Autor Tópico: A verdadeira cor de Marte???  (Lida 5175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
A verdadeira cor de Marte???
« em: Maio 31, 2010, 12:34:13 am »
Boa Noite.
Gostava de saber se alguém me pode esclarecer esta dúvida, aqui vai....
Tenho procurado algumas informações sobre a "verdadeira" côr de Marte, depois de ter encontrado algumas explicações muito breves sobre o assunto, começo a ler notícias  que põe em causa a demasiada cor avermelhada que se pode observar nas inúmeras fotografias disponíveis deste planeta.
Se calhar sou eu, que sempre imaginei como varias pessoas que Marte tivesse um tom quente pelas imagens que via.... mas algumas destas informações chegam a afirmar que as fotografias tiradas de Marte chegam a ser mesmo alteradas para um tom avermelhado para que este suscite mais interesse.
Mas será verdade??? Ou será mesmo da camada de poeira onipresente que cobre este planeta e não possibilita que este revele sua cor real???
Entre varias opiniões contraditórias aparecem varias vezes imagens captadas por um astrónomo Português António Cidadão de imagens de Marte tiradas em 1999 onde o planeta aparece mais acinzentado que o costume.
O que queria saber é se alguém acredita em alguma adulteração das fotografias tiradas desde os Satélites que orbitam o planeta até aos Landers e Rovers para que este se torne mais interessante aos olhos do público.

Obrigado.
« Última modificação: Maio 31, 2010, 03:16:27 pm por FGFFC »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #1 em: Maio 31, 2010, 09:36:13 am »
Olá Francisco,

Uma obersavão visual até por qualquer pequeno telescópio irá revelar-te imediatamente que Marte tem mesmo aquele tom avermelhado. Parece que se deve à alta contentração de óxido de ferro na sua superficie, que lhe confere a tonalidade avermelhada. Cá por mim até podia ser uma rocha cinzenta... Claro que para o público em geral, uma côr diferente que estão habituados a ver vais suscitar algum interesse, mas entre suscitar pouco interesse entre o público e publicar imagens adulteradas sem credibilidade nenhuma para aumentar o interesse (sim, porque as mentiras não têm fundações para se aguentarem muito tempo), sem sombra de dúvidas que a 1ª opção é muito mais viável.
Por vezes existem enormes tempestades de areia que modificam um pouco a sua côr, mas obviamente que se a tempestade não é mais que a elevação do material da superficie no ar, a côr mantem-se sensivelmente a mesma.

P.S.: Sim, já o observei várias vezes pelo meu telescópio e é realmente avermelhado/acastanhado, com a zonas polares principalmente branquinhas.  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #1 em: Maio 31, 2010, 09:36:13 am »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #2 em: Maio 31, 2010, 04:25:19 pm »
Pois. Isso  é verdade, estarem a colocar imagem modificadas para se ariscarem a perder a credibilidade é pouco provável para uma agência como a Nasa ( não que não tenham os seus segredos...).
Mas para uma pessoa que nunca observou por um telescópio, e mesmo as imagens que vê de Marte não mostram os detalhes, e à sempre aquela duvida, ficando como ultima análise o trabalho de agências como a NASA para a base de informação do público em geral.
Interessei-me sobre este assunto depois de ver imagens e informação de sites como este: http://mars-news.de/color/blue.html em que o autor fala sobre as fotografias que foram tiradas e a correcção da cor feita pelo "filter response data" das imagens tiradas pelos rovers que é tudo chinês para mim.
Essencialmente fiquei curioso, porque não costumo dar muita atenção às teorias de conspiração que estão presentes na Internet, mas este assunto levantou um bocadinho a minha curiosidade.
Sendo assim e ficando cada vez mais convencido de algum exagero por parte destas supostas adulterações, agradeço-te Astrolupa pela informação e opinião.

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #3 em: Maio 31, 2010, 04:33:54 pm »
Sobre isso de "cores verdadeiras", é tudo um pouco subjectivo. Existe, supostamente, e levando em conta a resposta espectral da camara, filtros, condições atmosféricas e mais algumas coisa, criar a imagem com as cores "verdadeiras"... o problema é que nem sempre corresponde ao que imaginamos. Aí ás vezes entra o lado artístico humano. Claro que em imagens de ciencia isso não é admitido, mas uma foto da superficie de Marte a partir da camara "genérica" do rover nao me pareça que isso seja critico já que a maior parte das vezes é mesmo só para espalhar pela net e pelos media...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #4 em: Maio 31, 2010, 07:29:33 pm »
Compreendo, à uma série de factores que podem condicionar o aspecto de Marte e a nossa percepção sobre ele.
Pondo este assunto de parte, estou um pouco curioso: com tantas sondas já enviadas a este planeta desde os Mariners até ao Mars Reconnaissance Orbiter será já possível obter vídeos da superficie de Marte como este da Terra por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=G_byDBohVww&feature=related.
Haverá já tecnologia para isto?
« Última modificação: Maio 31, 2010, 09:38:45 pm por FGFFC »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #5 em: Maio 31, 2010, 07:38:51 pm »
Concerteza que há a tecnologia para tal. O motivo de ainda não ter sido feito é que provavelmente não faz parte da lista de objectivos a cumprir.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #6 em: Maio 31, 2010, 10:38:34 pm »
A largura de banda das sondas é muito reduzida... é por isso que não há full HD a vir de lá... nem sequer da ISS.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #7 em: Junho 01, 2010, 12:17:31 am »
Nem de propósito... aqui vai um site sobre a verdadeira côr de marte!
http://www.damianpeach.com/marscolour.htm
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #8 em: Junho 01, 2010, 06:20:59 pm »
Citar
A largura de banda das sondas é muito reduzida... é por isso que não há full HD a vir de lá... nem sequer da ISS.

Citar
Nem de propósito... aqui vai um site sobre a verdadeira côr de marte!
http://www.damianpeach.com/marscolour.htm  

Obrigado pelo site e pela informação Miguel e Astrolupa, interessante. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #9 em: Junho 02, 2010, 01:07:11 am »
Bem Miguel, só agora é que reparei melhor no site que colocaste.
Que grandes trabalhos :!: , pensei que fossem imagens de observatórios.... aquelas imagens de Marte e de Jupiter  :shock:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: A verdadeira cor de Marte???
« Responder #9 em: Junho 02, 2010, 01:07:11 am »