Autor Tópico: Qual foi a vossa melhor foto que fizeram?  (Lida 7870 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Julho 12, 2006, 04:24:55 pm »
Essa última realmente está bem pensada!
O que é que está a iluminar a casa? Não me paree ser a Lua, porque acho as sombras um bocado bem definidas (a Lua teria mudado de sítio dando uma iluminação mais estranha). Além disso a tonalidade esverdiada sugere uma lâmpada fluorescente.. Algum candeeiro de rua? Realmente as telhas estão iluminadas por baixo.. :P Por outro lado não parece haver sombra da casa para o lado esquerdo causada pelo "candeeiro"..

Se for a Lua, eu sugeria voltares lá sem Lua e tentares um tempo de exposição maior. :)
Se for um candeeiro de iluminação publica, é mais chato.. talvez só mesmo com uma fisga ;))

Já agora olhando para a imagem, ela foi tirada quando? algures entre Fevereiro e Abril? :) vêem-se as estrelinhas da ponta da Ursa Menor (do lado direito), e a estrela Capella a brilhar alí do lado esquerdo :)
Já agora, a Capella está em AR: 5h:16min, e o rasto dela vai até à outra estrela do lado (Menkalinan) que está em AR: 6h:00min, portanto confirma-se os 45 (~47) minutos de exposição ;)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Julho 12, 2006, 07:23:47 pm »
Citação de: "Fil"
Se for um candeeiro de iluminação publica, é mais chato.. talvez só mesmo com uma fisga ;))



http://www.springshop.pt/product_info.php?products_id=40000002000320
Já encomendei uma para mim... vou ter de treinar é certo, mas tenho por aqui muitos candeeiros por onde treinar :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

(sem assunto)
« Responder #16 em: Julho 12, 2006, 07:23:47 pm »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Julho 12, 2006, 07:25:44 pm »
:lol:  :lol:  :lol:
E olha q é bem barata 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #18 em: Julho 12, 2006, 10:05:14 pm »
Citação de: "Miguel G"
Boas fotos...tal como o resto do pessoal, adoro a última...fizeste um alinhamento da casa com a polar??LOL...ou isso saiu mmu assim?? Muito muito fixe...


Pois tenho de confessar que saiu mesmo assim. na altura nem tinha a ideia de onde procurar no céu pela estrela polar. Enquadrei a casa conforme me pareceu melhor e depois foi só esperar para obter o "arrastar" das estrelas a impressionar o filme...A razão de ter feito esta foto prendia-se com o facto de querer inventar um bocado com o, na altura,  briquedo novo ( Nikon F60 ) e fazer algo parecido com o que via em sites de fotografia que frequentava. Nunca na perspectiva da astronomia.



Fiz esta foto realmente em Abril.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #19 em: Julho 12, 2006, 10:28:22 pm »
Citação de: "Fil"
O que é que está a iluminar a casa? Não me paree ser a Lua, porque acho as sombras um bocado bem definidas (a Lua teria mudado de sítio dando uma iluminação mais estranha). Além disso a tonalidade esverdiada sugere uma lâmpada fluorescente..
Algum candeeiro de rua? Realmente as telhas estão iluminadas por baixo.. :P Por outro lado não parece haver sombra da casa para o lado esquerdo causada pelo "candeeiro"..



Passo a explicar. isto foi feito numa aldeia numa zona onde passa uma estrada por baixo. Esta estrada está iluminada e embora não o faça directamente sobre a casa, chega lá sempre qq coisa, embora muito pouco. Acontece que durante os 45 minutos passou um carro que esse sim, com os seus farois, varreu a zona fotografada.

