Autor Tópico: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!  (Lida 5171 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Couto

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« em: Fevereiro 26, 2010, 02:48:53 am »
Olá para todos!
Sou novo neste fórum e mais novo ainda na astronomia..
Recentemente comprei um telescópio dobsoniano de 254 mm de abertura http://www.paraquedas.net/loja6/produto ... roduto=575

.. mas minha decepção não tem tamanho!
A Lua, consegui ver alguns aspectos mais definidos de seu relevo através de uma s. plossl 10mm e 25mm e barlow 3x, que vieram no pacote. Contudo não consegui aumento dígno de nota.. :s
Marte sequer mostrou sua cor vermelha, parecendo um pontinho insignificante, mesmo com a barlow e as oculares descritas anteriormente. :(

Gostaria de saber se botei meus 3000,00 no lixo com este "elefante branco" :(|

Desde já, obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #1 em: Fevereiro 26, 2010, 09:32:08 am »
Bom dia Couto... Sou novato neste hobbie, tenho um telescópio bastante modesto e estou a pensar em comprar um melhor até ao final do ano.
No entanto, mesmo no meu actual telescópio (refractor 60mm, ocular 20mm, 12.5mm e 4mm), Marte apresenta-se como uma pequena bola, ligeiramente maior que uma estrela.
Sempre imaginei que num telescópio melhor (e esse que adquiriste, parece-me "infinitamente" melhor, é a minha opinião de leigo), Marte apresentasse uma "aparência de planeta" e não como apenas "brilho de estrela", podendo mesmo apresentar a côr típica de Marte.
Isso que relataste surpreendeu-me bastante.  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #1 em: Fevereiro 26, 2010, 09:32:08 am »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #2 em: Fevereiro 26, 2010, 10:08:05 am »
Citação de: "Couto"
Olá para todos!
A Lua, consegui ver alguns aspectos mais definidos de seu relevo através de uma s. plossl 10mm e 25mm e barlow 3x, que vieram no pacote. Contudo não consegui aumento dígno de nota.. :s
Marte sequer mostrou sua cor vermelha, parecendo um pontinho insignificante, mesmo com a barlow e as oculares descritas anteriormente. :(
Desde já, obrigado.

Olá Couto.
Bem vindo a este fórum. Espero que se mantenha por cá!

Esse telescópio tem uma distância focal de 1200mm. A ocular de 25mm dá uma ampliação de 48X (1200/25). Com a lente Barlow dá 144X. A ocular de 10mm amplia 120X (1200/10) e com a Barlow passa para 360X.
De facto essa Barlow não é lá muito útil. Com a ocular de 25mm dá uma ampliação próxima da ocular de 10mm e com a ocular de 10mm passa para 360X, que é excessivo no grande maioria das noites.

Assim, com as duas oculares, mesmo sem a Barlow, a Lua devia estar bem bonita. A ocular de 25mm deve dar uma imagem geral da Lua e a de 10mm deve dar uma imagem mais detalhada.
Em Marte, não espere ver mais que uma pequena bolinha alaranjada com a ocular de 10mm. Quando colocar a Barlow + a ocular de 10mm, tem uma ampliação de 360X. Se a atmosfera estiver estável e o telescópio bem colimado, deve conseguir ver algum detalhe no planeta (muito pouco detalhe!). A questão aqui é: quando se compra um telescópío tem que se ajustar as expectativas relativamente àquilo que se observa. Esqueça todas as fotos que já viu! O nosso olho não tem a capacidade de recolher fotões e de os processar num computador. Também não tem a capacidade de recolher uma série de frames e somá-los num computador. Procura em livros de astronomia da época enterior às câmaras CCD e aos computadores (digamos livros anteriores à década de '80 - 1980) e depois vê o tipo de detalhe que aparecia nas fotos de Marte...

Colimação de um telescópio: Fundamental. Pode ser que precises de uma ocular para colimar o telescópio (alinhar devidamente os dois espelhos do telescópio). Todos os telescópios reflectores têm de ser colimados de vez em quando (e principalmente quando os recebemos pelo correio...).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #3 em: Fevereiro 26, 2010, 03:54:41 pm »
Marte parece uma estrelinha com amplificação de 360x?
Não me parece que seja bem assim... mas ok!

O problema é que Marte já começou a afastar-se de nós (bem, é mesmo o contrário...) e este ano não foi um ano particularmente bom para a sua observação,, pois a distância entre os 2 planetas é maior que por exemplo 2008. como Marte tem aproximadamente metade do tamanho da Terra, isso significa que a sua observação nunca é avantajada...

Por outro lado, a barlow apenas aumenta a distância focal para 3600mm o que não é muito para observar planetas... e depois, bem, a atmosfera pode não permitir ver muito. Mas mesmo assim, a 360x Marte é muito maior que uma estrela, só que não tem o tamanho que estavas à espera. Isso só com Júpiter e Saturno e mesmo assim...

O teu telescópio nunca vai dar grandes imagens planetárias, porque a distância focal é pequena. É mais vocacionado para objectos de céu profundo, como galáxias, nebulosas, etc.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #4 em: Fevereiro 26, 2010, 07:14:53 pm »
Eu acho que o problema principal poderá ser o telescópio descolimado. A 360x num telescópio desse, Marte devia apresentar-se como uma bola de tamanho considerável, definitivamente muitas vezes maior que um estrela. A ultima vez que o observei, num refractor de 90mm F/6.9, com uma ocular de 3mm (207x), Marte apresentava-se excepcional, com uma dimensão razoável e em que se via a calote polar bem definida e algumas tonalidades de côr na superficie.

