Autor Tópico: Adaptação Médio Formato ao telescópio  (Lida 5146 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Adaptação Médio Formato ao telescópio
« em: Agosto 04, 2006, 10:06:57 am »
Como o prometido é devido, aqui fica a descrição do que fiz para "atarrachar" :) a minha máquina de Médio Formato ao telescópio.

A Máquina é uma Kiev 60, provavelmente a máquina de filme de Médio Formato mais barata que existe, do lado de cá da estratosfera. Como também não é uma marca muito conhecida, não há adaptadores à venda para estas geringonças. Ou seja, o se manda fazer, ou se faz um.. Eu optei por esta 2ª via 8)... Tenho que dizer que na realidade quem o fez não fui eu, mas sim umas cunhas na família :( (É a desvantagem de pedir conselhos a gente que sabe mais, e depois acabam por ser eles a fazer.. Quando fôr a minha vez de ser pai ou avô, logo me calha a vez de ser eu a mexer na massa :D)

Ora bem, aqui está o que se fez, e material necessário:
Materia prima:
- 1 anel macro "pêrro", em 2ª mão ($19 + portes no eBay)
- 1 resto do fundo de uma garrafa de ar comprimido

Ferramentas:
- 1 máquina de torneio mecânico (torno)
- 1 prensa manual
- 1 craveira
- cola de Araldite
- etc

Ideia geral: O anel para fotografia em macro garante a montagem na máquina, e arranja-se uma coisa qualquer onde se faz a rosca que adapte ao telescópio.



Confecção:
Tornear 1 bocado do fundo de uma garrafa de ar comprimido (feita de duralumínio - ou lá como se chama - bom para trabalhar) à medida das necessidades. Este pedaço vai ser a parte da rosca. Como o torno usado não tem possibilidade de fazer roscas métricas (o que é preciso para telescópios Takahashi com focador de 2.7 polegadas é uma rosca de 72mm com passo de 1mm) teve que se fazer uma rosca de 24 ou 26 tpi (voltas por polegada) e depois retocar a rosca até bater certo. Felizmente a roca do telescópio é "larga" o suficiente e permitiu afiar-se sem problemas a rosca em polegadas.
Em seguida corta-se um anel de macro para ficar com a medida desejada. Segundo as especificações do redutor/telescópio o backfocus (distância ideal entre a ponta de metal do redutor e o filme) devia ser de 89.3 mm. Como a Kiev 60 tem um registo (distancia do filme à flange da montagem) de 74.1mm, o adaptador foi feito para ter 15.2 mm desde as linguetas da montagem até ao batente da rosca. (Acho que não é necessária precisão até ao décimo de milímetro, mas pronto, já está feito assim :P)
Após o corte, cola-se a parte roscada ao que resta do anel de macro com cola de araldite, deixando a secar durante a noite.
Experimenta-se e testa-se na tampa do redutor, e vai-se afinando a rosca (operação trabalhosa, porque requer não perder a rosca de vista, mantendo sempre a peça roscada no torno.
Por fim, aproveita-se o resto do fundo da garrafa de ar comprimido, espalmando várias vezes numa prensa, e faz-se o batente, que irá ser colado ao conjunto anterior.

Melhoramentos:
Como melhoramento adicional, pode-se retirar aquela patinha do diafragma do anel que só serve para fazer sombra, e desbastar o suporte...
O anel agora ainda pode levar uns pinos de lado para trancar melhor e garantir que o peso da máquina (~1Kg) não fica suportado só pela Araldite..
Outra coisa que falta fazer, é pintar de preto as partes internas brilhantes..

Conclusão:
Portanto o adaptador custou o preço do anel macro ($19 + portes), as "cunhas" pagaram a mão-de-obra e o resto da material prima :) Mas levou 2 meses até estar feito :P Ainda ponderei mandar fazer numa loja nos Estados Unidos, dirigida por um senhor simpático que fala algum Português (o mundo é tão pequeno), mas sai sempre mais caro, e depois havia os portes, etc.. Assim - pensei - sempre me divertia eu a fazer o adaptador... Ter "cromos" na família às vezes provoca saida dos tiros pela culatra..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
MAS!!!!
« Responder #1 em: Agosto 04, 2006, 10:38:12 am »
Bom, até aqui tudo bem, estava em todo contente, todo lampeiro, até ver a primeira foto de teste, tirada durante o dia!



A luz que vem de um telescópio até ao filme, vem mais "paralela" do que se viesse de uma objectiva de fotografia (ver a lente do lado esquerdo). Isto faz com que a luz passe por sítios por onde não foi feita para passar. A foto acima mostra duas zonas que causam sombra na película. O espelho da máquina (que faz uma sombrita de nada, é pouca coisa) e a patilha da abertura, que ainda faz entre 5 a 10 mm de sombra.
Mas ando a contar com isto nas exposições que faço, e tento rodar a máquina para que a sombra fique num sitio que não seja chato.
E já agora, estes sítios são: em baixo e do lado esquerdo! (porque a imagem é registada invertida ;)

edit: Quando/se me decidir a usar a máquina só para astrofotografia, vou vandalizá-la e "arrancar" a patilha do diafragma :twisted:
« Última modificação: Agosto 04, 2006, 11:04:08 am por Fil »
Fil.
GOAAA

MAS!!!!
« Responder #1 em: Agosto 04, 2006, 10:38:12 am »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 04, 2006, 10:47:26 am »
Isto é que é reciclagem e aproveitamento de materiais existentes! Bravo! :D
A ver se acabas o rolo actual (o primeiro, né?) que quero ver a quantidade de espaço que cabe no formato médio... e vê lá se te decides que a máquina vai ser só pra uso astronómico pra te livrares de uma sombra pelo menos...

