Autor Tópico: Focador avariado  (Lida 10092 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Focador avariado
« em: Setembro 04, 2010, 08:20:10 pm »
Olá a todos  :D
Ontem à noite, por volta da 10h, apesar de haver torbulência no ar, a pedido do meu sobrinho Miguel (9 anos), montei uma ocular e mostrei-lhe Jupiter e as suas luas.
Depois de lhe explicar alguns cuidados a ter com o telescópio, deixei-o sózinho por 5 minutos para ir à cozinha, quando regressei, ele tinha conseguido a proeza de empurrar o tubo do focador uns 3cm a mais para o interior do telescópio, fiquei um pouco supreendido, e mais, quando o rodei para fora apercebi-me que estava ligeiramente encravado e com solavancos no percurso nos dois sentidos.  :(|  :(|  :(|

Trata-se do focador, tipo Pinhão e Cremalheira, do meu reflector de Newton da Vixen, R114M.
Por favor ajudem-me a consertá-lo se possível, ou aceitam-se outras sugestões alternativas  :geek:

Fotos tiradas hoje depois do acidente. Não existem estragos aparentes.

O focador tem parafuso para fixar o tubo, que estava ligeiramente apertado.

Focador recolhido, ele conseguiu empurrar cerca de 3cm do tubo extensor preto para dentro do focador.

Focador extraído.

Detalhe do focador.

Sinceramente não sei exactamente por onde começar a verificar o dano, será o sem-fim?  ou outra coisa qualquer?
A Vixen já não faz este modelo, portanto presumo que não irá ser fácil encontrar peças, caso seja necessário

AJUDEM-ME  :sunny:
« Última modificação: Setembro 09, 2010, 03:20:09 pm por dUbeni »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline cl_audio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Focador avariado
« Responder #1 em: Setembro 05, 2010, 09:29:51 am »
Viva,
Se quiser passar por Caparide (entre S. Pedro e Parede) com o equipamento, tenho as ferramentas ideais para recompor o equipamento.
Isso já aconteceu no meu e como se trata de parafuso sem fim e cremalheira, não deve ser muito diferente do meu. Tive de refazer a rosca do sem-fim.
Cláudio Silva
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cláudio Silva
CT2KBX
Técnico de Áudio e Vídeo
www.fccn.pt - Natureza na WEB, Estúdio de Vídeo e Videoconferência
Hobbies: Modelismo, Radio amador e Astronomia

Re: Focador avariado
« Responder #1 em: Setembro 05, 2010, 09:29:51 am »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Focador avariado
« Responder #2 em: Setembro 05, 2010, 10:25:05 am »
Olá amigos dUbeni e Cláudio Silva

Este tipo de focador (pinhão e cremalheira) não usa um parafuso sem-fim - é mesmo como o nome indica.  ;-)
O que deve ter acontecido foi, como o pinhão (parecido a uma pequena roda dentada quasi-helicoidal) foi forçado a passar para uma zona da cremalheira que já não tinha dentes, pelo menos um ou dois dentes do pinhão devem ter ficado danificados. para verificar isso é fácil... é só tirar os 4 parafusos e aquela espécie de tampa que se vêm em quase todas os fotos mas em grande destaque na 4ª foto e que esconde o pinhão e força este de encontro à cremalheira. Atenção que ao fazer isto, o tubo do focador fica solto e pode escorregar para qualquer um dos lados... para dentro (mas duvido que caia pra dentro do tubo porque costumam ter um batente) ou pra fora e aí é caso certo que vai parar ao chão. Depois é só inspecionar visualmente o pinhão e já agora a cremalheira. Se os danos não forem extensos e complicados, talvez seja possivel retirar o metal que foi forçado pra fora dos dentes (em particular do pinhão) com um pequena lima de precisão. Depois é só voltar a por no lugar e apertar os 4 parafusos a gosto.

