
Just my 2cts!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #5 em: Fevereiro 12, 2010, 10:45:29 pm »
Pois, eu comecei com uma webcam a fotografar planetas e de momento nem me atrevo a dizer o custo total do meu setup....  :(|
Felizmente cada ano que passa o material vai ficando mais barato e melhor...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #6 em: Fevereiro 12, 2010, 10:51:14 pm »
Citação de: "xumaxer"
pois começamos a entusiasmar e pronto: acabamos por ter que juntar a pasta para comprar coisas que vão além do que a DSLR
Pois, a quem o dizes.

Comecei por achar que o Dob ia ser porreiro; depois vi a foto de uma M31 aqui no Forum (que por acaso até acho que foi tua) e pronto, vende Dob, compra SVP; SPC900nc, SW130. Irra que aquilo não dava... :?  
Compra HEQ5 para substituir a SVP...  :?
Olha, é das antigas e vem sem GO-TO... :?  Compra Kt para poder usar Go-To e AutoGuiding....
Olha, melhor mesmo era uma DSLR... Compra Sony A200
Hmmmm, fixe, fixe, era guiar o setup. Compra Orion ShortTube para guiar + aneis guia.
Bem, depois disto, o melhor era ter um telescópio para AF (sou um tipo completamente Anti-colimação); Compra Orion ED80.
E se tivesse uma máquina para poder modificar?  Arranja Canon 1000D. Como é para modificar, vem filtro da Baader.
HA! Entretanto mete uns filtrozitos para a PL...

Bem sei que sou um pouco indeciso, mas...

E o problema nisto tudo é que é tipo vicio. "Injectamos" AF dia e noite, e esta-se sempre a ver o que pode vir a seguir.

HAaAAAAAA! Quando tiver a Canon modificada, vem um filtro Ha da Astronomik... :geek:

Caramba, acho que estou a ficar doente :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #7 em: Fevereiro 13, 2010, 01:21:50 pm »
Eheh revejo-me neste último post  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #8 em: Fevereiro 17, 2010, 09:17:31 am »
"Pois, eu comecei com uma webcam a fotografar planetas e de momento nem me atrevo a dizer o custo total do meu setup...."

Agora fiquei um pouco confuso... Webcam? Daquelas que se compram por tuta e meia? Isso dá para fotografar alguma coisa?

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #9 em: Fevereiro 17, 2010, 09:26:31 am »
"Bem, depois disto, o melhor era ter um telescópio para AF (sou um tipo completamente Anti-colimação); Compra Orion ED80. "

Mais uma questão:

NunoGameiro, pq és anti-colimação? É algo que dá assim tanto trabalho, colimar um refletor?  
Referiste que compraste um Orion ED80... Tinha a ideia que um refletor era bem mais compensador custo/beneficio, logo seria mais apropriado para AF...

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #10 em: Fevereiro 17, 2010, 10:26:57 am »
Olá Jdias!! Bem , nao sendo a pessoa mais experiente em astrofotografia, posso dar umas dicas!!A webcam é uma excelente forma para tirar fotos de planetas e o truque é aproveitar noites de visibilidade e turbulência atmosférica propícias , para gravar , normalmente em modo AVI, um video do planeta que queremos fotografar; depois com um bom programa, tipo "Registax", faz-se uma selecçao das melhores frames desse video, esse programa "empilha" as melhores frames que se escolheram e forma-se uma única imagem do planeta; por sua vez, com o mesmo programa, melhora-se a qualidade dessa mesma foto depois de "empilhada"( nao sei se é o termo correcto ), ou entao utiliza-se um outro programa de processamento de imagens!!
Em fotografia de céu profundo, tipo nebulosas ou galáxias, já nao sao grande coisa, porque aqui é necessário ccd`s com muito mais sensibilidade ( e qualidade também);

