Autor Tópico: Chromacor  (Lida 4179 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Chromacor
« em: Agosto 31, 2010, 06:19:56 pm »
Boa Tarde.
Alguém tem um acessório chamado Chromacor?
Li que este equipamento reduz a aberração de um refractor acromático deixando-o com níveis muito aceitáveis quase semelhantes a um apo? Alguma verdade nisto...???
Gostava de saber se alguém já experimentou este equipamento para ouvir a sua opinião.

Muito Obrigado.

Cumprimentos.
Francisco Furtado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: Chromacor
« Responder #1 em: Agosto 31, 2010, 10:04:12 pm »
Parece um dispositivo óptico interessante mas a um preço um bocado desmotivador, pelo que vi na net.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Chromacor
« Responder #1 em: Agosto 31, 2010, 10:04:12 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Chromacor
« Responder #2 em: Agosto 31, 2010, 10:26:08 pm »
Sim, eu também já vi falarem muito bem do Chromacor, que reduz drásticamente a aberração acromática; mas é como diz o Batman, o preço é que parece exagerado... :?
No entanto, nunca usei nenhum, por isso não posso afirmar se o investimento compensa ou não...pode ser que haja alguém aqui no fórum que tenha um, ou que já tenha usado, e possa dar uma opinião mais válida.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Chromacor
« Responder #3 em: Setembro 01, 2010, 12:09:53 am »
Olá Francisco,

Eu tenho um Chromacor instalado num refractor Sky-Watcher 150mm F/8. Sim, o Chromacor reduz de forma eficaz o nivel de aberração esférica e esferocromatismo, reduzindo fortemente o espectro secundário. Claro que tudo isto tem o seu preço... pra começar, o Chromacor é uma peça relativamente rara de se encontrar e não é propriamente barato. Depois, há que se determinar que tipo de sub ou sobre correcção as ópticas do telescópio têm para que se possa comprar o Chromacor que corrige aquela imperfeição em particular (existem 5 ou 6 versões de Chromacor) e, finalmente, as tolerâncias para que o desempenho seja óptimo são muito apertadas. Só o facto de trocarmos de ocular poderá fazer com que já se saia de dentro dos parametros óptimos do Chromacor, já que este para funcionar bem terá que ter uma distancia até ao diafragma da ocular de 161mm, +/-2mm. Será necessário arranjar um conjunto de espaçadores para que possamos usufruir de uma boa correcção com várias oculares. Outra coisa muitíssimo importante é a colimação do sistema. O focador em particular costuma ser um dos calcanhares de Aquiles, já que não tem rigidez suficiente e geralmente não tem qualquer provisão para colimação. Por fim, "dizem" que funciona melhor com oculares de sistema óptico mais simples, tipos as plossl, mas já usei com oculares mais evoluídas, como a Nagler, e não notei qualquer problema.
O meu Chromacor ainda não está a 100% especialmente por causa da falta de provisão para colimação do buscador, portanto, especialmente em altas amplificações, ainda se notam alguns problemas, mas muito menos incomodativos do que sem o Chromacor.
O Chromacor não vai transformar o acromático Chinês num super APO, mas torna-o um instrumento muito mais fácil de usar com uma imagem muito superior ao normal acromático, mais ao nível de um bom ED. Deixamos de pensar nas cores estranhas e passamos mais tempo a admirar as estrelinhas pontuais, bem definidas e sem halos de cores incomodativos. Pesquisar a Lua com amplificações médias/altas deixou de ser aquela tentativa frustrante de tentar focar o melhor possivel devido à dispersão inerente aos refractores acromáticos.

