Autor Tópico: Imagem versus Telescópio (compra)  (Lida 3777 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ramalhete

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Imagem versus Telescópio (compra)
« em: Abril 13, 2010, 05:40:02 pm »
Boas


Estou a pensar comprar um telescópio, no entanto, estou com muita dificuldade em encontrar um à minha medida...
Por isso, decidi perguntar a quem sabe.

Ora bem, sou mesmo muito novato na astronomia amadora, já possuo uns binóculos 10x50 e é com isto que tenho feito as minhas observações.
Sei identificar coisas básicas, como Vénus, as tríades (cintura de Orion?), Ursa Maior e Menor, mas também sei identificar coisas mais complexas como o Sol e a Lua... hehehe   :?
Agora, fora de brincadeiras, devo dizer que a minha sala está nesta altura do ano, na primeira fila para observar a Lua e Vénus (acho eu que é Vénus)... Este será o local principal onde estarei a observar o céu.

Pois então, queria arranjar um telescópio que fosse :
-Portátil, para dentro e fora de casa;
-Bom para ver planetas, algumas nuvens gasosas e pronto, um pouco de tudo... Pois tudo o que brilha no céu é brutal...
-Com a possibilidade de ser feito upgrade, para conseguir observar objectos diferentes;
-E barato (na ordem dos 300 euros no máximo). 200 euros era o ideal...  :-D

Seria óptimo se alguém me mostra-se imagens como forma de exemplificar o tipo de resultados obtidos com determinado telescópio, seja ele reflector ou refractor. Assim teria a visão exacta daquilo que posso esperar do telescópio que pretendo. Por exemplo, com o telescópio celestron astromaster xxx consigo obter as seguintes imagens....

Se não for pedir muito também queria saber onde posso encontrar preços mais acessíveis do que os preços da fnac...


Boas observações e fiquem bem
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Ramalhete

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #1 em: Abril 15, 2010, 10:37:06 am »
Bem, estive a pesquisar mais um pouco e decidi especificar melhor as minhas duvidas:


-Quero um telescópio reflector do tipo newton, portátil, com uma abertura de 130mm para uma nitidez aceitável. Já percebi que os tipo Dobson são bons, mas pelo que vi, o tipo de suporte não me inspira confiança nos "matos"  8). Por isso uma montagem equatorial seria melhor. O seu uso vai ser tanto em cidade como no campo sem poluição luminosa.

- Estou indeciso entre uma distancia focal entre 650mm e 900mm. Eu quero observar um pouco de tudo (planetas, nebulosas, estrelas ou até galáxias se possível), no entanto, tenho consciência que para observar objectos do céu profundo quanto maior a distância focal melhor.

-Não estou interessado em astro fotografia de todo.

-Quero ter a possibilidade de fazer uns upgrades ao telescópio mais tarde, para aumentar a performance deste mesmo.

-Quero gastar no telescópio uns 250€. (comprar em segunda mão é uma opção).

-Estou interessado nos seguintes telescópios:
   -Sky-Watcher SW 130mm ST EQ-2................199€   (650mm)
   -Sky-Watcher SW 130mm EQ-2....................250€   (900mm)
   -Konusmotor 500 1781..............................259€   (500mm)   230€(segunda mão)
   -Celestron AstroMaster 130EQ.....................249€   (650mm)


Espero ter sido ainda mais elucidativo... :D

Fiquem bem e boas observações
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #1 em: Abril 15, 2010, 10:37:06 am »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #2 em: Abril 15, 2010, 11:20:56 am »
Bom dia... Li o teu tópico, e não sou de todo, o membro do fórum mais indicado para te aconselhar...
Porém, após ver a lista de equipamentos que apresentaste, diria que deves excluir o modelo "Konusmotor 500 1781", pois tem uma abertura apenas de 114mm, enquanto que os restantes têm 130mm.
Sendo assim, a tua escolha centra-se apenas em:

-Sky-Watcher SW 130mm ST EQ-2................199€ (650mm)
-Sky-Watcher SW 130mm EQ-2....................250€ (900mm)
-Celestron AstroMaster 130EQ.....................249€ (650mm)

A questão então será: distância focal 650mm ou 900mm?
Creio que para planetas, 900mm será melhor pois apresenta maior ampliação. Para objectos de espaço profundo, talvez 650mm seja mais adequado.

