Autor Tópico: Telescópio  (Lida 3682 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

joaocorreia

  • Visitante
Telescópio
« em: Março 22, 2010, 06:38:03 pm »
Caros amigos eu estava interessado em comprar um telescópio mas só tenho 500 euros qual o melhor.
Não e  preciso ser muito bom e só para começar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline head

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #1 em: Março 22, 2010, 07:39:01 pm »
Sim eu também estou interessado a adquirir um por mais ou menos esse preço. Que dê para mais do que ver a Lua e com um fim de iniciar as minhas observações e tirar algumas fotografias.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Telescópio
« Responder #1 em: Março 22, 2010, 07:39:01 pm »

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #2 em: Março 22, 2010, 08:58:15 pm »
Citação de: "joaocorreia"
Caros amigos eu estava interessado em comprar um telescópio mas só tenho 500 euros qual o melhor.
Não e  preciso ser muito bom e só para começar.
Pelo que tenho lido este Orion SkyQuest XT10" Clássico pode ser uma boa escolha.

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #3 em: Março 22, 2010, 09:04:24 pm »
Olá pessoal, tudo bem? Normalmente, escolher um telescópio nem sempre é fácil, pela razão de que os vários desenhos ópticos servem propósitos definidos!! No vosso caso, eu diria que para 1º telescópio, nada melhor que um bom Newton, ou Dobson, em que ambos partilham o mesmo desenho òptico, a montagem é que difere!! Existem várias propostas e eu diria que um dobson de 6 ou 8 polegadas da Skywatcher seria um bom começo, pela facilidade de observação; um dobson é o telescópio mais fácil de utilizar!! Uma boa alternativa, e pensando no futuro, seria um newton com montagem equatorial e mais uma vez a skywatcher tem um de 6 polegadas , com montagem equatorial, que poderia ser uma òptima escolha !! Atenção que eu estou a dar exemplos da Skywatcher, mas mais ou menos ao mesmo nível de preço existem outras marcas, tais como a Orion e a Celestron que têm a mesma origem de fabrico, que é a chinesa Synta, mas que, talvez, sejam mais famosos ou procurados pelos astrónomos amadores, pelo melhor controlo de qualidade que têm!! Qualquer que seja a escolha, será acertada!! Os da Skywatcher que referi estão abaixo dos referidos 500 euros, os outros não tenho bem a certeza, mas também é só consultar os sites de venda de material astronómico, tais como a Galáctica ( http://www.gem51.com ), a Astrofoto ( http://www.astrofotoportugal.com ) ou a Brighstar ( http://www.bs-astro.com ) !!
Um abraço :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline head

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #4 em: Março 23, 2010, 07:20:50 pm »
Obrigado eu também já tinha visto e pensado naquele Orion SkyQuest XT10" Clássico. Parece-me bem. Gostava de ouvir mais opiniões sobre este telescópio acerca de fotografia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #5 em: Março 23, 2010, 09:40:13 pm »
Citação de: "head"
Obrigado eu também já tinha visto e pensado naquele Orion SkyQuest XT10" Clássico. Parece-me bem. Gostava de ouvir mais opiniões sobre este telescópio acerca de fotografia.
Para fotografia precisas de uma montagem sólida e um bom "motor" (não sei qual deveria ser o termo correcto) para seguir o objecto a fotografar durante o tempo de exposição... e este dob não vai dar porque é 100% manual.

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #6 em: Março 23, 2010, 09:41:45 pm »
Bem.. pelo que sei o Xt10 não é o mais indicado para astro-fotografia.
Além de poderes conseguir umas fotos interessantes da lua, para fotografares outros objectos, como por exemplo: planetas, céu profundo, não vais conseguir grande coisa.
O xt10 é um excelente primeiro telescópio ( para observação) e algumas fotos da lua  como referi em cima..
Sendo breve, para astro-fotografia um telescópio com um bom tripé e boa montagem equatorial é obrigatório,tens que decidir também a tua preferência em fotografar Planetas ou objectos de céu profundo, neste campo à bastantes mais decisoes que tens que tomar...
Se vais começar só agora e pelo teu orçamento aconselhava-te o Xt10 só para observações, se estás mesmo com vontade em iniciares-te na astro-fotografia sempre podes comprar um Newtoniano, como este: Orion AstroView 6" EQ.
Há pessoas mais indicadas para te darem mais concelhos, o que não impede também que faças a tua própria pesquisa e decidas o que realmente queres, há vários assuntos deste género expostos aqui no forum e pela net fora,deixo-te aqui um site:http://www.orion-xt10.com/home.html.
É uma questão de procurares a informação.