Em relaçao ao reflector, realmente é o melhor tipo de telescópio, quando se fala de custo/benefício, mas em termos de astrofotografia já nao é bem assim: o que se passa é que falando de observaçao visual, o tamanho faz a diferença, com um Newton de 8" sempre se vai ver mais coisas do que com um refractor de 80mm; visualmente; agora, quando se trata de fotografar, porque o newton tem o espelho secundário no meio do campo de visao do espelho principal, retira alguma luminosidade à imagem e isso traduz-se na foto final; isso nao é visível ao olho humano, a menos que sejas uma pessoa com muita experiência ( mesmo);existem, no entanto excelentes reflectores para astrofotografia; no caso do refractor, mesmo sendo mais pequeno, por nao ter essa obstrucçao central , consegue aproveitar a totalidade da luz que entra pela objectiva e formar uma imagem mais luminosa; o ser ED( que significa Extra-low Dispersion), ou Apocromático , ou mesmo Fluorite, quer dizer que sao fabricados com os melhores materiais possíveis e isso traduz-se na qualidade de imagens e obviamente no preço final do telescópio!!

Em relaçao à colimaçao, nao é difícil de efectuar, o problema é que se quiseres dedicar-te à astrofotografia e tiveres um telescópio newton ou do tipo catadióptrico ( por ex. um Maksutov), devido ao facto de terem sistemas com pelo menos dois espelhos( principal e secundário) , normalmente com o uso e devido ao transporte de um lado para o outro, tem a tendencia a ficar desalinhados um com o outro; isso traduz-se numa perda de qualidade de imagem, porque por exemplo, se tens um newton de 8"(203mm de diametro)  e estiver desalinhado com o espelho secundário, podes estar a utilizar por exemplo 80% ou 90% desse espelho e será como ter um telescópio de 7" em vez de 8", percebes??
O refractor , por norma , nao tem esse problema, porque como a lente principal está assente numa célula fixa, é bastante difícil que o alinhamento fique desalinhado, e nao existe obstrucçao entre a objectiva e a ocular;
Quem faz astrofotografia e tem um refractor, perde menos tempo para tirar fotos, porque nao tem que passar pelo processo de colimaçao, no entanto, a colimaçao nao se faz todos os dias, tem muito que ver com a qualidade do telescópio e o tempo que mantém essa colimaçao; eu , por exemplo, tenho um Maksutov de 6" e nunca o colimei!!

Um abraço

Ps: nao liguem á pontuaçao ortográfica, é que estou em Espanha a escrever com um portátil espanhol. :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #11 em: Fevereiro 17, 2010, 10:49:36 am »
Emanuel, obrigado pelo esclarecimento... :)
Entendeste a minha dúvida? Como para fazer AF, é necessário gastar bastante €€€, fiquei um pouco perplexo, qd li que com uma webcam (que custam pouquissimo €€€ e a qualidade deixa mt a desejar). dava para fotografar algumas coisas, por poucas que fossem... Achei sem dúvida estranho...
:)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #12 em: Fevereiro 17, 2010, 11:44:47 am »
Olá JDias. Apesar de qualquer webcam em teoria dar para capturar AVI's de planetas, na prática há umas melhores que outras. As mais "famosas" e que dão muito bons resultados são umas da Philips, nomeadamente a SPC900 ou a velhinha ToUCam Pro (740). Estas em particular usam um CCD que faz 640x480 reais (nada de truques de interpolação pra cnseguir resoluções maiores) com uma qualidade muito boa. Actualmente o mercado está saturado de webcams de baixo custo que ás vezes nem valem o pouco dinheiro que custam. Ainda não vi uma webcam com chip CMOS que valesse a pena, mas é estar atento ás especificações e se puder experimentar antes de usar ainda melhor. Para experimentar, não tem que ser apontando a um planeta! - Analizar um fotograma tirada em luz ambiente normal e verificar se a definição está lá e se a imagem não se apresenta granulosa é um bom indicio do CCD ou CMOS ser decente pra outros fins...  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #13 em: Fevereiro 17, 2010, 05:10:48 pm »
Citação de: "JDias"
Emanuel, obrigado pelo esclarecimento... :)
Entendeste a minha dúvida? Como para fazer AF, é necessário gastar bastante €€€, fiquei um pouco perplexo, qd li que com uma webcam (que custam pouquissimo €€€ e a qualidade deixa mt a desejar). dava para fotografar algumas coisas, por poucas que fossem... Achei sem dúvida estranho...
:)