Caso os danos forem maus, a hipóteses mais simples é substituir o focador......
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Focador avariado
« Responder #3 em: Setembro 05, 2010, 12:08:09 pm »
Como se diz aqui nos algarves, "raios partam os putos" hehe.
Pois é isso mesmo que o Nelson diz. Desaperta os 4 parafusos e abre-o. Ou então desaperta mesmo os parafusos que unem a base do focador ao tubo se quiseres trabalhar mais à vontade.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Focador avariado
« Responder #4 em: Setembro 05, 2010, 05:28:30 pm »
Olá caros amigos  :sunny:
Citação de: "joao marum"
"raios partam os putos"
Primeiro gostaria de esclarecer, que não culpo o meu sobrinho pelo sucedido, apesar de ter ficado muito aborrecido e preocupado, não lhe disse nada e agi como se estivesse tudo em ordem, nem disse nada ao meu irmão, pois sou eu o responsável porque o deixei sózinho com o telescópio, a curiosidade de um míudo de 9 anos vai para além do percurso do focador, hehe, infelizmente  :(|  :(|  :(|

Citação de: "Astrolupa"
Este tipo de focador (pinhão e cremalheira) não usa um parafuso sem-fim - é mesmo como o nome indica.  
O que deve ter acontecido foi, como o pinhão (parecido a uma pequena roda dentada quasi-helicoidal) foi forçado a passar para uma zona da cremalheira que já não tinha dentes, pelo menos um ou dois dentes do pinhão devem ter ficado danificados.
Como sugerido por vossas excelências os parafusos foram removidos e o eixo com o pinhão foi inspecionado à lupa, penso defacto que o pinhão é que terá ficado com um ou outro dente ligeiramente moído, já que os solavancos se dão com maior intensidade em duas partes distintas do percurso do focador.
Vou ter de limpar o lubrificante, só depois vou tentar inspecionar quais os dentes danificados, e limá-los de forma a voltar a deslizar suavemente.

Citação de: "cl_audio"
Se quiser passar por Caparide (entre S. Pedro e Parede) com o equipamento, tenho as ferramentas ideais para recompor o equipamento.
Obrigado pelo convite Claudio, quando é que te dá jeito? Se calhar o melhor é combinar para um fim de semana.

Agora pergunto:
a) Qual o melhor produto para limpar o lubrificante?
b) Qual o lubrificante ideal para este tipo de engrenagem? (a loja Galáctica tem 3 tipos de lubrificante da Geoptik)
c) Onde posso encontrar uma lima para metal suficientemente fina para executar esta tarefa? ou será melhor lixa de água?

Hoje não tenho a máquina fotográfica aqui, mas amanhã já vos mostro o pinhão.

Obrigado a todos  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline cl_audio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Focador avariado
« Responder #5 em: Setembro 05, 2010, 10:20:11 pm »
Viva,
Fico contente de ter encontrado algumas respostas e sugestõe atravéz do Forum.
Conforme indiquei, ajudalo-ei com o melhor que sei.
Quanto às duvidas que persistem, apenas lhe poderei indicar que para adquirir limas de precisão, penso que neste cruzamento:
http://maps.google.com/maps?f=d&source= ... 8&t=h&z=19
existia uma casa de ferragens muito boa, onde comprei algumas ferramentas que utilizo com alguma regularidade.
O Aki também é uma solução.
Espero ter ajudado.
Com os melhores cumprimentos,
Cláudio Silva
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cláudio Silva
CT2KBX
Técnico de Áudio e Vídeo
www.fccn.pt - Natureza na WEB, Estúdio de Vídeo e Videoconferência
Hobbies: Modelismo, Radio amador e Astronomia

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Focador avariado
« Responder #6 em: Setembro 07, 2010, 10:23:03 am »
High people  :sunny:

Aqui têm umas fotografias do focador desmontado.
Já só falta reunir o material para arranjar o pinhão e cremalheira do focador:
 - WD40 para fazer uma limpeza geral com uma escova de dentes velha;
 - 3M Cleaner Spray para fazer uma limpeza mais criteriosa, ou outro que me recomendem;
 - um conjunto de limas agulha para corrigir o que puder;
 - lubrificante da Geoptik Type I, à venda na loja Galáctica.
E por fim voltar a pôr tudo no lugar.


Tubo do focador desmontado


Cremalheira do tubo do focador


Detalhe da cremalheira


Detalhe do pinhão

Depois de limpo será mais fácil inspecionar os danos.
Aceitam-se concelhos e sugestões  ;-)

Cumprimentos
« Última modificação: Setembro 09, 2010, 03:22:13 pm por dUbeni »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Focador avariado
« Responder #7 em: Setembro 07, 2010, 10:41:22 am »
É isso mesmo amigo dUbeni.

