Autor Tópico: Qual o telescópio a comprar?  (Lida 10661 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #15 em: Fevereiro 18, 2010, 10:58:04 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Sim, precisas pelo menos de uma mala inteira para a montagem+telescópio. E se não tiveres alguma força é complicada de montar... bem, se pesares mais de 55kg deves conseguir  :-D

Penso que o Miguel está a falar na mala do carro...

A OTA pesa 5,6kg.
OTA + montagem = 40kg (o contrapeso é de 8kg +/-)
Não me parece excessivo. Como tudo se desmonta em várias partes, montar/desmontar não será muito difícil.

Gostei dessa dos 55kg  :lol:  :lol:  :lol:
É como tipo o peso mínimo para dar sangue.  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Atenção que com 2000mm de FL, aconselho-te a comprares um redutor de focal 0,63x para não tornar as primeiras sessões de AF uma autêntica frustração e loucura... :?
Ah! e cuidado com o CCD que pensas comprar... é que só este conjunto já te custa 2000 euros. Falta depois o resto para filtros, CCD, roda de filtros (caso optes por monocromático), outro tele para autoguiar,... enfim.
Podes também optar por um CCD com chip interno de autoguiagem.
Ou seja, mais custos ainda.
Se para ti o $$$$ não é problema, força nisso, mas atenção, há outras coisas muito melhores que esse C8...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #16 em: Fevereiro 18, 2010, 11:48:31 pm »
Bom, existe sempre a hipótese do mercado de usados.

Na secção de usados da Astrofoto, estão uns Meade LX200 GPS (8'' e 10'') com muito bom aspecto. O primeiro, ainda deixava uns troquitos para acessórios.

http://loja.astrofoto.com.pt/index.php? ... 6&Itemid=1
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #16 em: Fevereiro 18, 2010, 11:48:31 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #17 em: Fevereiro 19, 2010, 12:13:46 am »
Citação de: "xumaxer"


Então vamos comparar Maxibons com Magnun Sandwich  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
O tempo de exposição  para um determinado CCD é dado pelo f/ do telescópio!
Discordo completamente. Isso só é válido para película.

O tempo de exposição é dado pela razão entre o tamanho do pixel em micrómetros e a amostragem pretendida.
Um dia destes bebemos umas bejecas a ver se nos entedemos  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #18 em: Fevereiro 19, 2010, 12:15:28 am »
Citação de: "nunoagameiro"
Bom, existe sempre a hipótese do mercado de usados.

Na secção de usados da Astrofoto, estão uns Meade LX200 GPS (8'' e 10'') com muito bom aspecto. O primeiro, ainda deixava uns troquitos para acessórios.

http://loja.astrofoto.com.pt/index.php? ... 6&Itemid=1
Ele quer AP, portanto ou comprava uma wedge para o LX200 (cara) ou então tem de ir para equatorial.
Mas por acaso o LX200 está barato...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #19 em: Fevereiro 19, 2010, 01:52:04 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Um dia destes bebemos umas bejecas a ver se nos entedemos  :D

Tava a ver que não....!
 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #20 em: Fevereiro 19, 2010, 01:53:44 pm »
O melhor será ele comprar um APO ou ED, o que exige menos da montagem por ser mais leve e normalmente têm uma distância focal relativamente curta.

EQ6+ APO ou ED de 80mm-110mm provavelmente seria a melhor opção. Claro que depois havia o problema do CCD...onde ia ter de por ainda mais €€€, mas isso tem sempre de qualquer das formas.

Citação de: "Miguel Lopes"
Citação de: "xumaxer"
Então vamos comparar Maxibons com Magnun Sandwich  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
O tempo de exposição  para um determinado CCD é dado pelo f/ do telescópio!
Discordo completamente. Isso só é válido para película.

O tempo de exposição é dado pela razão entre o tamanho do pixel em micrómetros e a amostragem pretendida.

Miguel, para o mesmo binning um f/ mais rápido tem sempre menor tempo de exposição que um f/ mais lento. Claro que tem amostragem mais baixa, mas o tempo de exposição terá de ser menor, repito, para o mesmo binning. Am I right?

Abraço,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline a_pires

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #21 em: Fevereiro 19, 2010, 02:04:43 pm »
Boas amigos

Agora fiquei confuso acerca do telescopio para fazer astrofotografia :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #22 em: Fevereiro 19, 2010, 02:25:53 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Miguel, para o mesmo binning um f/ mais rápido tem sempre menor tempo de exposição que um f/ mais lento. Claro que tem amostragem mais baixa, mas o tempo de exposição terá de ser menor, repito, para o mesmo binning. Am I right?

