Autor Tópico: Astronautas da ISS fizeram hoje uma caminhada pelo espaço.  (Lida 1035 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Astronautas da ISS fizeram hoje uma caminhada pelo espaço.
« em: Agosto 03, 2006, 05:40:10 pm »
Dois astronautas da Estação Espacial Internacional fizeram uma caminhada de 6 horas e meia nesta quinta-feira a fim de preparar o complexo para expansões futuras.

Jeffrey Willliams, da Nasa, e Thomas Reiter, da Agência Espacial Europeia, ambos astronautas com experiência em caminhadas espaciais, saíram da câmara de compressão norte-americana esta manhã, quando o módulo orbitava sobre a Austrália e o sudeste asiático.

A sua principal tarefa era substituir equipamentos quebrados na estrutura que será o principal sistema de resfriamento da estação.

A Nasa planeava conectar as novas vias de resfriamento da estação há mais de três anos, mas todas as viagens espaciais foram canceladas depois do acidente fatal com o Columbia, em Fevereiro de 2003.

A agência também acrescentou dois vôos para testar melhorias de segurança, solicitados depois do acidente.

Após o retorno da nave Discovery, no mês passado, depois que o equipamento foi colocado em funcionamento e manutenções foram realizadas com sucesso, a Nasa liberou a sua frota de aeronaves para retomar a montagem da Estação Espacial de 100 bilhões de dólares.

A nave Atlantis deve ser lançada entre 27 de Agosto e 7 de Setembro para levar um novo conjunto de dispositivos de energia solar para a estação. A Discovery deve levar mais equipamentos em Dezembro.

A Nasa planeia 16 missões de construção da estação antes que a frota de aeronaves seja aposentada, em 2010.

As novas vias de resfriamento da estação têm que ficar prontas antes do próximo vôo da Discovery, em Dezembro, durante o qual o novo sistema será colocado em funcionamento.

Os astronautas também planeiam instalar dois equipamentos que vão ajudar os engenheiros a avaliar o ambiente espacial.

Fonte: Agência Reuters in Yahoo News
« Última modificação: Agosto 04, 2006, 10:29:25 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 04, 2006, 10:29:02 am »
Os astronautas Jeff Williams e Thomas Reiter realizaram ontem uma caminhada espacial para instalar experiências científicas e reparar equipamentos da Estação Espacial Internacional (ISS) que orbita a 400 quilómetros da Terra.

A chamada Atividade Extra-Veicular (EVA, em inglês), que durou cinco horas e 54 minutos, foi realizada "com sucesso", disse o controle da missão no Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas).

A tarefa foi realizada com tanta facilidade que os astronautas até tiveram tempo de observar como a tempestade tropical "Chris", que por um momento ameaçou se transformar em furacão, se desenvolvia sobre o mar das Caraíbas.

Williams e Reiter, astronautas da Agência Espacial Europeia, iniciaram a caminhada logo pela manhã.

Eles recebiam instruções do comandante da estação, o russo Pavel Vinogradov - que estava no interior da ISS.

Durante a missão, que inicialmente devia durar pouco mais de seis horas, Williams e Reiter realizaram uma série de experiências, além de consertos na estrutura principal da ISS.

A primeira operação foi a instalação de uma Unidade de Medida Potencial Flutuante (FPMU, na sigla em inglês), um sensor para vigiar a acumulação de carga elétrica da nave.

Segundo um porta-voz da agência espacial americana, o objectivo da FPMU será assegurar que sejam minimizados os perigos provenientes das sobrecargas de eletricidade estática, enquanto a ISS continua a crescer.

Williams e Reiter, que foi o primeiro astronauta a estampar uma bandeira alemã na sua roupa espacial, também instalaram uma câmera no sector de boreste do complexo espacial.

Além disso, os astronautas instalaram equipamentos para a realização de novas experiências, retiraram uma antena de posicionamento global que começou a falhar e colocaram cabos que deverão ser utilizados em futuras caminhadas espaciais.

Reiter já havia realizado outras duas caminhadas espaciais, mas com roupas espaciais russas e a bordo da estação espacial Mir. Para Williams, esta foi a terceira experiência deste tipo.

Do interior da ISS, Vinogradov foi especialmente importante para as operações que Reiter e Williams realizaram, declarou Dana Weigel, diretora das Atividades Extra-Veiculares.

Esta é a primeira vez, desde 2002, que a ISS conta com três ocupantes.

O número de tripulantes teve que ser reduzido para dois quando foram suspensas as missões das naves espaciais americanas, após a tragédia do "Columbia", no dia 1 de Fevereiro de 2003.

Os vôos foram reiniciados no ano passado com uma missão da "Discovery", mas voltaram a serem suspensos após terem sido registrados os mesmos problemas que causaram a tragédia do "Columbia", que custou a vida de seus sete tripulantes.

Segundo Kirk Shireman, subdiretor do programa da ISS na Nasa, a caminhada espacial era especialmente importante para preparar o caminho das dez visitas que o complexo espacial receberá nos próximos doze meses.

A ISS é uma iniciativa conjunta da Nasa, da Agência Espacial Europeia, da Rússia, do Canadá e do Brasil, que, a um custo de US$ 100 bilhões, devia ter sido terminada há dois anos.

Os trabalhos para completar a construção serão reiniciados formalmente no final do mês, com a visita da nave "Atlantis", cuja partida está prevista, em princípio, para 27 de Agosto.

A construção da ISS será uma das últimas tarefas que as actuais naves dos EUA realizarão antes de serem aposentadas pela Nasa em 2010.

Da mesma fonte.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 04, 2006, 10:29:02 am »