Há membros deste fórum que te poderão esclarecer melhor... ;)

Cumps,
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #3 em: Abril 15, 2010, 11:33:53 am »
Pela tua indicação deduzo que vás primariamente observar e não fotografar.
Se assim é aconselho-te a ires para um dob de 8", pagas um pouco mais e ficas melhor servido.
Mais tarde se quiseres fazer foto podes sempre comprar uma montagem equatorial, embora não seja fácil, podes sempre montar lá o tubo.

Não quero com isto dizer que com um 130mm não consigas ver objectos de céu profundo, consegues, mas com mais dificuldade.
Fala um ex-dono de um 130/900. Se estás mesmo com problemas de orçamento desses aconselho-te o 130/900 dado que queres observar
planetas e podes sempre usar um reductor focal para aumentar o campo. Já o disse várias vezes e repito, para mim o 130/900 é um telescópio
"todo-o-terreno" mas claro é só uma opinião.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Ramalhete

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #4 em: Abril 15, 2010, 11:42:53 am »
Obrigado pelas dicas...

Mas com um 130/900 consigo ver alguma coisa de céu profundo?

Será o dobson também aconselhado para observação nas zonas rurais com terrenos acidentados?

Fiquem bem
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Ramalhete

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #5 em: Abril 15, 2010, 11:53:21 am »
Então e este?


Sky-Watcher SW Dobson D-153.........6"..........150/1200...........fácil de usar..............230€

Com este consigo observar tanto objectos de céu profundo como planetas?

Desculpem estar a chatear, mas sou novo nisto dos telescópios...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #6 em: Abril 15, 2010, 11:57:08 am »
Citação de: "Ramalhete"
Então e este?


Sky-Watcher SW Dobson D-153.........6"..........150/1200...........fácil de usar..............230€

Com este consigo observar tanto objectos de céu profundo como planetas?

Desculpem estar a chatear, mas sou novo nisto dos telescópios...

Creio que sim, pelo menos é a ideia que tenho tido aqui no fórum... :)
Os dobson são sempre bons para observação, e derivado de não terem montagem equatorial, são mais baratos...
Estou também inclinado a comprar esse modelo que referiste, daqui a uns meses, pois também não tenho possibilidades de gastar muito €€€... :)
E apresentar dúvidas não é chatear ninguém... O pessoal aqui é muito acessível para esclarecimentos... :)

Outro pormenor que há que ter em atenção é a questão do peso e tamanho do equipamento, uma vez que é para transportar para fora de casa... :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Ramalhete

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #7 em: Abril 15, 2010, 03:32:08 pm »
Bem, meus caros

Acho que me contagiaram com o Sky-Watcher SW Dobson D-153, pelo menos pelo que vi aqui na net com os simuladores da GEM51 (será que me posso guiar por eles?)

Agora, as minhas duvidas são as seguintes:
-Como é que mantenho este telescópio estável em terrenos acidentados no caso de o levar para um espaço rural?
-O que posso esperar deste telescópio para observação de objectos de céu profundo? (se alguém me consegui-se imagens era muito bom)

