Autor Tópico: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO  (Lida 7792 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #15 em: Maio 26, 2010, 02:49:30 pm »
Olá amigo Rui,

Penso que já vi este modelo de telescópio numa loja tipo Fnac sim. Aproveitei para fazer o download dos manuais. O quick start guide é totalmente dispensável, pois omitem algumas coisas importantes. O manual principal é interessante. Descreve relativamente bem o procedimento de alinhamento e a utilização dos circulos graduados. Parece-me suficientemente bom para alguem que já saiba algumas coisas elementares.

Pelo que conheço, a Celestron, felizmente, faz uns telescópios bem decentes neste nível de "iniciado". Já tive a oportunidade de utilizar um refractor de 70mm desta mesmo série, e estava muito bem feito. Ópticas decentes, o tubo bem feito, a montagem apesar de ser "somente" uma EQ1 ou EQ2 tem um nivel de construção e qualidade dos materiais muito acima da concorrência. Se foi uma boa compra? Em principio não foi má, mas também depende da quantia que foi dispendida.

Envie-me o seu e-mail então pra continuarmos a discussão. :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #16 em: Maio 26, 2010, 03:20:14 pm »
Boas

Quanto aos circulos graduados, também eu, no inicio, andei "às turras" com eles. Confesso que de tanto tentar perceber...desisti  :(|

Enquanto nao tive GO-TO, tornei-me um adepto incondicional de sistema "star hoping". Não quero com isto dizer que devas desistir, muito pelo contrário.

Mas dá uma vista de olhos neste tópico. Foi muito "discutido" este assunto
viewtopic.php?f=42&t=1695&p=12878#p12878
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #16 em: Maio 26, 2010, 03:20:14 pm »

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #17 em: Maio 26, 2010, 04:27:08 pm »
Agradeço mais uma vez a vossa ajuda.
PAra mim GO-TO ou Star hoping é "chines".. eu realmente comprei este equipamento as escuras, e tenho receio que na pratica nao "me faça feliz".

Ja vi nuns topicos que tem telescopios que da pa mudar as lentes, umas com mais zoom, montar um motor etc etc... sera que este modelo da para fazer isso tudo?
Astrofotografia?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #18 em: Maio 26, 2010, 05:05:04 pm »
Olá Rui,

Isso de haver um equipamento que nos faça realmente felizes, não sei se existe...  :lol:

Isso das lentes, mais correctamente conhecidas como oculares, podem-se trocar sim. Existem várias marcas, modelos, preços, etc. Isso é coisa para descobrir mais tarde. Nesse telescópio também sei que dá para montar um motor básico com a funcionalidade minima de compensar o movimento de rotação da Terra - Torna a observação muito mais cómoda porque deixa de ser necessário andar constantemente a "seguir" o objecto usando o manipulo de movimentos lentos ligado ao eixo de A.R.
Se tiver espírito ATM (Amateur Telescope Making (ou Maker)) ou simplesmente gostar de engenhocas e invenções, aí já se pode inventar ainda mais... mas isso também é pra depois.  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #19 em: Maio 26, 2010, 06:26:38 pm »
Nao sei como lhe agradecer com tanta informaçao dada.
Tenho "mais" outra duvida.. o telescopio ao apontar para cima fica nos 37º, ou seja, para apontar para a Lua ou apontar uma Estrela ou planeta certamente o telescopio nao ficara na mesma posiçao ( apontar para cima) ??

Relativamente aos tais encontros que fazem , cada um leva o seu equipamento?
Gostaria de participar numa experiencia dessas, e começar a dar pratica ao telescopio.

Cumprimentos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #20 em: Maio 26, 2010, 06:47:53 pm »
Não tem nada que agradecer. Respondi porque gosto de ajudar e já tenho algum conhecimento e não me serve de nada ficar com ele só pra mim.

Bem, isso de estar a apontar pra cima é subjectivo. Cá pra mim, o "cima" é o Zénite. O Zénite é, e citando a Wikipédia: "Ele é definido como o ponto exatamente acima de um lugar específico, ou seja, a partir de um ponto numa superfície horizontal traça-se uma reta imaginária perpendicular ao plano, o ponto onde esta encontrar-se com a esfera celeste, na parte superior é o zênite". É olhar pra cima até o pescoço não ir mais, e é mais ou menos nessa zona.  ;-) Pra mim isso é o "cima".
Para o telescópio apontar para a zona do zénite, ou para cima, basta rodar o eixo de A.R. até que fique mais ou menos paralelo ao solo e rodar o de declinação até que o tubo fique na perpendicular com o eixo de A.R.. Pronto está mais ou menos a apontar pra cima!