Outra possibilidade que me passa pela cabeça, considerando que o amigo Couto é novo nisto e que ele afirma que Marte nem sequer apresentou a sua côr típica, é que o amigo Couto nem sequer estava a apontar para Marte e sim para outra coisa qualquer!

A Lua com as tais 360x também devia parecer que quase que estava na superficie!... Pessoalmente acho esse tipo de amplificação algo exagerada para uso regular... é só mesmo para as noites boas, senão sofre-se com uma qualidade de imagem mediocre. Com estas amplificações também conta muito a tal colimação e a qualidade das oculares.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Couto

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #5 em: Março 01, 2010, 04:21:32 am »
Realmente, pessoal, o problema não era definitivamente do telescópio, mas do operador! :s
Hoje recebi o colimador e pude constatar o completo desajuste do equipamento!
Após colimar com o laser, parti para a observação da Lua. Nas primeiras observações, já pude notar a grande melhora..
mas ainda não estava 100%. Foi quando me lembrei que a melhor colimação, segundo os entendidos, é fixar-se numa estrela um pouco desfocada, e desta maneira, poder ajustar o foco de acordo com os círculos concêntricos que são formados ao redor da estrela. Nesta manobra pude constatar o quanto esta afirmativa é verdadeira!

Após realizados os ajustes, parti para a observação de Marte.. Embora tenha melhorado em muito a nitidez da imagem, fiquei convencido que ainda necessito adquirir uma ocular ortoscópica de 3 ou 4 mm para obter um maior aumento..; também notei que que a barlow (genérica de 3x) não serviu para nada! Antes, só fez piorar a imagem..
Mas o melhor ainda estava por vir.. Após alumas buscas (às cegas) pude identificar o mais belos dos planetas!
Saturno, embora pequeno numa ocular de 10 mm, apareceu inacreditavelmente perfeito!
Seus contornos nítidos e de um amarelo resplandecente fizeram valer cada polegada do espelho primário.
Agora é investir em oculares e filtros para melhorar ainda mais..

Obrigado à todos pelas dicas!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #6 em: Novembro 01, 2011, 02:47:56 am »
Olá Couto, para observadores no hemisfério Sul, Marte em 2010 não estava tão alto como gostariámos. No ano que vem, no final de Março, estará bem melhor. Atualmente temos Júpiter. Consegue boa imagem do gigante gasoso?
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #7 em: Novembro 01, 2011, 07:02:10 pm »
Olá Couto, bem vindo ao fórum!
Nao vou adiantar muito mais ao que já foi dito, apenas que um telescópio de 10" tem a capacidade de te mostrar imensos objectos, e com muitos detalhes!
E' especialmente vocacionado para os chamados objectos de céu profundo, tal como nebulosas e galáxias, devido 'a sua distancia focal curta e tamanho do espelho grande, o que permite colectar muita luz e dai poder mostrar detalhes!
Em relação a Marte, nao o consideres como uma referencia, porque parece uma contradição, e' o planeta mais próximo de nos, e ao mesmo tempo um dos mais difíceis de observar, devido ao seu pequeno tamanho; o ideal e' esperar pelas épocas em que ele esta' oposição, ou seja, quando a sua orbita esta' mais próxima da Terra, e nessas alturas então poderá ser excelente para observar!
O teu telescópio, apesar de tambem se utilizar na observação planetaria, nao e' o ideal, para isto, e' melhor um refractor com uma boa distancia focal ou então um catadioptrico, tal como um Schmitt-Cassegrain ou um Maksutov-Cassegrain que normalmente utilizam grandes distancias focais num sistema muito compacto!
A grande diferença e' que com uma distancia focal longa, para ter ampliações altas,nao e' necessário utilizar oculares pequenas e dai poder ter um campo de visão mais amplo e mais confortável para a observação! Com focal curta, e' necessário utilizar oculares de diâmetro baixo, tipo 4mm para se poder ter a mesma ampliação ! Em relação 'as barlow, eu pessoalmente nao as aconselho, ou são de qualidade muito alta , ou então só diminuem a qualidade da imagem!
Um abraco :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #8 em: Novembro 02, 2011, 08:05:47 pm »
Olá. Devido à curta distancia entre Marte e nós, deve ser o planeta a seguir a Vénus que tem maiores variações de diâmetro aparente que vai variando ao longo do tempo. A chave é observa-lo quando está perto da oposição.
Eu com um telescópio do tamanho do teu já observei no planeta manchas escuras, as calotes polares e até nuvens brancas na atmosfera. Isto só se consegue, claro, se a atmosfera estiver estável o suficiente e a colimação esteja no ponto. Nunca com menos de 200x de preferência. E sim. Marte nunca será enorme o suficiente para te ocupar o campo da ocular. Terás de aprender ( isso treina-se) a detectar detalhes numa pequena superfície.
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #9 em: Novembro 03, 2011, 10:11:59 am »
Estas respostas são sempre uteis para qualquer pessoa, mas atenção que a thread estava "congelada" desde Março de 2010....  ;D
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #10 em: Novembro 03, 2011, 06:02:53 pm »
XLIII, realmente só agora e' que vi as datas dos vários posts, andamos mesmo distraídos !  ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #11 em: Novembro 04, 2011, 12:15:09 am »
É a vontade de participar :D
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« Responder #11 em: Novembro 04, 2011, 12:15:09 am »