Mais uma vez obrigado e fiquem bem
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #8 em: Abril 15, 2010, 03:48:21 pm »
No site da skywatcher cada telescópio tem alguns exemplos de imagens captadas, porém, este modelo tem apenas duas, creio...
Porém, a versão de 200mm, tem bastantes mais imagens...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #9 em: Abril 15, 2010, 10:49:34 pm »
Olá Ramalhete, tudo bem?
Olha, normalmente , quando se escolhe um telescópio, deve-se ter em mente alguns aspectos:
-por exemplo ter em conta que as imagens que se vêem nas revistas e livros nao sao as imagens que se vêem na ocular do telescópio, sao sim longas exposiçoes fotográficas e o resultado final é o que se mostra nessas revistas ou livros;
-quando se escolhe um telescópio também se deve ter em conta a finalidade para a qual se vai utilizar, ok? Se dizes que vai servir para observaçao de uma forma geral, entao um bom newton de 6" ou 8" servirá plenamente o propósito, seja com montagem Dobson ou equatorial;
-agora se é para mais tarde fazer um up-grade, entao talvez o equatorial seja mais indicado, porque além de a montagem funcionar baseado nos três eixos ( altitude, longitude e equatorial), o que facilita o seguimento do objecto que se quer observar, ainda que seja mais difícil ao princípio de o controlar, depois também será mais fácil de o melhorar, por exemplo com a adiçao de motores, se nao vier com eles já incluídos;
-outra coisa muito importante que deves considerar, é a distancia focal: normalmente se te dedicas a objectos do tipo planetas, enxames globulares ou abertos, estrelas duplas, e outros objectos deste tipo, entao,  deves escolher um telescópio que tenha distancia focal longa; porquê? porque o objectivo é conseguir ampliaçao alta e resoluçao, dentro dos limites desse telescópio,de forma a poder distinguir detalhes na imagem, por exemplo os anéis do planeta Saturno;
-se o teu objectivo é observar objectos difusos, tipo nebulosas ou galáxias, entao deves escolher um telescópio com focal curta e se possível com a maior abertura possível( tamanho da lente ou espelho) e nisso os dobson ou equatoriais sao bastante bons e relativamente acessíveis;porquê focal curta? porque muitos desses objectos só sao observáveis na sua totalidade se tiveres um campo de visao amplo, além de quanto maior fôr a àrea da lente ou espelho, mais luz entra e melhor se verá esse objecto;
-dos que tinhas mencionado antes, qualquer um dos de 130mm seria uma boa escolha atendendo às consideraçoes sobre distancia focal , e digo qualquer um porque tanto o telescópio Celestron, como o da Skywatcher , sao fabricados pela Chinesa Synta, a diferença é o controlo de qualidade;
Agora, se puderes, como diz o pessoal, comprar um dobson de 6" ou 8" ou entao um equatorial de 6" ou 8" também, acho que seria o ideal!!
Penso eu de que...
Atençao que há pessoas neste fórum com conhecimentos muito mais profundos do que os meus, e se estiver a dizer asneiras, peço que me corrijam, por favor!!
Um abraço :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #10 em: Abril 15, 2010, 11:24:18 pm »
Citação de: "Emanuel"
Agora, se puderes, como diz o pessoal, comprar um dobson de 6" ou 8" ou entao um equatorial de 6" ou 8" também, acho que seria o ideal!!
Penso eu de que...
Emanuel, concordando em pleno com o que disseste, só me fez confusão a tua referência a um "equatorial".... :s
Querias dizer Newton numa montagem equatorial?

Já agora, um telescópio de distância focal relativamente curta (como é o caso dos Dobson), podem perfeitamente ser utilizados não só para DSO, mas também para, por exemplo, planetas. Basta que se utilize um BOA lente de Barlow para aumentar a distância focal do telescópio.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #11 em: Abril 16, 2010, 06:09:46 am »
Sim, realmente com equatorial, referia-me a um telescópio newton com montagem equatorial, peço desculpa por nao me ter expressado bem!!
Os dobson sao também bons para observaçao de planetas, e sim com uma lente barlow se pode aumentar a distancia focal do telescópio; o problema reside na própria montagem, porque como é uma montagem que funciona movimentando-se em dois eixos, o da altitude e o da longitude, quando se observa com baixas ampliaçoes, tudo bem, agora quando se amplia um objecto, um planeta  neste caso, mantê-lo centrado no campo de visao, é um verdadeiro desafio, se bem que há dobsons motorizados também!
Com uma montagem equatorial, se fôr motorizada, e se estiver devidamente alinhada pela estrela polar, manter os objectos centrados no campo de visao, é fácil, e mesmo que nao tenha motores, só é necessário movimentar um dos eixos!!
No final todos os tipos de telescópios podem ser utilizados para qualquer observaçao, existem sempre maneiras de contornar os problemas, só se torna mais específico, quando se decide apostar em astrofotografia!!
Um abraço 8)
« Última modificação: Abril 16, 2010, 11:32:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Ramalhete

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #12 em: Abril 16, 2010, 09:55:28 am »
Obrigado a todos, estou totalmente esclarecido...

Alguém me recomenda um livro (ou dois) para principiantes que aborde tanto a questão do telescópio como a questão da observação propriamente dita (tipo com exercícios hehehe  :lol: )

Mais uma vez obrigado
Fiquem bem
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #14 em: Abril 16, 2010, 02:25:08 pm »
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Re: Imagem versus Telescópio (compra)
« Responder #14 em: Abril 16, 2010, 02:25:08 pm »