Autor Tópico: Celestron vs Orion  (Lida 7007 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline CNunes

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Celestron vs Orion
« em: Julho 28, 2010, 09:44:26 pm »
Olá a todos!!

Após anos e anos a olhar para o céu e alguns valentes torcicolos, decidi comprar um telescópio, pois finalmente tenho dinheiro para o fazer.   ;-)  Contudo isto não é coisa que se faça de ânimo leve, pois há imensa coisa a ter em conta.
Os meus objectivos passam pela observação de objectos de céu profundo e astrofotografia, mas sem ter de desembolsar quantias astronómicas...    :-D
Acabei por me decidir comprar um reflector de montagem equatorial, mas encalhei entre dois telescópios muito semelhantes, e como não sou conhecedora deste tipo de equipamentos, marcas vs qualidade etc, vinha pedir-vos a vós, MESTRES nestes assuntos dos astros, uma pequena ajuda.

Assim, qual destes dois jeitosos me aconselham a comprar (ou se aconselham outro equipamento):

CELESTRON C200-N/GT Advanced
-f5
-dist. focal 1000x com abertura de 200

ORION SkyView Pro 8" EQ Goto
-f4.9
-dist focal 1000x e abertura de 203

São dois telescópios com características muito semelhantes e não faço ideia qual a melhor opção!  :s

Agradeço desde já a atenção
 :D  Abraços cósmicos  :shock:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
To boldly go...

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #1 em: Julho 28, 2010, 11:50:51 pm »
Olá, tudo bem?
-Huumm, pois é, aí está uma escolha difícil de fazer! Porquê? Eu tento explicar:
 -ambas as marcas que referiu são Americanas( não que isso importe muito) e apesar de terem um acordo entre elas ( inclusivé fazem publicidade aos telescópios uma da outra nas suas respectivas páginas da web),  eu acho que é para combater a também americana Meade ( que é considerado o maior constructor de telescópios para amadores), dizia eu que apesar de tudo, são competidores entre eles, só que neste caso acho que apresentam practicamente a mesma coisa; senão vejamos: a montagem da Celestron, a CG5 go-to ou GT é um clone da skyview pro go-to da Oríon; inclusivé, acho que são fabricadas na mesma empresa;  a OTA ( optical tube assembly), a parte òptica, é também fabricada na mesma casa ( eu aqui tenho um pouco de dúvida se a da Oríon o é); ou seja, é tudo fabricado pela Chinesa Synta, que aliás produz telescópios para inúmeras marcas mais!
Costuma-se dizer que a diferença entre eles , será o controlo de qualidade, mas eu acho que será mais um pouco de sorte; a sorte de receber um produto sem nenhum problema!
 Da minha experiência com estas marcas, devo dizer que não tive qualquer problema, inclusivé, a montagem CG5 da Celestron que eu tive, era muito robusta e estável, apenas desgostei dos motores e controlador, mas não era a versão go-to!
Pessoalmente aprecio mais a Celestron, sem nenhum motivo em especial, no entanto, esta marca deve ser a mais procurada, quando se fala em telescópios catadióptricos e também foi pioneira na introduçao deste tipo de telescópios para o astrónomo amador!
Eu já estou a divagar um bocado, mas é só uma tentativa de mostrar que ambas jogam com as mesmas cartas, e se fôr mesmo para escolher entre elas, então eu digo para escolher o que lhe mais agradar! :D
Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Celestron vs Orion
« Responder #1 em: Julho 28, 2010, 11:50:51 pm »

Offline CNunes

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #2 em: Julho 29, 2010, 01:18:56 am »
Antes de mais muito obrigada pela resposta!!  :D

Pois é, estou a ver que são ainda mais semelhantes do que inicialmente constatei.... o que pode facilitar a escolha! Principalmente porque têm uma diferença de cerca de 300€... :?  
Quando se compra uma coisa desta envergadura (para mim é bastante grande lol) é sempre tão difícil escolher...  :(|

Muitíssimo obrigada  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
To boldly go...

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #3 em: Julho 29, 2010, 09:57:21 am »
Boas

Eu não conheco a Celestron. Mas tenho uma SVP (Sky View Pro da Orion), e posso-te dizer que para visual é muito bom. Vais ter alguns problemas em dias de muito vento, pois o OTA de 8' é grande e sobretudo comprido (de mais, na minha opinião, para essa montagem).

Para Astrofotografia, o meu conselho é investir um pouco mais na montagem; uma Sirius da Orion, HEQ5 da SkyWatcher ou  outra equivalente da Celestron (confesso que não sei qual é). Eu tentei fazer AF com a SVP, e depressa desisti (neste momento tenho uma HEQ5 e é uma grande diferença).

Entre a CG5 e a SVP, o que dizem nos vários foruns que podes encontrar na NET, é que a CG5 é ligeiramente melhor, ainda que ambas sejam um clone da Vixen GP.

