Autor Tópico: Nagler 20 ou 22mm  (Lida 4063 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Nagler 20 ou 22mm
« em: Abril 11, 2010, 01:10:48 pm »
Bom dia  :-D
Há muito que não passo por aqui a colocar questões, mas agora colocou-se-me uma dúvida séria:
quero adquirir uma ocular de 2" para o meu Vixen R200SS, f4, e pelo que já li por aqui, com uma razão focal destas é de escolher defenitivamente uma Nagler, a dúvida é qual devo escolher:

- Nagler 20mm type 5, com 5mm de pupila de saída e 12mm de eye relief,

ou

- Nagler 22mm type 4, com 5,5mm de pupila de saída e 19mm de eye relief.

Cumprimentos
« Última modificação: Abril 21, 2010, 08:57:57 pm por dUbeni »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Nagler 20 ou 22mm
« Responder #1 em: Abril 11, 2010, 09:09:34 pm »
Olá, tudo bem? Bem, nao sendo eu um experto em oculares e mesmo tendo uma Nagler de 7mm e uma Panoptic de 35mm, o meu conselho é: se utilizas òculos como eu, entao o melhor será apostar na que tem melhor "eye relief", que neste caso é a de 22mm!!  Mas espera por opinioes de quem percebe mais do que eu!! Um abraço :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Nagler 20 ou 22mm
« Responder #1 em: Abril 11, 2010, 09:09:34 pm »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Nagler 20 ou 22mm
« Responder #2 em: Abril 11, 2010, 09:48:10 pm »
Obrigado Emanuel,
Defacto uso óculos para ver ao perto, para observar através de uma ocular não preciso de óculos, por enquanto  :lol:
No entanto já tenho 53 anos de idade e a pupila de saída também se torna um factor importante,
por isso aguardo por informações de quem já teve a oportunidade de observar por estas oculares.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Nagler 20 ou 22mm
« Responder #3 em: Abril 21, 2010, 08:53:21 pm »
Olá a todos,
Gostaria partilhar a informação que me foi fornecida pelo Guilherme de Almeida, passo a citar:

"Quanto às suas perguntas, são ambas (muito) boas oculares. Não se pode usar a expressão "melhor ocular" e a escolha dependerá essencialmente dos seus objectivos, condições de uso e preferências. Mas posso adiantar alguma informação

A Nagler de 20 mm type 5 tem menor afastamento da pupila de saída e não será conveniente para quem observa (ou tem/precisa de observar) com óculos.

A ocular de 22 mm type 4, como todas as da série 4, é "mais imersiva" (i. e., o observador esquece-se de que está a olhar através de uma ocular e concentra-se no objecto observado). É como se estivesse a olhar para o objecto sem interposição de nada entre ele e esse objecto. Tem maior afastamento da puplida de saída e pode ser mais cómoda se o observador usa óculos durante a observação. Se a sua pupila do olho excede 6,5 mm pode ser esta a ocular ideal.

Note-se que não se devem utilizar oculares de grande campo aparente (>70º) quando daí resultar uma pupila de saída  de diâmetro igual ou pouco superior  ao diâmetro da pupila do olho do observador (dilatada nessas condições específicas de observação). Na verdade (e o Bernardo vai gostar de ver porquê, por ser Arquitecto), o eixo de rotação do globo ocular passa atrás do centro do dito globo (nem sequer passa pelo centro).

Assim sendo, quando o observador roda o globo ocular, para ver as bordas do campo, a pupila do seu olho move-se em direcções transversais em relação ao eixo óptico da ocular. A pupila do olho, assim, desloca-se para os lados, para cima ou para baixo, descentrando-se em relação à pupila de saída. Deste modo a pupila do olho vai efectivamente diafragmar a objectiva (ou o espelho primário, num telescópio de Newton), cortando luz.

Este efeito é conhecido como diafragma em "olho de gato", pois o diafragma assim formado resulta da intersecção de duas circunferências secantes (a de contorno da pupila do olho e a de contorno da pupila de saída do telescópio).  Quanto mais se olha para longe do centro do campo, tudo se passa como se a objectiva tivesse cada vez menor área. Por isso, para se ter alguma tolerância/margem de segurança,  com oculares de grande campo aparente (é só nesse caso que o globo ocular tem de rodar significativamente para ver todo o campo), o diâmetro da pupila de saída deverá ser inferior em 1 mm (ou mais) do que o diâmetro da pupila do olho nessas condições de observação.

Exemplo. Pupila de saída de 5,5 mm --->>> pupila do olho de 6,5 mm ou mais."


Por outras palavras, acho que nem uma nem outra (oculares) serão adequadas à minha visão, pois duvido que tenha uma pupila de olho superior a 5,5mm, mesmo quando bem adaptada à escuridão, no entanto como podem imaginar isto é teórico pois não me é possível medir as pupilas dos meus olhos na escuridão.  :-D  :-D  :-D

Eventualmente terei de optar por uma ocular Nagler 17mm type 4, com 4,25mm de pupila de saída e 17mm de eyerelief.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Re: Nagler 20 ou 22mm
« Responder #3 em: Abril 21, 2010, 08:53:21 pm »