Autor Tópico: HH555 + M27 : o problema não é do OAG!  (Lida 1741 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
HH555 + M27 : o problema não é do OAG!
« em: Junho 19, 2010, 01:26:43 am »
Pois não é não  :( .
Aproveitei as 2 horas sem núvens aqui em FC (muita humidade) para testar o OAG da Orion/Brightstar + Loadstar completamente tapados com várias camadas de folha de alumínio. Além de o latinhas estar muito longe da aclimatização térmica tb não verifiquei a focagem porque queria aproveitar esta janela de oportunidade!  A ideia foi mesmo verificar se o culpado era a entrada de luz parasita pelo OAG. Impossível entrar um fotão que fosse e o resultado mantém-se. Assim, a culpa não é do OAG mas sim das reflexões internas. O que as origina....?
Estas imagens foram feitas apenas com o objectivo de testar o OAG "tapado". Os reflexos estão em ambas as imagens.

C9.25 + RF

M27 - L:1x600s (não tirei o blooming porque para o caso pouco importa!)


HH555 - Ha: 3x720s (usei o mesmo tempo de sub que usei o ano passado com o Taka qd fiz a mesma imagem. Depois comparo!). Calibração com darks, registo e stacking apenas.


Concluindo:

A introdução do OAG no meu sistema originou o aparecimento de reflexos indesejados. Verifiquei que o problema não é de uma entrada de luz parasita pelo OAG. Serão reflexos causados no interior do OAG? Como tive que alterar a posição do RF, será isso o responsável?

O OAG eliminou completamente o problema de flexão diferencial que existia quando guiava em paralelo com o ST80. As 3 imagens do HH555 podiam ser empilhadas sem registo prévio pois não existe deslocamento de imagem para imagem!

A Loadstar funciona lindamente com este OAG e não tive problema em encontrar estrelas guia em abundância e apenas com 0.5 s de integração!

OAG + Loadstar + problema de reflexões resolvido + C9.25: um sistema astrofotográfico a considerar seriamente (pelo menos é essa a minha opinião!).

Já é tarde e vou nanar esperando que o tempo melhore amanhã.

Abc,
paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: HH555 + M27 : o problema não é do OAG!
« Responder #1 em: Junho 23, 2010, 11:55:33 pm »
Viva Paulo!
Ena, que belas fotos!
Aí esses arcos tem mesmo aspecto de ser uma reflexão interna. E aposto que na direcção do centro de cada círculo terás uma estrela brilhante.. ;)

De onde vêm esses arcos de circunferência?.. err. pois, não sei.. Sugestão a ver se melhora, arranjar um "dew shield".. ou "flockar" o interior do C9.25 :s ou procurar arestas brilhantes no percurso da luz (focador talvez).. Mas não acho que seja fuga de luz de alguma coisa..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: HH555 + M27 : o problema não é do OAG!
« Responder #1 em: Junho 23, 2010, 11:55:33 pm »

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: HH555 + M27 : o problema não é do OAG!
« Responder #2 em: Junho 24, 2010, 12:46:57 am »
Olá Fil,

obgdo.
eu uso um dew shield enorme e extremamente bem construído, completamente "flockado" no interior. Acho mesmo que o problema está no tubo onde estão as lentes do redutor (só tirando uma foto para te explicar melhor o que quero dizer). Vou tentar resolver o problema  ;-) . Depois faço o report.
Obgdo pelas sugestões.

Abc,
paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: HH555 + M27 : o problema não é do OAG!
« Responder #3 em: Junho 24, 2010, 01:17:13 am »
Com muito jeitinho podes construir uma baffle em cartolina preta e colocar à frente do redutor..  :s Só para testar, claro.. cartolina dá uma óptima papa com a humidade..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: HH555 + M27 : o problema não é do OAG!
« Responder #3 em: Junho 24, 2010, 01:17:13 am »