O que tens que ter em mente, é que um Setup para AF serve de certeza para visual, o inverso não é necessariamente verdade.

Em resumo; na minha opinião ambos os setups que apresentaste são bons para visual, para AF vais arrepender-te mais sedo ou mais tarde de não ter investido numa montagem superior.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #4 em: Julho 29, 2010, 11:27:56 am »
Citação de: "Emanuel"
...  eu acho que é para combater a também americana Meade ( que é considerado o maior constructor de telescópios para amadores), dizia eu que apesar de tudo, são competidores entre eles, só que neste caso acho que apresentam practicamente a mesma coisa...
A Meade já deixou de ser a maior há muito tempo e de momento encontra-se muito perto da falência. O maior construtor de telescópios do mundo é a chinesa Synta que fornece telescópios a quase todas as empresas.

Em relação às tuas escolhas eu não ia para um reflector. O lugar de um reflector é numa montagem dobson. Um reflector numa montagem EQ só dá problemas. E IMO um reflector é péssima escolha para fazer imagem.
Estás a tentar um setup que faça tudo: imagem e observação.  Mas com um reflector não vais ter muito sucesso na parte da imagem. Como já disseram aqui, um pouco de vento dá cabo de uma frame. E quando começares a empoleirar material de imagem na saída visual vais ter problemas de equilíbrio.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline CNunes

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #5 em: Julho 29, 2010, 01:17:52 pm »
Olá  :)

Obrigado Nuno e Miguel pelas dicas e conselhos.
Realmente é sempre bom pedir conselho a quem sabe do assunto!
Estive a ver a HEQ5 da SkyWatcher e encontrei o telescópio SkyWatcher HEQ5 Pro Goto com as mesma características dos que referi ao início e por acaso até é mais barato que o da orion  :shock: agora só falta saber se o da Celestron é bom para AF ou não. Nas características do site de venda alertam para os bons resultados na astrofotografia... será verdade?

Pois é, após toda a pesquisa (que nunca é suficiente...) que fiz, cheguei à conclusão que os refractores são melhores para a AF, mas simplesmente não tenho recursos para comprar um equipamento desses que tenha as características dos reflectores referidos... é uma chatice.... tenho de me contentar com um reflector...

Muito obrigada pela ajuda  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
To boldly go...

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #6 em: Julho 29, 2010, 02:04:04 pm »
Pois, eu sabia que a Meade tinha problemas financeiros, não sabia que estava à beira da falência!! Deve ter sido mais uma daquelas belas inovações comerciais que os "cabeças" das empresas, como eu lhe chamo, se lembraram de implementar e depois tiveram resultados catastróficos! É engraçado, mas isso vê-se muito no nosso país! :evil: Enfim...
Voltando ao assunto em questão, realmente é como diz o Miguel e o Nuno, conseguir ter o melhor de dois mundos, visual e fotográfico, não é fácil, e se calhar podes considerar outras possibilidades, tal como um catadióptrico, não sei, porque não dás uma vista de olhos neles e decides depois?
Uma coisa te aconselho: não tenhas pressa, o investimento é considerável e depois de comprar.....
Cumprimentos :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline CNunes

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #7 em: Julho 29, 2010, 03:55:03 pm »
Pois é, tenho essa noção... fazer uma escolha destas com impaciência a mais só leva a disparate e arrependimento.  :s  
Eu também dei uma vista de olhos nos catadióptricos e só não os referi porque são um pouco mais caros. Mas tinha aqui um ou dois em vista como o
Celestron C8 S/GT Advanced que acham?

Agradeço a todos mais uma vez e peço desculpa pela maçada...  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
To boldly go...

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #8 em: Julho 29, 2010, 04:02:36 pm »
O C8 SGT é uma boa máquina. Excelente para visual mas complicado para imagem por causa da grande distancia focal. Precisa de uma montagem melhor do que a CG5 para imagem, mesmo com redutor focal...
Mas a vantagem das montagens EQ é poderes teres vários tubos diferentes na mesma montagem. Portanto se correr mal podes sempre depois experimentar com outro tubo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline CNunes

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #9 em: Julho 29, 2010, 05:05:16 pm »
Ah pois é, com o rácio focal que tem não é muito indicado para visionamentos de espaço profundo e foto..... ah bolas que isto é difícil... principalmente quando se está limitada financeiramente....  :evil:
Estou a ver que melhor era o Mead LXD75AT SN 8" UHTC, mas o preço já vai para mais de 1600€....  :evil: e para além disso, o facto da Mead estar a dar o berro não agrada muito.... :s

Obrigada
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
To boldly go...

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #10 em: Julho 29, 2010, 06:03:44 pm »
A LXD75 é bem pior do que a CG5, portanto não é por aí...

