Autor Tópico: Video do sol com efeito estranho...  (Lida 6086 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Video do sol com efeito estranho...
« em: Julho 23, 2010, 09:10:22 am »
Encontrei este video no youtube, em que mostra o sol com o "suposto" planeta Nibiru...
Já foi discutido esse assunto aqui vezes sem conta, e concluiu-se que é mito...
Porém, o vídeo mostra um efeito bastante interessante perto do sol...
Alguém me sabe dizer se é é possível que este seja um vídeo manipulado ou se é realmente possível captar este fenómeno visual, e se afirmativamente de que fenómeno se trata?
Cumps


[youtube:k0xzfhtq]20rmuWmchyk&feature=player_embedded[/youtube:k0xzfhtq]
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #1 em: Julho 25, 2010, 05:25:11 pm »
Olá João.
bem, decididamente acho que esse video tem pouca credibilidade assim como muitos do mesmo género que abundam no youtube....
Não achas estranho que com tecnologia cada vez mais avançada e com milhares de telescópios e astrónomos espalhados pelo mundo ainda não tenha aparecido qualquer prova realmente credível??
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #1 em: Julho 25, 2010, 05:25:11 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #2 em: Julho 25, 2010, 09:13:51 pm »
Incrível! Sempre que os LGM (Little Green Men) e outros fenómenos aparecem interferem sempre com a qualidade das câmara de filmar!
Que fantástica tecnologia possuem estes seres que deturpam a nossa ciência e praticamente inutilizam as nossas câmaras de filmar!
Felizmente conseguimos filmar, apesar da evidente falta de qualidade.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline cl_audio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #3 em: Julho 26, 2010, 07:19:50 am »
Viva,
Como técnico de Audiovisuais, este é um problema recorrente quando gravamos/filmamos com pouca luz ambiente e uma ou duas fontes de luz muito fortes com origem perto ou no próprio enquadramento. Este problema denomina-se de "flare".
Este efeito resulta de reflexões da luz entre os vários elementos que constituem uma lente fotográfica.
para saber mais : http://en.wikipedia.org/wiki/Lens_flare
Cláudio Silva
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cláudio Silva
CT2KBX
Técnico de Áudio e Vídeo
www.fccn.pt - Natureza na WEB, Estúdio de Vídeo e Videoconferência
Hobbies: Modelismo, Radio amador e Astronomia

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #4 em: Julho 26, 2010, 04:49:10 pm »
Planeta nibiru? Ao menos podiam chamar-lhe qualquer coisa mais conhecido tipo Urubu ou Gabirú. Experimenta a virar uma máquina fotográfica ou de filmar, em automático, contra o sol e logo vês os efeitos "estranhos" que aparecem e a qualtidade de "estrelas" novas e até auroras ou arco íris. Não convém é olhar pela objectiva para não se ficar cegú com algum planeta Nibiru  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #5 em: Julho 26, 2010, 11:38:56 pm »
Quantos observadores de óvnis são necessários para mudar uma lâmpada??  :geek:  :geek:
Nenhum. Mas cinco observadores que não sabem focar filmaram a lâmpada a desenroscar-se, pairar no ar e desaparecer janela fora!!!!  :-D  :lol:  :-D  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #6 em: Agosto 04, 2010, 10:26:41 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Quantos observadores de óvnis são necessários para mudar uma lâmpada??  :geek:  :geek:
Nenhum. Mas cinco observadores que não sabem focar filmaram a lâmpada a desenroscar-se, pairar no ar e desaparecer janela fora!!!!  :-D  :lol:  :-D  :lol:

ROTFLOL  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline alehage

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #7 em: Setembro 13, 2010, 06:39:32 pm »
Pessoal,
Sou Alexandre, moro em São Paulo - Capital.
Não tenho conhecimentos sobre astronomia, mas registrei o tal Nibiru,ou a tal aberração optica pela minha camera, na região da Lapa, zona oeste de SP, por isso venho aqui buscar respostas.
Alguem aqui no Forum já tentou observar com equipamentos mais apropriados?
Sobre as aberrações opticas, ponho em questão o fenomeno, da mesma forma que os amigos aqui põe em questão a existencia de Nibiru.

