Autor Tópico: Flightcase LXD75  (Lida 3117 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline devoid

  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Flightcase LXD75
« em: Maio 05, 2010, 03:06:00 pm »
Olá.
Decidi partilhar aqui o projecto e construção da minha flightcase costum made para um Meade LXD75 N6.
Este projecto foi relativamente barato uma vez que a excepção da compra de ferragens, polietileno e tinta, tive principalmente a ajuda de amigos :D , um designer que desenhou a caixa e a estrutura interior, assim como me ajudou na escolha dos materiais e também no corte do polietileno, e um carpinteiro que construiu a caixa e montou as ferragens, assim como aplicou a pintura de Warnex.
Não tirei grandes fotos de todo o processo, mas cá esta o resultado final.



1. Desenho e medidas da caixa em Rhinoceros.


2. Ferragens.
2xPegas com mola
6xCantos
2xFechos Borboleta
2xFechos (acabei por optar pelos borboleta)
2xRodas de canto
4xDobradiças
CVA Electrónica

3. Desenho e medidas de corte da estrutura interior em Rhinoceros.


4. Placa de espuma de polietileno de alta densidade CxLxE=3 x 1.6 x 0.03 m.
Da Hora

5. 1kg tinta Warnex preto texturado.
Santos Som

Tudo isto foi feito com tempo, penso que desde a ideia inicial até ao acabamento final deve ter passado 2 anos, mas o resultado final foi bom e visto que apenas custou uma fracção do que seria se tivesse realmente optado por encomendar foi ainda melhor (perto de 300€ melhor).
Existem alguns elementos comuns em flightcases que não optei, nomeadamente cantoneiras nas arestas, iriam dar outra rigidez e protecção a peça, mas ao mesmo tempo ia encarecer e também aumentar o peso drasticamente.
Em conjunto com um saco (feito em restos de ganga pela minha mãe) para o tripé, e como o caixa pode ser usada como trólei, posso literalmente carregar todo o telescópio e acessórios sozinho, pelo menos em pavimento liso...  :-D e cabe tudo mesmo a justa numa bagageira de um corsa.
De futuro tenho ideia de trocar as dobradiças que são bastante frágeis por algo mais robusto.

Caso tenham alguma questão ou queiram ver mais pormenores é só pedir.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Flightcase LXD75
« em: Maio 05, 2010, 03:06:00 pm »