O rácio focal não tem nada a ver. O rácio focal não interessa para captura com CCD. Para filme sim, para CCD não. O que interessa é a distância focal.

De momento tenho um setup com focal longa e a fazer boas imagens mas o preço total do meu setup é várias vezes o que me pareceu que queiras gastar.

Embora eu não sou de seguir modas, se calhar o que melhor podes fazer é ter um dobson barato para visual e uma CG5 com um refractor de 80mm para imagem, que é o que toda a gente faz. Juntas uma DSLR ou um CCD barato e tens fotos muito porreiras.

Lembra-te também que se gasta muito dinheiro nos acessórios de imagem, como telescópio guia/OAG, câmara guia, adaptadores, roda de filtros...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #11 em: Julho 29, 2010, 06:10:25 pm »
Para te ajudar, seria optimo saber o teu orçamento...

Citação de: "CNunes"
Ah pois é, com o rácio focal que tem não é muito indicado para visionamentos de espaço profundo e foto
A distância focal de um telescópio, para além de alterar a ampliação das oculares com diferentes distâncias focais, não tem implicação em visual.
Já em AF, a história é outra...

Citação de: "CNunes"
Estou a ver que melhor era o Mead LXD75AT SN 8" UHTC
Se não me engano, a LXD75 está ao nivel da SVP e da CG5 em termos de montagem...

E nunca é de mais lembrar, que para Astrofotografia o orçamento tem necessariamente de esticar, pois para além do telescópio e montagem, ainda vais ter de gastar numa montanha de acessórios (camara, camara guia, eventual telescópio guia, filtros, etc, ect, etc...) Be ready  :twisted:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #12 em: Julho 29, 2010, 06:30:00 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Citação de: "CNunes"
Ah pois é, com o rácio focal que tem não é muito indicado para visionamentos de espaço profundo e foto
A distância focal de um telescópio, para além de alterar a ampliação das oculares com diferentes distâncias focais, não tem implicação em visual.
Já em AF, a história é outra...
Não concordo. O rácio focal só tem interesse para filme. Para fotografia CCD é irrelevante. O que interessa é o número de arc segundos quadrados capturados por pixel (i.e. sampling). Isto dá-nos o fluxo de fotões por àrea do céu por pixel, que é (num modelo teórico ideal) independente do rácio focal.

Existem depois considerações mais complexas relacionadas com rácio focal, como a CFZ, filtros, SNR, etc, mas isso não tem a ver com tempos de exposição.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline CNunes

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #13 em: Julho 29, 2010, 06:45:10 pm »
Boas! Mais uma vez obriada a todos pela paciência e dicas!  :-D

E agora para o Nuno, o meu limite é 1400... estabelecido à coisa de 5 minutos.... :shock:  ainda considerei chegar aos 1600 mas não pode ser!!
 
É verdade que quero aproveitar e tentar tirar umas fotos que até fiquem jeitosas, agora sei desde o início que estou limitada em termos de orçamento! Máquina já tenho a que uso em fotografia diurna, por isso vai ter de ser essa! Agora ficam a faltar os aneis de adaptação da máquina ao focador (rosca-T, etc) por isso neste momento nem me vou preocupar com telescópios guia ou filtros etc... no futuro logo se vê. Também não sou criatura para desistir ou desmoralizar, por isso vou adquirindo esses acessórios com calma e tempo.

Vi algures num outro forum alguém, com um orçamento menor que eu, a quem indicaram o Orion Sky View Pro 8 EQ para visual e imagem. O que me parece é que qualquer das hipóteses já aqui colocadas será bem melhor!  

Agradecida pelas respostas  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
To boldly go...

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Celestron vs Orion
« Responder #14 em: Julho 29, 2010, 07:39:22 pm »
1400 euros já não é nada mau para começar!  Uma sugestão que eu também posso dar é fazer o telescópio por partes; eu tenho um Maksutov de 6"  da Intes ( Russo)com uma montagem Sphinx da Vixen ( Japonês), que é go-to, antes tinha a CG5 da Celestron; ora bem, eu comprei por partes, 1º comprei a OTA , no mercado de usados, a um amigo de Lisboa, a CG5 comprei nova na BrighStar, e mais tarde troquei a montagem pela da Vixen, também no mercado de usados, e também a outro amigo de Lisboa... existem sempre várias maneiras de fazer render o orçamento! Òbviamente que para fazer astrofotografia de nebulosas, galáxias e outros objectos deste tipo ( céu profundo), não é fácil com o telescópio que tenho, por ter uma distãncia focal muito grande ( 1800mm), mas no entanto é excelente para fotografia de planetas!! É uma questão de pensar bem.... :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Celestron vs Orion
« Responder #14 em: Julho 29, 2010, 07:39:22 pm »