Por que esse efeito nas cameras só comecou a ser registrado depois de 2006?

Meu pai sempre tirava fotos do por do sol desde que eu era criança, na decada de 1980.
Tenho fotos, ano por ano, com diferentes cameras. Todas as férias, vários lugares diferentes... Albuns de amigos.. e nenhuma aberração óptica. De repente vários registros nos ultimos anos. Creio eu que não seja nenhum absurdo o fato de estranhar e questionar tais fenomenos...
Qual é a regra para que se ocorra uma aberração óptica desta natureza?
Por que tem dias que, com a mesma camera,  no mesmo horario, um dia a aberração é captada pela camera e outro dia não é?
Abracos
Alexandre
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #8 em: Setembro 13, 2010, 09:16:25 pm »
:(|  :geek:  :(|  :geek:  :(|  :geek:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #9 em: Setembro 13, 2010, 11:23:50 pm »
Citação de: "alehage"
Por que tem dias que, com a mesma camera,  no mesmo horario, um dia a aberração é captada pela camera e outro dia não é?
Abracos
Alexandre
Porque é que nalguns dias chove e noutros temos vento e noutros temos sol? Porque é que nuns dias temos nevoeiro e noutros núvens de grande altitude? A atmosfera está sempre a mudar. A atmosfera é uma lente entre nós e o sol. Portanto as fotografias do sol vão ser diferentes todos os dias.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline alehage

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #10 em: Setembro 14, 2010, 05:20:24 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Porque é que nalguns dias chove e noutros temos vento e noutros temos sol? Porque é que nuns dias temos nevoeiro e noutros núvens de grande altitude? A atmosfera está sempre a mudar. A atmosfera é uma lente entre nós e o sol. Portanto as fotografias do sol vão ser diferentes todos os dias.

Eu quis dizer, tirei fotos quando o tempo estava igual, a quantidade de nuvens era a mesma... A camera era a mesma...O horario tambem... Existe uma regra conhecida para que possamos ver um arco-iris. Também temos como saber qual é a hora exata para registrarmos um halo solar. Qual é a regra para que eu possa provocar uma aberracao optica? Enquanto eu não descobrir isso vou continuar achando que o que eu registrei é Nibiru. Já que não confio na credibilidade da Nasa, busco um explicação convincente por parte de astrônomos que não tem ligação com governos ou instituições.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #11 em: Setembro 14, 2010, 05:38:12 pm »
Epá... voltamos às teorias da conspiração?
Olha, agora a sério. Os governantes conspiram contra nós, fazem esquemas elaborados de projectos de financiamento público duvidoso, cobram-nos demasiados impostos e metem-nos em guerras no Iraque à procura de bombas nucleares. Conspiram contra nós!!!

Agora esconder planetas?? Que ganham eles com isso? Nada! Pelo contrário! Eles adoram esses fenómenos paranormais porque distrai as pessoas das coisas importantes!

Em relação ao Nirubi, garanto-te que não há lá nada. Tens milhares de amadores que observam o sol com grandes telescópios todos os dias e não mostram nada semelhante! O que é mais provável? Que tu, só tu, tenhas apanhado uma imagem de um planeta com nome de prostituta que mais nenhum astrónomo conseguiu ver, com telescópios de milhares de euros ou que na verdade estás a fazer um favor ao teu governo e distrais-te com refracções da atmosfera em vez de protestares porque a vida está cara?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline alehage

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #12 em: Setembro 14, 2010, 06:19:01 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Epá... voltamos às teorias da conspiração?
...esconder planetas?? Que ganham eles com isso? Nada! Pelo contrário! Eles adoram esses fenómenos paranormais porque distrai as pessoas das coisas importantes!
Não Miguel, apenas disse que não acredito na NASA, não expus nenhuma teoria conspiratória...
Citação de: "Miguel Lopes"
Em relação ao Nirubi, garanto-te que não há lá nada. Tens milhares de amadores que observam o sol com grandes telescópios todos os dias e não mostram nada semelhante!
Eu me disponho a acreditar nisso, vim aqui buscar respostas, seja quais forem. Não vim aqui querer provar que Nibiru existe, até porque não tenho base nenhuma pra isso, principalmente base astronomica. Mas para acreditar eu preciso que me convençam. As perguntas que fiz acima não foram respondidas. Voce pessoalmente já observou com um telescopio de milhares de Euros? Pode me dar o seu testemunho?

