Autor Tópico: Energia "alternativa" para a Canon 300D  (Lida 5780 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Energia "alternativa" para a Canon 300D
« em: Agosto 11, 2006, 06:26:08 pm »
Olá!

Actualmente uso uma máquina fotográfica digital Canon 300D para astrofotografia e fotos diurnas, mas, infelizmente, o facto de usar o obturador aberto por muito tempo para as longas exposições faz com que o consumo da bateria aumente consideravelmente e tenho que tirar menos fotos do que as que gostaria. Andei a ver o adaptador 220V para a máquina, mas acho simplesmente um exagero pedirem-me 80€ e mais por um pequeno transformador!
Posto isto, e munido com os meus escassos conhecimentos de electrónica resolvi :idea: "desenhar" um pequeno circuito regulador que retirasse os 7.4V necessários para a operação da máquina da minha fonte de alimentação que uso para alimentar o telescópio que fornece 12V.
Arranjei uma caixa de um transformador avariado, umas fichas que andavam pra lá sem uso e nem sequer tive que comprar os componentes já que por acaso tinha por casa os necessários. Se tivesse que investir neles, tambem não seria mais de 3 ou 4€... E por fim arranjei um "clone" da bateria da Canon no Ebay por 1,95€ que, depois de lhe extrair o "miolo", serviu como bateria falsa pra encaixar na máquina.

A "falsa" bateria já com o cabo ligado e novamente fechada.


O circuito em fase de testes...


Aqui já comodamente instalado na caixa de um velho transformador.


E o resultado final.


Arranjei coragem para ligá-lo à máquina e não é que funcionou mesmo? Deixei-a a fazer uma quantas exposições e não tive qualquer problema. Bem, nem tudo correu bem...  :?  Por algum motivo que não me vou chatear pra descobrir o porquê, quando uso este sistema a máquina indica que a "bateria" instalada está a meia carga. Talvez tenha algo a ver com os dois contactos extra que a bateria tem e que provavelmente servem pra indicar à máquina o estado da bateria. Como os deixei em aberto... enfim... Algo a ver se realmente me chatear com isso. :D

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 11, 2006, 06:37:56 pm »
Boas,

grande ideia!!!
Mas ouve lá... tiveste de fazer um furo na porta da bateria (na máquina), certo? É que a minha 300D não funciona com a porta do compartimento da pilha aberto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 11, 2006, 06:37:56 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 11, 2006, 07:59:05 pm »
Parabéns! Ficou muito fixe! Tens jeito para isso :) o pormenor do ledzinho vermelho, é a cereja em cima do bolo!

Citação de: "jaclerigo"
tiveste de fazer um furo na porta da bateria (na máquina), certo?

Ela tem espaço para dobrar o fio, acho.. é assim que os adaptadores da canon para se ligar a camara aos 220 funcionam..
« Última modificação: Agosto 11, 2006, 08:21:21 pm por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 11, 2006, 08:00:20 pm »
Olá Jac.

Não, não é preciso. O alimentador original da Canon é do mesmo estilo. Repara que no exterior da máquina, na parte da frente junto ao compartimento da bateria existe uma pequena borracha que se pode desviar e serve mesmo para passar o fio vindo do interior (falsa bateria). É "by design" - não inventei nada de novo.  :D

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 11, 2006, 08:12:24 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Talvez tenha algo a ver com os dois contactos extra que a bateria tem e que provavelmente servem pra indicar à máquina o estado da bateria.

Boas!
Astrolupa, ñ te preocupes com essa coisa do estado da bateria, porque qnd tinha a minha hp mesmo com pilhas novas ela teimava dizer q tava com a carga a meias...mas ao fim ao cabo ela tinha sempre a mesma duração...Depois tens q meter o esquema do circuito po pessoal ver como e q se faz! (se quiseres!)...
Bem, eu tb ando aqui às voltas com um protótipo de um temporizador de exposição para as slr´s com cabo disparador electrónico, qnd tiver pronto eu posto aqui ou noutro tópico...
Além, disso fizeste uma excelente engenhoca!!! Tás de parabéns!!!

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 12, 2006, 02:55:43 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Olá Jac.

Não, não é preciso. O alimentador original da Canon é do mesmo estilo. Repara que no exterior da máquina, na parte da frente junto ao compartimento da bateria existe uma pequena borracha que se pode desviar e serve mesmo para passar o fio vindo do interior (falsa bateria). É "by design" - não inventei nada de novo.  :D

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA


Tens razão... nunca tinha dado por ela...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 14, 2006, 11:30:08 pm »
Update: Sobre a questão do indicador da bateria... como não sabia a alimentação a usar, logicamente olhei para a bateria que diz "7.4v" e guiei-me por aí. Muito mais tarde é que reparei que a máquina diz "8.1v". Talvez seja esta diferença que faça com que a máquina indique bateria já com meia carga. Apesar de tudo, como continua a funcionar bem, não é importante.  8)

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 15, 2006, 12:29:10 am »
ah, pois.. É bem capaz de ser isso, sim.. Os 7.4 deve corresponder à voltagem de já estar fraquita..  Mas pelos vistos a bateria de 7.4 carregada, deve mandar mais que isso, para a câmara não refilar..
Felizmente a máquina não é esperta o suficiente para dar uma mensagem de erro "Olhe lá, você tem a bateria no fim há já duas semanas! Não acha melhor carregá-la?" :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 15, 2006, 08:01:06 am »
Olá AstroLupa!