Sobre os encontros... sim, geralmente cada um leva o seu equipamento, mas não é absolutamente necessário levar alguma coisa. Pode ir só equipado com os seus olhos, ou levar um binóculo ou um telescópio... não há restrições nesse sentido. O propósito é, para além das observações e astro-fotografia, também a troca de ideias, experiências, invenções, etc, sempre com o espirito de amizade e camaradagem presentes, como não podia deixar de ser.  8)

O próximo encontro não sei quando será, depende sempre muito da disponibilidade das pessoas e as condições meteorológicas, mas há sempre coordenação e troca de e-mails para combinar tudo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #21 em: Maio 26, 2010, 06:54:15 pm »
ok.. entao quando houver possibilidades gostaria de ser contactado.
Entretanto ja deixei o meu email em PM, quando quiser pode adicionar.
Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
MONTAGEM EQ
« Responder #22 em: Novembro 18, 2010, 09:14:20 pm »
A MONTAGEM EQUATORIAL TEM ALGUM PONTO CEGO? PODE-SE OBSERVAR ABAIXO  DA POLAR SEM RESTRIÇÃO DE MOVIMENTO?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #23 em: Novembro 19, 2010, 10:42:40 am »
As montagens equatoriais, foram pensadas para girar o telescópio em torno do pólo, mas mesmo assim, isto não quer dizer que não se consiga observar nessa zona. Estas montagens foram feitas com duas metades de céu em mente.. O "problema" delas, é obrigar-nos a dividir o céu na metade Este e metade Oeste. Quando se passa de um lado para o outro é preciso rodar o telescópio 180º em Declinação, e 180º em Ascenção Recta..  No caso da Polar, ou do cruzeiro do Sul, a zona abaixo dela até ao horizonte é facilmente acessível da mesma forma que apontando para o ponto oposto (no meridiano local, junto ao horizonte). A dificuldade que existe é em apontar a coisas perto do pólo, em si. Chamei-lhe dificuldade, porque não é uma impossibilidade, mas sim um incómodo. Para se deslocar o telescópio aquilo que parece ser um bocadinho de nada no céu, pode transformar-se num gigantesco movimento em Ascenção Recta. Nesse caso, o melhor é mesmo guiar-nos por um mapa "equatorial", e não tentarmos fazer "star hopping" nessa zona.. Por exemplo, é preciso treino para se centrar um telescópio numa montagem equatorial na estrela polar!

Em suma, não existe uma zona cega do telescópio, porque se não funcionar com o telescópio do lado Este da montagem, funciona com ele do lado Oeste.

Existe ainda um outro detalhe, que é se por ventura o telescópio não está assente na montagem de forma perpendicular ao eixo de Declinação. Se isto acontencer, então existe o tal ponto cego. Mas é só neste caso, que é suposto não acontecer. Há anéis que suportam os tubos ópticos que permitem ajustar isto, e em geral só costuma ser problemático se o campo visível pelo telescópio for muito pequeno (distância focal muito alta, ou muita amplificação).

De certa forma é o mesmo que acontecer com uma montagem altazimutal a olhar na vertical para cima, só com a diferença que as estrelas nessa zona se mexem muito devagar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #24 em: Novembro 24, 2010, 04:07:57 am »
Olá Fil,
...então se quiser observar abaixo da estrela polar teria de colocar o eixo AR paralelo ao chão? Para observação visual, ou seja, para quem não intenciona astrofotografia, tem alguma vantagem na EQ em relação à azimutal?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #25 em: Novembro 29, 2010, 06:16:17 pm »
Citação de: "AJC"
Olá Fil,
...então se quiser observar abaixo da estrela polar teria de colocar o eixo AR paralelo ao chão? Para observação visual, ou seja, para quem não intenciona astrofotografia, tem alguma vantagem na EQ em relação à azimutal?
O eixo de declinação, sim.
Quanto a ter vantagem, depende..  Se a ideia é observar nessa zona, a montagem Eq. não tem grande vantagem em termos visuais, porque o céu "mexe" mais devagar perto do Pólo.
A principal vantagem/função da montagem EQ é ter só um manípulo onde se mexer (ou se motorizar) para seguir a grande maioria dos objectos que há no céu sem dar grande trabalho, e sem fazer abanar muito o telescópio. Se o que se observar andar a uma velocidade constante, na direcção Este-Oeste, a montagem EQ pode simplificar seguir esses objectos. Se o campo real visto pela ocular através do telescópio for reduzido, e se estivermos a observar coisas numa zona em que o céu parece andar mais depressa (mais na zona do equador celeste, por onde costumam andar os planetas) então aí também convém ter uma montagem que permita não se mexer muito no telescópio e que permita acompanhar o objecto com facilidade: A EQ pode dar jeito)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #25 em: Novembro 29, 2010, 06:16:17 pm »