Citação de: "Miguel Lopes"
O que é mais provável? Que tu, só tu, tenhas apanhado uma imagem de um planeta com nome de prostituta que mais nenhum astrónomo conseguiu ver, com telescópios de milhares de euros ou que na verdade estás a fazer um favor ao teu governo e distrais-te com refracções da atmosfera em vez de protestares porque a vida está cara?
Aí é que está a questão, Miguel. Não sou só eu. Ultimamente centenas de pessoas estão apanhando imagens desse planeta com nome de prostituta.
Por favor, assista a este pequeno filme e veja o que me deixou intrigado:
Se é uma aberração optica, como as "nuvens" dos Chemtrails, ou, que sejam, contrails, tampam sua visão, se uma aberração optica não está fisicamente no espaço?
http://www.youtube.com/watch?v=xs4Uot8tHTM
Abracos,
Alexandre
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #13 em: Setembro 14, 2010, 06:51:22 pm »
Alexandre, tens 6 mil milhões de pessoas no mundo e ninguém viu isso. Ou só as câmaras é que o vêem? Sabes que as lentes das câmaras produzem reflexos internos, têm poeiras, etc.
De vez em quando aparecem artefactos nas imagens CCD que tiramos. Lembro-me de uma imagem com um disco verde "fantasma" do Nélson que na verdade era um problema da lente do telescópio...

Sem evocar efeitos muito elaborados, basta uma micro gota de um qualquer líquido numa das múltiplas superfícies ópticas de uma lente para dar os efeitos como do vídeo que mandaste. Essa gota pode ser quase invisível a olho nú.
Um simples cabelo também pode difractar a imagem solar de modo a aparecer um segundo ou múltiplos sóis...

Agora daí extrapolar para a existência de outro planeta.... Outra questão, e agora falando mais de astronomia. Se realmente existisse, passado 2-3 meses seria visível de noite! Encontras alguma foto do Nibuir de noite?
A única explicação para não ser visível de noite seria se ele tivesse uma órbita mais próxima do que mercúrio. Mas nesse caso verias o seu eclipse praí 1x por semana. Alguém viu? Não!

Edit: basta ser uma núvem estreita mas densa de grande altitude para causar um fenómeno semelhante. Faz uma experiência: pega na tua câmara, põe um fio eléctrico à frente da lente e tira uma foto do sol. Brinca um pouco com a distância e vais conseguir o mesmo efeito. Não vais ver o fio, apenas vais ver o sol em grande e vários pequenos sóis em linha, resultantes da difracção.

Olha para o que alguns astrónomos fazem para obterem estrelas com aspecto infantil:

Colocam 2 fios em frente ao telescópio!
Passas a ter estrelas com "raios" como este:


Olha por exemplo o que uma máscara mais elaborada faz:

Resultado:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #14 em: Setembro 14, 2010, 07:11:25 pm »
Mais um exemplo, este é engraçado:
Quando os astrónomos amadores querem afinar o telescópio, i.e. colimar o aparelho, uma das técnicas usadas é desfocar a imagem de uma estrela brilhante. Obtém-se uma imagem parecida com esta:


Se reparares, o topo da imagem parece ter uma deformação. E um gajo pensa logo: porra, a lente está suja! Ou então a estrela é dupla! Após muitas noites frustrantes descobri que se devia ao arrefecimento do telescópio! O ar quente do telescópio criava uma deformação ao ser dissipado para o ar.

Por isso, como podes ver, até o facto de saíres de um carro quente para um campo frio pode causar efeitos estranhos em câmaras e lentes...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #14 em: Setembro 14, 2010, 07:11:25 pm »