Abraço,
André Gonçalves
André, a GRANDE confusão quando se fala deste assunto é assumir que não se mexe no binning ou tamanho de pixel. Se não se mexe nisso, a comparação é inútil.
Repara nisto: se queres comparar 2 setups com f/ diferente, tens de manter a amostragem igual, senão a comparação é inútil.
Para manter a amostragem igual, ou a distância focal é igual ( e a abertura varia) ou então tens de variar o tamanho do pixel, por binning ou usando outra câmara.

Vou-te dar um exemplo prático: o meu C9.25 com o meu setup normal fica a f/11 (2540mm). A minha câmara tem pixels de 7.4um.
Eu tenho 2 hipóteses actualmente. Ou fico a f/11 ou uso o redutor para ir para f/6.3.

A f/6.3 uso bin 1x1 sem a mínima dúvida.
Mas a F/11 posso ter o mesmo tempo de exposição usando bin 2x2.

E porque é que opto por f/11 em vez de f/6.3? O campo é mais reduzido, devo ser burro!
A primeira razão é que posso fazer bin 3x3, 2x2 ou 1x1 a f/11.
Mas a mais importante é que a f/11 tenho um campo plano enorme e estrelas pontuais. A f/6.3 o redutor engorda imenso as estrelas.
Mesmo que o redutor fosse perfeito e o campo fosse uniforme, iria ter um FWHM menor a f/11, se usasse bin 1x1.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #23 em: Fevereiro 19, 2010, 05:00:28 pm »
Citação de: "a_pires"
Agora fiquei confuso acerca do telescopio para fazer astrofotografia
Olha, como disse o Xumaxer, era importante saber o que queres fotografar; DSO's ou Planetas.

De qualquer forma, sejam planetas ou DSO's, a montagem SW EQ6 ou Orion Atlas são ambas excelentes montagens. Suportam uma infinidade de tubos.

Se quiseres apenas DSO's, fica a sugestão do Orion_PKFD; Uma HEQ5 ou uma Orion Sirius (se bem que aqui, a primeira julgo ser melhor) com um ED80 é um excelente ponto de partida. Basta veres aí as fotos do Paulo Lobão, que são efectuadas com um de 102mm. Está bem que é um Takahashi, mas serve para poderes ter uma ideia.
Ex: viewtopic.php?f=32&t=2878

Podes cer também algumas fotos tiradas com um ED80, pelo whitehat
Ex: viewtopic.php?f=32&t=2814

Para planetas, a palavra de ordem é: Aberura. Quanto maior a abertura, maior o detalhe conseguido do planeta. Isso é algo que não se consegue com um Refractor. Mas com o crescimento da abertura, vem também o crescimento do peso. Podes pesquisar aqui no Forum, pelas fotos a planetas e lua tiradas pelo Xumaxer com um C11:
Ex: viewtopic.php?f=32&t=2667&p=20977&hilit=+jupiter#p20977

É claro que isto são só exemplos, e desculpem aos restantes AF não os ter incluido.

Enfim, voltando ao inicio. O que queres fotografar?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline a_pires

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #24 em: Fevereiro 19, 2010, 06:01:38 pm »
Gostava de fotografar se possivel ambos planetas ou DSO's
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #25 em: Fevereiro 19, 2010, 06:37:54 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
André, a GRANDE confusão quando se fala deste assunto é assumir que não se mexe no binning ou tamanho de pixel. Se não se mexe nisso, a comparação é inútil.
Repara nisto: se queres comparar 2 setups com f/ diferente, tens de manter a amostragem igual, senão a comparação é inútil.
Para manter a amostragem igual, ou a distância focal é igual ( e a abertura varia) ou então tens de variar o tamanho do pixel, por binning ou usando outra câmara.

Sim, tens razão e estou de acordo. Mas caso ele opte por uma DSLR não pode fazer binning. Mas isso já é outra conversa... :lol:  ;-)

Abraço,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #26 em: Fevereiro 19, 2010, 06:43:34 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Mas caso ele opte por uma DSLR não pode fazer binning
Tenho quase a certeza que pelo menos a Canon 1000D faz. Mas acho que só em JPG. Mas posso confirmar mais tarde
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #27 em: Fevereiro 19, 2010, 08:28:27 pm »
Citação de: "a_pires"
Gostava de fotografar se possivel ambos planetas ou DSO's

Tás frito!
 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Loads of dough, then, my friend!
OTAs diferentes e CCDs diferentes = golpe profundo na carteira. A vantagem é que uma montagem BOA dá para OTA pesado e também para leve...


