Autor Tópico: Observação da fauna e flora  (Lida 2071 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Silva

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Observação da fauna e flora
« em: Fevereiro 16, 2010, 10:10:44 pm »
Boa noite,


Da minha casa visualizo uma grande parte da Serra do Marão. Gostaria que me auxiliassem na aquisição de uns binóculos ou mesmo um telescópio para observar a Serra.
Em linha recta são cerca de 7500 metros. Tal como referi em cima, que tipo de material poderia eu adquirir para este fim.
À muito tempo que procurava alguém que me poderia ajudar, pois técnicamente não sei.
Com os meus cumprimentos,

José Silva
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Observação da fauna e flora
« Responder #1 em: Fevereiro 17, 2010, 12:26:50 am »
Olá José.
A observação com binóculos à noite é mais exigente porque é conveniente que a objectiva tenha um diâmetro de 50mm ou superior e a sensibilidade à qualidade da imagem é maior porque uma estrela é uma fonte de luz pontual e nota-se imediatamente qualquer deficiência da imagem.
Mesmo assim, para observação diurna, convém escolher um binóculo razoável. Deve-se evitar aqueles baratuchos (encontrados em todas as lojas conotadas com um certo país oriental, digamos assim poara não ferir susceptibilidades...) com lentes amarelas ou alaranjadas. :(|
A ideia é um binóculo que sirva para uma utilização geral. Os binóculos são geralmente caracterizados por uma série de números e letras, do tipo 10X50 ou 10X50mm. Por vezes aparecem uns 10-30X50mm. O último número refere-se ao diâmetro das objectivas em milímetros. O primeiro número refere-se à ampliação (neste exemplo 10X ou um zoom de 10X a 30X). Normalmente se for um binóculo para utilização diurna, pode ter uma grande ampliação se a intenção for usá-lo montado num tripé (neste caso, além do tripé é necessário adquirir um adaptador). Uma grande ampliação pode ser de 10X até 30X. A objectiva pode ser pequena, mas abaixo de 30mm a imagem tem pouca luminosidade. Divida o diâmetro da objectiva pela ampliação. O resultado chama-se "pupila de saída" e este valor deve ser no mínimo de 3mm para observação diurna ou de 5 para observação nocturna.
 
Quando comprar um binóculo, teste-os na loja da seguinte forma:
1. Foque um objecto longínquo, no centro do campo de visão. Em seguida desvie lentamente esse objecto do centro do campo de visão. A imagem deve manter-se nítida até estar próxima do bordo do campo. Deve-se admitir alguma coma perto do limite do campo de visão... É um teste à qualidade das objectivas.
2. Foque um objecto. Em seguida exerça alguma pressão (com a palma da mão aberta) sobre as duas oculares (por onde se olha). Volte a olhar e verifique que a imagem se mantém focada. É um teste à robustez do mecanismo de focagem.
3. Segure os binóculos na horizontal, ao nível dos olhos, e afaste-os cerca de 50 cm dos olhos. Olhe para o pequeno círculo de luz que se forma à saída das oculares. O círculo é redondo ou tem um aspecto quadrado. Esta do círculo com um aspecto quadrado tem muito que se lhe diga, mas se for esse o caso, vai perceber. Neste último caso, rejeite os binóculos, têm prismas de vidro BAK7 menos adequados que os outros fetos de vidro Bak-4, que têm um indice refractivo superior e são mais eficientes em binóculos.

Quanto a preços, a partir de 20€ já se compra uns binóculos 10X50mm com um mínimo de qualidade (mas teste-os na loja antes de comprar. Se for necessário olhe para o exterior para uma casa na rua...). A partir de 20 até 100/200€, nota-se a diferença de qualidade consoante o preço vai aumentando... A partir daí, se o orçamento permite, aconselho a comprar um binóculo e um pequeno telescópio. Fica mais bem servido e tem mais versatilidade...

Já vi que esta é a 1ª mensagem. Não se esqueça depassar no Galáctica Caffé e fazer uma simples apresentação: viewtopic.php?f=2&t=10.  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Observação da fauna e flora
« Responder #1 em: Fevereiro 17, 2010, 12:26:50 am »