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline JoseM

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://student.dei.uc.pt/~jemart
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 04, 2006, 03:37:00 pm »
Do site: "Kiev 60 - An SLR on steroids". :lol: :lol:

Em relação às sombras, podias  fazer um diafragma em cartão que cubra essas "coisas" de sombra. Ou seja, estás a fazer um circulo (de preferência perfeito) que "corrige" essas zonas de sombra.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por JoseM »
--
José Martins

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 08, 2006, 03:33:10 pm »
Citação de: "JoseM"
Do site: "Kiev 60 - An SLR on steroids". :lol: :lol:

Em relação às sombras, podias  fazer um diafragma em cartão que cubra essas "coisas" de sombra. Ou seja, estás a fazer um circulo (de preferência perfeito) que "corrige" essas zonas de sombra.
Ah! estou a pensar fazer um "diafragma digital" que corta isso depois de digitalizado :) Mas melhor ainda seria se eu tivesse tirarado um "flat" para tentar ainda recuperar alguma informação da imagem naquele sítio.. Bom, tenho aqui o rolo e estou impaciente para ver o resultado. E como a Lua agora só se põe daqui a quase 2 semanas, vou mandar revelar o rolo, a ver o que sai :)
Na calhar tenho uma M101 de 35 minutos de exposição, várias M31 de 40 a 75 minutos, e uma M45 de 45 minutos.. a ver vamos o que sai :)
ah, tenho também uma M31 tirada a 1/500 :D deve ter ficado "boa"..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline JoseM

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://student.dei.uc.pt/~jemart
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 09, 2006, 01:02:58 am »
Podias era fazer a experiência com os dois métodos de diafragma.
Suspeito que as diferenças notam-se para além dessa pequena imperfeição.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por JoseM »
--
José Martins

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 09, 2006, 02:48:03 pm »
hmm, mas então explica melhor a tua ideia.. é "alterar a forma" do filme que fica exposta, certo? Portanto, seria reduzir a área de filme que fica exposta à luz do telescópio, certo? Essa zona ficará tão mais "bem definida" quanto mais perto a máscara for colocada do filme.. Ou a ideia era colocar essa máscara ao mesmo nível que a patilha-que-causa-sombra?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline JoseM

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://student.dei.uc.pt/~jemart
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 09, 2006, 03:33:00 pm »
O problema que eu estou a suspeitar que vá acontecer é o seguinte. Ao ter luz nessa patilha, não vais ter uma sombra com esse formato. Vais acabar por produzir alterações em toda a luz que está a entrar e não só naquele bocado. Ou seja, não ficas com uma área menor de imagem, mas ficas com uma imagem produzida com luz com menos "ruído".

Ao aplicares um diafragma para corrigir essa "imperfeição", estás a "limpar" a luz que chega à película. Não estás a reduzir a área de luz que chega à película. Reduzes a luz (suspeito que não chegue a meio stop), mas ficas com uma luz mais "limpa".

Contudo, há um pormenor. Tu é que tens a máquina à frente. :-)
Mantenho a minha sugestão. Faz um circulo de cartolina preta, que dê para cortar essa patilha e vê se consegues aplicar nesse local. Depois tira duas fotografias (por exemplo, à tua casa) com e sem esse "diafragma". Depois, vê os resultados.

P.S.- Quis encontrar fotos de pinholes com buracos "esquisitos" (triangulos, quadrados, etc.) mas não consegui encontrar nada. Também é uma experiência engraçada...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por JoseM »
--
José Martins

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 09, 2006, 06:42:58 pm »
hmm.. Tou a ver..
(para tirar a foto à minha cara tinha que arranjar um cabo disparador de 20 metros, para conseguir focar o telescópio em mim :) Mas percebi a ideia ;): quem diz a minha cara diz "qq coisa")
Mas já percebi a ideia.. Vou ver se experimento isso no próximo rolo..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Agosto 11, 2006, 01:41:02 pm »
Aqui está um exemplo do que eu vejo num slide de 6x6 tirado com a minha máquina:



Nota-se do lado esquero a sombra da patilha, e em baixo um pouco da sombra do espelho, e os cantos arredondados..  (As barras verticais pretas delimitam a fotografia, e o que está do lado direito é a foto seguinte no rolo)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #10 em: Agosto 11, 2006, 01:52:20 pm »
Olá Mr. Fil

Parecem-me escurecimentos sem extinção total de luz... aposto que um bom "flat-field" reparava a maior parte do problema. Senão, é só fazer um "cropzito" já que tens uns cantos arredondados tambem...

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline JoseM

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://student.dei.uc.pt/~jemart
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 13, 2006, 12:23:44 am »
Muito boa foto! Tens aí uma foto de excelente qualidade!
Isso é a cores, não é? Manda fazer uma apliação 20x30 e se calhar vais ficar surpreendido. :-)
Parabéns! :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por JoseM »
--
José Martins

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Agosto 13, 2006, 02:34:52 pm »
Citação de: "JoseM"
Manda fazer uma apliação 20x30 e se calhar vais ficar surpreendido. :-)
Parabéns! :-D

Obrigado.. mas..  ..já vi o resultado :( mandei digitalizar e ampliando deu isto :(
Ficou desfocada e mal guiada..  Mas eu já tenho planeada a vingança para o próximo fim-de-semana, hehe..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline zoom

  • Mensagens: 23
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Adaptação Médio Formato ao telescópio
« Responder #13 em: Março 27, 2009, 03:39:49 am »
Tambem tenho uma Kiev 60.
Um dia experimento tirar 1 foto atravês de 1 focador de 2".  É capaz de dar bons resultados.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Adaptação Médio Formato ao telescópio
« Responder #13 em: Março 27, 2009, 03:39:49 am »