2000 aérios não vão dar! Lamento. :-(
Vais ter que investir num APO de 4"/5" para DSOs e num MAK/SCT/Newt de 8" para cima, para planetas.
Se a tua carteira for galáctica ou astronómica, há bons APOs de 200mm/8" de abertura, que batem um SCT 8", 9,25" ou 11". What's the catch? Well, HUGGEEEEEE mount para aguentar com o peso e permitir um bom seguimento. E fazem bons planetas, embora não haja muita gente a fazer isso...
É que um APO de 8" parece uma vela em cima de uma montagem e o peso e volume/comprimento não abonam e abanam muito com vento. :lol:  :lol:

Ainda mais confuso??? :lol:  :lol:  :lol:

Para planetas tens as Skynyx 2.0M ou as PointGrey Flea2. São do melhor que anda por aí, mas andam cada uma na casa dos 1000 euros.
Há ainda as DMK, mais baratas, mas ainda assim na casa dos 400 euros. Não são tão boas como as anteriores, mas têm uma qualidade já muito boa.
Para planetas aconselho então um SCT tipo 10"/11" ou 14". Quanto maior, mais caro.

Para DSOs tens os Takahashis (muito bons) mas muito caros. Se encontrares em 2º mão podes poupar algum.
Os Taka 102" são muito bons mesmo, mas também tens os de 130mm/150mm. mas o preço dispara e a montagem tem que ser muito boa.
Eu tenho um FS102NSV e uma Losmandy G-11 que aguenta muito bem o Taka e o C11.
O Luís Santo tem uma G11 também e trocou o 4" dele por um TOA 5". A montagem ficou "próximo" do limite... pois o TOA 5" pesa já 12kgs, mais os acessórios... além disso, como o tubo é comprido, torna-se mais atreito a abanar com leves brisas. Entretanto penso que ele já quer um 150mm/6" o que quer dizer que a montagem começa a ser curta... Como vês, é sempre a somar.
Tens ainda os WO e os Orion, se quiseres uma gama mais acessível.
Quanto a CCDs, tens muita coisa à escolha... SBIG, FLI, QSI, ATIK... a cores, a P/B, com ccds mais ou menos sensíveis, etc. Claro que o preço sobe, muitas vezes não em conformidade com o ganho obtido, mas a carteira é que determina se vale a pena gastar o dobro para ir buscar mais 20%...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #28 em: Fevereiro 20, 2010, 10:13:21 am »
Citação de: "xumaxer"
Tás frito!
Ele está imparavel....  :geek:

Existe a hipótese de ter algo mais generalista;

Um SCT de 8'', uma SW EQ6 ou similar, e por exemplo, uma Canon 450D que já faz video e parece que têm conseguido bons resultados com ela com planetas. Ou então uma SPC900nc (Ex.) para planetas e uma DSLR para DSO's.

Depois teria de vir um redutor para DSO's, uma Barlow (2X minimo),  um sistema guia ("Off-Axis" para SCT costuma ser melhor).

Mas mesmo adquirindo alguns items no mercado de usados, os 2000€, mesmo para um sistema generalista, parecem-me "curtos". É preciso ter em conta que não se compra o telescópio, a montagem e uma camara e pronto, vamos tirar umas fotos. É preciso mais do que isso. Alguns adaptadores, um sistema guia se quiseres fazer exposição com mais de alguns segundos, acessórios que já referi (Redutor/Barlow), umas oculares. Como vivemos na época do digital, é imprescindivel um PC.

Só para teres uma ideia, a minha HEQ5 e a Canon, (usadas), mais o ED80 e o Shortube (novos), com a SPC900nc  já passaram os 2000€. Depois disto ainda gastei nos tais adaptadores, redutor, filtros, mais uma catrefada de coisas que julgamos que fazem uma falta enorme mas usamos uma unica vez e depois fica "para lá" a um canto, e fora o que já gastei para chegar a este setup.

Em suma; vai-te preparando  8)

PS: Julguei ter lido em algum lado (ou alguem me disse) que as novas Canon faziam binning mas não, pelos menos a 1000D não faz.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #29 em: Fevereiro 20, 2010, 12:23:50 pm »
Nuno, AFAIK, nenhum CMOS faz binning.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Qual o telescópio a comprar?
« Responder #29 em: Fevereiro 20, 2010, 12:23:50 pm »