Essa coisa funciona mesmo?
E para a Canon 350D também? Quanto é que isso te custou?
Obrigado!

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Novembro 15, 2006, 09:30:42 am »
Provavelmente o regulador de tensão que estás a usar é fraquinho. A câmara "pede" mais corrente e ele "aninha" e reduz a tensão um pouco. Pior do que reduzir, é que essa redução pode ser muito dependente da corrente, o que pode não permitir um funcionamento correcto do aparelho ou até avariá-lo. O efeito mais normal é a introdução de ruído no sistema.
O que tu tens é o que em termos muito técnicos se chama um TRANSFORMADOR DOS CHINESES.  :D

A sério, por vezes os 80€ não são assim tão mal empregues. Quando as marcas insistem no uso de transformadores das marcas, normalmente têm razão. Não sei se as máquinas fotográficas são muito tolerantes neste aspecto, pois até podem ter a sua própria estabilização de tensão interna, mas se não forem, arriscas-te a avariar a câmara a longo prazo...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Novembro 15, 2006, 09:59:45 am »
:roll: err.. não.. o "transformador" é Portuguesinho da Silva :P Foi ele que o fez!.. Só que fez a pensar no valor de 7.4V que a bateria diz.. Em vez de fazer pelos 8.1V que a máquina diz!
Sinceramente, não me passaria pela cabeça que os valores fossem diferentes.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Jose Alves

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Novembro 15, 2006, 10:08:46 am »
Não comecem a assustar o homem... :lol:

Primeiro, Nelson parabéns pela resolução de um problema (falta de alimentação durante periodos prolongados).
Segundo, o Miguel Lopes tem razão no que diz respeito à falta de qualidade na alimentação fornecida a equipamentos de corrente continua.
Terceiro, a única coisa que o Nelson fez de mal foi não ter reparado que a tensão de trabalho da máquina era um pouco superior à do circuito que ele construiu, mas que ele ainda pode resolver se ele quiser!
O Miguel Lopes tem razão porque o probelma com alimentação de transformadores baratos é a falta de estabilização e má filtragem de corrente alterna o que acelera o envelhecimento e destrói alguns componentes electrónicos. Mas isto não acontece com o Nelson, porque ele diz-nos que retirou os 7,4v de energy station que já lhe está a debitar 12v continuos, logo é só a queda de tensão e estabilização. O Nelson deveria era medir a voltagem que o circuito debita quando este está em carga porque ele pode "arriar" ao alimentar a 300D e então aí a voltagem ser ainda mais baixa do que isso, tudo depende do esquema utilizado.
Num circuito de alimentação para este fim em que temos corrente contínua bem filtrada, e estabilizada ( a única variação é só a ligeira e lenta descida provocada pela descarga da bateria...), o único problema é se a tensão com que se está a alimentar a máquina é mais baixa do que o processador dela mesma precisa para trabalhar, mas se isso acontecesse começava a dar indicação de bateria fraca e a seguir desligava.

Cumprimentos

José Alves

GOAAA

http://www.jalves.no.sapo.pt
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Jose Alves »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #12 em: Novembro 15, 2006, 12:04:50 pm »
Olá pessoal!

Calma... Sem ser o tal "problemazito" da tensão ser um pouco inferior à recomendada, não estou a ver mais qualquer problema. Não há nenhuma "chinesisse" aqui. Este regulador pode fornecer 1,5A numa tensão até aos 30V. A 300D requer muito menos que este valor (cerca de 800ma).
Não há qualquer especie de "aninhamento" nem falta de corrente.
Os unicos requisitos que estão satisfeitos é que a tensão de alimentação seja cerca de 3V superior à tensão de saída e que não exceda os 30V à saída sobre 1,5A. Isto só comecará a funcionar mal perto dos 10V, mas nessa altura a própria energy station já está dada como "morta" e necessitará de ser recarregada. Ainda incluí um condensador que neste caso nem era necessário já que este adaptador é usado exclusivamente com baterias (DC) que pelo que sei fornecem a corrente mais contínua  e estável que existe! :D
Mas mesmo que se use um inversor, tambem há-de funcionar bem.

P.S.: Não, não daria mais de 15€ por uma coisa destas, quanto mais 80€......

P.P.S.: Só nao altero para os 8.1V porque a caixinha está muito bem selada com cola epóxica e provocaria um estrago grande tentar abrir a caixa... (e tenho preguiça tambem :P)

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Novembro 15, 2006, 01:57:22 pm »
Já trocaste a "ficha auto-desmontável" por uma ficha de isqueiro mais robusta? ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #14 em: Novembro 15, 2006, 02:08:13 pm »
Nao amigo Fil.  :)

A ficha que usei neste adaptador é boazinha. Não tão boa como as novas, mas esta também não se desfaz. Nao tem LED, mas como o adaptador tem..... :D

Cumprimentos,
Nelson Viegas
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #14 em: Novembro 15, 2006, 02:08:13 pm »