P.S.: Dizem que o Chromacor II reduz ainda mais o resíduo violeta que o Chromacor I não elimina totalmente, mas ainda não "consegui" jogar a unha a um pra experimentar....  ;-)

No meu caso, como consegui um bom negócio com este refractor + chromacor + focador burgess optical, estou bem satisfeito, mas, se não tivesse tido esta "oportunidade", provavelmente consideraria poupar um pouco mais e comprar um ED APO (ou Semi-APO) mesmo que tivesse uma abertura um inferior (e teria que ser mesmo de abertura inferior, já que um APO de 150mm custa uma fortuna!).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Chromacor
« Responder #4 em: Setembro 01, 2010, 10:34:42 am »
Um SCT ou um Mak na verdade têm uma espécie de Chromacor, a lente correctora frontal. Portanto o conceito tem de funcionar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Chromacor
« Responder #5 em: Setembro 01, 2010, 11:28:19 am »
É como o Miguel diz... o conceito funciona e está provado que funciona. O problema é satisfazer rigorosamente os critérios para que o rendimento seja o maior possível. Pela posição do Chromacor, esta correcção não é feita muito longe do plano focal, o que ainda torna as tolerâncias mais apertadas. Uma pequena descolimação ou inclinação de qualquer elemento que participe activamente no processo faz reduzir a eficiência do Chromacor drásticamente. É por estas e por outras que há pessoas que dizem que não funciona e outras que falam maravilhas. No meu caso estou satisfeito, mas ainda tenho espaço de manobrar para melhorá-lo um pouco mais.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Chromacor
« Responder #6 em: Setembro 01, 2010, 01:31:34 pm »
Parece-me então que os resultados são muito satisfatórios.
Quanto à sua rára disponibilidade entendo agora pois não encontrei o Chromacor disponível em quase nenhum site até pensei que fosse um acessório já ultrapassado.

O preço já sabia que era um pouco alto mas uma das duvidas era mesmo essa: Estar a somar o preço do tubo mais o Chromacor mais um focador, começava a questionar-me se uma Ota com opticas ED ou uma Semi-Apo ou mesmo uma Apo de abertura inferior como o Nélson referiu não valeria mais a pena.
Falando ainda da parte mais técnica em escolher o Chromacor correcto para corrigir a óptica do telescópio, efectuar o alinhamento, os espaçadores correctos são especificações em que não tenho qualquer conhecimento e nunca pensei que pudesse ser complicado (pelo menos para mim) estava com a ideia que era um acessório de instalação mais fácil.

Bem... mais uma vez obrigado ao Nélson e aos restantes pelo esclarecimento.

Cumprimentos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Chromacor
« Responder #7 em: Setembro 01, 2010, 01:46:14 pm »
Ou compras um catadióptico e satisfazes a ânsia de abertura  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Chromacor
« Responder #8 em: Setembro 01, 2010, 02:44:33 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Ou compras um catadióptico e satisfazes a ânsia de abertura  :-D
C9.25 rulez!  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Chromacor
« Responder #9 em: Setembro 01, 2010, 11:51:40 pm »
O catadióptico foi e ainda poderá ser umas das minhas opções no futuro...Ultimamente tenho espreitado por alguns "Dobson´s" e refractores de pequena abertura.
Quanto ao catadióptico nunca tinha dado muita atenção a este tipo de equipamento, só à uns tempos atrás é que comecei a reparar no potencial destes telescópios (o site do Damian Peach que o Miguel me referiu à uns meses sobre um assunto completamente diferente, sobre Marte, é um exemplo).
Mas continuando... este tipo de telescópio começou a interessar-me sobretudo devido à sua abertura conjugada com a distancia focal visto que o meu objectivo são os planetas e tem o potencial da Astro-fotografia. Os únicos inconvenientes eram a montagem "equatorial" :shock:  eu já explico...  :) e obviamente o orçamento pois pretendia adquirir ainda umas oculares e uma barlow.
O problema das montagem equatorial é sobretudo pelo espaço onde vou fazer as observações que é um pouco reduzido e as únicas direcções onde as condições são mais favoráveis são de sul a oeste, não tendo assim a possibilidade de alinhar a montagem pelo ponto próximo da polar, por estas razões andava mais inclinado para um monstro Dobson de 12" ou mesmo de 14" visto que o telescópio é para ficar no mesmo local e penso que seja muito mais fácil de utilizar. Ultimamente também tenho lido que a Relação Focal para Planetas não deve ser inferior a 6 mas penso que a abertura do Dobson e a utilização de uma ocular e uma barlow devem compensar, já estou a falar demais.....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Chromacor
« Responder #9 em: Setembro 01, 2010, 11:51:40 pm »