Citação de: "Fil"
Se for a Lua, eu sugeria voltares lá sem Lua e tentares um tempo de exposição maior. :)
Se for um candeeiro de iluminação publica, é mais chato.. talvez só mesmo com uma fisga ;))

Lua que me lembre não havia. Quanto à iluminiação publica, tentei eliminá-la com uma pressão de ar quando era miudo, mais os locais não acharam muito piada e tive de fazer uma retirada estratégica.
Maior tempo de exposição...hum eu acho que até está sobre-exposta....repara na parte do lado esquerdo quase branca


Citação de: "Fil"
Já agora olhando para a imagem, ela foi tirada quando? algures entre Fevereiro e Abril? :) vêem-se as estrelinhas da ponta da Ursa Menor (do lado direito), e a estrela Capella a brilhar alí do lado esquerdo :)
Já agora, a Capella está em AR: 5h:16min, e o rasto dela vai até à outra estrela do lado (Menkalinan) que está em AR: 6h:00min, portanto confirma-se os 45 (~47) minutos de exposição ;)

Abraço


Isso mesmo, foi em Abril como indiquei acima
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Julho 13, 2006, 09:46:56 am »
Citação de: "jaclerigo"
Citação de: "Fil"
Se for um candeeiro de iluminação publica, é mais chato.. talvez só mesmo com uma fisga ;))


http://www.springshop.pt/product_info.php?products_id=40000002000320
Já encomendei uma para mim... vou ter de treinar é certo, mas tenho por aqui muitos candeeiros por onde treinar :)



 :lol: que bela ideia...pode ser que consiga fazer calar os meus vizinhos quando eles fazem barulho às 2h da manhã  :twisted:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Julho 13, 2006, 05:58:49 pm »
Citação de: "rpdelgado"
Lua que me lembre não havia. Quanto à iluminiação publica, tentei eliminá-la com uma pressão de ar quando era miudo, mais os locais não acharam muito piada e tive de fazer uma retirada estratégica.
Maior tempo de exposição...hum eu acho que até está sobre-exposta....repara na parte do lado esquerdo quase branca
Pois por isso é que eu perguntei se era lua.. Sendo Lua, podia ter sido causado por nuvens, ou humidade.
À falta de Lua, terá sido devido a alguma cidade perto (poluição luminosa) ou então ainda não estar escuro o suficiente..

se for poluição luminosa, uma fisga só não chega :) Era preciso recorrer à solução do Rapidix para apagar as luzes da zona inteira arrancando o sensor de luz do posto de transformação :)

Citação de: "rpdelgado"
Isso mesmo, foi em Abril como indiquei acima
Oops! :oops: nem li isso :)

Citação de: "igomes"
calar os meus vizinhos quando eles fazem barulho às 2h da manhã
Pois, mas atenção que os candeeiros têm a vantagem de não responder quando apanham com a munição nas trombas :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Julho 13, 2006, 06:27:38 pm »
Citação de: "Fil"
Pois, mas atenção que os candeeiros têm a vantagem de não responder quando apanham com a munição nas trombas :D

 :lol:  :lol:  :lol:  LOOOL
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Julho 14, 2006, 03:37:49 pm »
LOL  :D  :D  :D  Bem visto  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #24 em: Agosto 06, 2006, 01:57:59 am »
Citação de: "PauloSantos"
Infelizmente tremo mt e as fotos nunca têm tanta definição :)
Esperamos por mais trabalhos teus.
Cumps

Boas!
Paulosantos, experimenta fazer uma cobrita de bostik, enrolas à volta da objectiva da camara e colas à ocular e depois vê os resultados, pelo menos era o q eu fazia pras fotos n ficarem todas tremidas, mas a minha camara era uma HP...Bem tenta fazer isso e depois diz alguma coisa...

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #25 em: Agosto 06, 2006, 02:10:56 am »
Não percebi a expressão "cobrita de bostik"... :)
Não tens imagens ou não consegues ser mais explicito?
Eu tenho uma Olympus Cammedia (do trabalho) de 3 ou 4mp (agora não me lembro) e já me lembrei de tentar arranjar alguma forma p fixá-la mas ainda não puz mão à obra.
No entanto gostaria de saber com mais pormenores essa tua sugestão :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #26 em: Agosto 06, 2006, 02:14:27 am »
Tipo, fazer um "chouriço" de bostick de forma q ao enrolar n tape a lente da maquina nem a ocular, mas tb depende do peso da maquina...
Desculpa mas inda n tenho imagens, mas qnd conseguir eu posto...

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


(sem assunto)
« Responder #26 em: Agosto 06, 2006, 02:14:27 am »