Cumprimentos.
Francisco Furtado.
« Última modificação: Junho 01, 2010, 12:58:10 am por FGFFC »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #7 em: Março 24, 2010, 09:35:39 am »
"Jovens";

Dou como exemplo "EU"  :geek:

Comparar Astrofotografia e Visual, é comparar "Alhos com bugalhos". Se o Setup utilizado para AF, pode ser utilizado para visual, já o contrário pode não ser necessariamente verdade.

O equipamento utilizado para AF e muito mais especifico e também muito mais caro. Muito longe do orçamento que referiram.

O XT10 é um EXCELENTE telescópio para observaçõs. Para AF, vai ser preciso uma MUITISSIMO BOA Montagem EQ. E mesmo assim, com o peso e tamanho do tubo do XT10, tenho sérias dúvidas quanto a viabilidade para esse efeito. Eu tinha o XT8, e desisti, quando me iniciei na AF.

Para começar e apenas para visual, apostava, sem dúvida no XT10. AF, já é outra conversa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #8 em: Março 24, 2010, 09:46:22 am »
"Eu tinha o XT8, e desisti, quando me iniciei na AF." - só por curiosidade, mudaste então para que equipamento? :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #9 em: Março 24, 2010, 09:51:57 am »
Comprei uma HEQ5 e um Orion ED80 (fora a máquina, o telescópio guia, etc, etc...)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #10 em: Março 24, 2010, 10:49:21 am »
Citar
Comprei uma HEQ5
Nuno, só por curiosidade qual é a tua HEQ5?

Cumprimentos.
Francisco Furtado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #11 em: Março 24, 2010, 10:53:37 am »
Desculpa a minha ignorância, mas um Orion 80, não tem a abertura muito pequena? :)
Há uns tempos, olhei para um modelo Skywatcher 120mm shorttube mas pareceu-me inferior a um Refletor 130mm (opinião de leigo)...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #12 em: Março 24, 2010, 11:15:11 am »
Citar
desculpa a minha ignorância, mas um Orion 80, não tem a abertura muito pequena?

Depende também do que queres observar...
Penso que como o Orion do nuno é apocromático? deve compensar com boas imagens e com nenhuma ou quase nenhuma aberração cromática comparados com outros acromáticos de maior abertura.....
Corrijam-me se estiver enganado....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #13 em: Março 24, 2010, 01:28:36 pm »
Citação de: "FGFFC"
Nuno, só por curiosidade qual é a tua HEQ5?
A minha HEQ5 é esta, mas com os motores antigos (sem serem Syn Treck). Posteriormente adicionei-lhe a capacidade de efectuar GO-TO, Autoguiding, etc..
http://loja.astrofoto.com.pt/index.php? ... &Itemid=26

Citação de: "JDias"
Desculpa a minha ignorância, mas um Orion 80, não tem a abertura muito pequena?  
Há uns tempos, olhei para um modelo Skywatcher 120mm shorttube mas pareceu-me inferior a um Refletor 130mm (opinião de leigo)...
Para visual sim, para AF, basta efectuares um busca na NET (e mesmo aqui no forum), para teres uma ideia do que se consegue efectuar com um equipamento do género. O SW 120 mm ShorTube é acromático, pelo que a qualidade das imagens são inferiores (ainda que se consigam imagens rasoáveis com alguns acromáticos). Quanto à diferença entre o Refractor 120 e o Reflector de 130, é preciso saber a que Refractor e Reflector nos estamos a referir. Mas já se conseguem grandes sessões de observação com um Telescópio de 80 mm. Eu comecei com um de 90 mm (aliás, ainda o tenho para lá a apanhar pó). E ha quem comece com muito menos.

Dêm uma vista de olhos neste site, que usa um ED80 para fotografia. Só como exemlpo:
http://www.beachastronomy.com/main.php

O ED80 é Semi-Apocromático, o que faz com que não exista praticamente nenhuma aberaação cromática, fazendo com que as imagens sejam de melhor qualidade.

Mas para saber as diferenças entre os vários tipos de telescópios, bem como com (quase) tudo relacionado com os mesmos, aconselho vivamente a aquisição do livro "Telescópios" do Sr Guilherme de Almeida.
http://www.gem51.com/verproduto.php?id=2174
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio
« Responder #14 em: Março 24, 2010, 02:34:19 pm »
Nuno, obrigado pelas dicas... :)
Até ao final do ano, estou a juntar alguma liquidez para comprar um melhor do que aquele que tenho, e estou a formar opiniões acerca dos vários tipos, a nível de alguns aspectos, mobilidade, qualidade de imagens, facilidade de uso, etc... :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Telescópio
« Responder #14 em: Março 24, 2010, 02:34:19 pm »