Sim, entendi a tua admiraçao e até é um pouco contraditório, porque normalmente gasta-se muito dinheiro para ter um bom setup de astrofotografia!!Ainda bem que com uma webcam barata e um telescópio decente, com uma montagem equatorial decente também, se consegue obter bons resultados!!No final de tudo, o que conta é o a experiência do artista, há pessoas que com pouco material conseguem imagens espectaculares!! Outras, por outro lado, estao sempre a culpar o material que tem......assim como eu!! :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #14 em: Fevereiro 21, 2010, 10:43:05 pm »
Citação de: "JDias"
xumaxer, excelente esclarecimento... :)
Bem, tou a ver que por razões de peso (€€€), vou dedicar-me à observação durante uns bons tempos...  :lol:  :lol:

Cumps

Tem calma, Josué.

O pessoal está a assustar-te.
Há uma possibilidade muito mais modesta e que permite uma iniciação à astrofotografia...

Tudo o que é preciso é uma máquima fotográfica SLR (mesmo uma analógica mas neste caso é necessário um cabo disparador), um simples tripé de fotografia e uma objectiva ou uma tele-objectiva.

Num local com o mínimo de poluição luminosa que encontrares, fixa a câmara no tripé, escolhe-se um ISO relativamente baixo (digamos 100 ou 200), aponta para uma constelação e faz uma pose de alguns minutos. Consegues uma fotografia com os rastos das estrelas (star trails), que mostra uma consequência do movimento de rotação da Terra.
Se colocares a estrela polar no centro da imagem, obténs uma série de pequenos arcos concêntricos. Se fotografares numa altura em que haja uma chuva de meteoros, podes ter a sorte de apanhar um rasto (ou mais do que um).

Se tiveres uma tele-objectiva e um simples telescópio com uma montagem equatorial, podes montar a máquina fotográfica sobre o telescópio (mas cuidado para que a parte da frente do tubo não apareça na imagem). Este método é chamado piggy-back (ou seja às cavalitas...). A qualidade / tamanho do telescópio é irrelevante pois este apenas serve para seguir uma estrela (com uma ocular de retículo iluminado). Se usares uma objectiva até 135mm, uma simples guiagem manual é suficiente (mas cansativa...). Com uma lente de 135mm e uma pose de 5 minutos, já consegues fotos de M42 (Nebulosa de Orion), Double Cluster, M45 (Pleiades), M31 (Galáxia de Andrómeda) ou de pequenos asterismos...

Tendo o telescópio montado num tripé sólido, há ainda a possibilidade de fotografar a Lua (fixando a SLR sem objectiva no focador, em vez da ocular). As poses para a Lua andam na ordem da fracção do segundo, pelo que não é necessário uma montagem motorizada. Convém apenas ter a precaução de usar um cabo disparador (numa SLR analógica) ou retardar o disparo (numa digital), para evitar trepidação. Este cuidado deve ser tomado para todas as fotografias!
Com um filtro solar (filtro de mylar de abertura total ou outro semelhante!!!) podes também fotografar o Sol, manchas solares, trânsitos de planetas inferiores e eclipses do Sol, fixando a máquina no lugar da ocular.

Um adaptador T para fixar a SLR no focador do telescópio custa à volta de 25€.
Uma folha A4 da Baader Planetarium para construir um Filtro Solar de abertura total custa 20€.

Se já tens uma máquina SLR, já tens aqui muito para fazer. Podes ir testando essa veia de fotógrafo, ganhando experiência, conhecendo o céu e, mais tarde, quando tiveres o orçamento certo, dar o grande passo.

Entretanto, a máquina reflex pode ser utilizada para o dia-a-dia :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Duvida na observação vs fotografia digital
« Responder #14 em: Fevereiro 21, 2010, 10:43:05 pm »