Agora é limpar tudo bem, inspeccionar, e, com a lima, trabalhar todos os pedacinhos de metal que não estão no sitio. Depois relubrificar, montar e está feito!  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Focador avariado
« Responder #8 em: Setembro 07, 2010, 12:08:51 pm »
Pois é Nelson
Preciso no entanto de saber qual dos 3 lufricantes da Geoptik à venda na loja Galáctica é o mais indicado:
1- Óleo lubrificante específico para partes mecânicas de precisão:
2- Massa Lubrificante específica p/ sem fim;
3- Massa Lubrificante específica p/ rolamentos das montagens.

Mais uma pergunta:
Eu vou tirar o espelho secundário para verificar se houve algum dano, penso que não, mas no entanto sei que o tubo do focador, se não tocou, chegou muito perto.
 -Qual é a melhor forma de voltar a colocar o espelho secundário à esquadria?
A minha principal dificuldade é ver mal ao perto, quando uso a ocular Cheshire ou a tampa de colimação a minha vista só consegue focar a imagem no espelho, tudo o resto fica desfocado o que por normalmente me dificulta a colimação.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Focador avariado
« Responder #9 em: Setembro 07, 2010, 03:18:36 pm »
Olá dUbeni,

Bem, sobre o lubrificante não sei. Esses até me parecem demasiado especificos para o que é, mas qualquer massa lubrificante serve perfeitamente. Essa engrenagem não necessita particularmente de nada de especial.

Uma sugestão: Não retires o secundário! É improvável que o tubo do focador lhe tenha chegado. Inspeciona ou pede a alguem que inspecione o secundário simplesmente olhando pelo tubo do focador.

Boa sorte!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Focador avariado
« Responder #10 em: Setembro 07, 2010, 03:33:13 pm »
Olá dUbeni,

o assunto dos lubrificantes já está muito discutido, existem opiniões divergentes mas eu vou pela minha experiência.
Já lá vão 5 montagens, a caminho de 7 e uma dezena de focadores. O que utilizo? Simples, petróleo com solvente (limpeza) e massa de lítio (branca).
Todos os lubrificantes têm os seus prós e contras. Para mim e até prova física em contrário não há melhor.

Já agora esse problema com os dentes do focador já me aconteceu, mas a extensão dos danos foi mínima.
Com algum cuidado e persistência, uma lima comum das unhas resolveu o problema.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Focador avariado
« Responder #11 em: Setembro 07, 2010, 03:45:38 pm »
Como o Nelson disse, não precisas de gastar dinheiro em lubrificantes demasiado especializados, até porque no sítio que é só precisa de deslizar suavemente.

Também me parece exagerado tirar o secundário só para inspeccionar se tem algum dano. Se tiver, será facilmente diagnosticado olhando pelo focador ou usando um espelho de bolso e colocando-o com a mão dentro do tubo a apontar para o secundário.

Abraço,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Focador avariado
« Responder #12 em: Setembro 07, 2010, 06:47:31 pm »
Obrigado people  :sunny:
Primeiro por desmitificarem um pouco estas questões, às vezes, por puro desconhecimento, tenho tendência para ter medo de mexer nos instrumentos.
Mas entendi a msg "não é caso para tanta preocupação".
Por exemplo: ando há álgum tempo para rever a montagem do motor de declinação, porque em modo manual com o motor montado o manípulo fica penro, no entanto sem o motor montado é suave. Não é portanto da montagem, será do motor?! da embreagem?! ou da forma como foi montado?! não sei, mas porque tenho sempre medo de mexer nestas coisas ainda não o fiz.  :(|  :(|  :(|

Enfim! Agora tenho de me entreter com o focador. ;-)

Até breve  :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Focador avariado
« Responder #13 em: Setembro 07, 2010, 07:48:28 pm »
Caro dUbeni...

Qual é a montagem? E já agora o que quer dizer com "sem motor"? Tenho uma mini-EQ que realmente posso desmontar o motor facilmente para facilitar o transporte... é isso? Em caso afirmativo, em caso algum a existência do motor devia influenciar o movimento do eixo. Normalmente o motor está ligado ao sem-fim, e este sem-fim ao respectivo eixo. Cada eixo costuma ser composto por duas partes distintas, que, ao aplicar-se a "embraiagem" faz com que funcionem como uma peça única. O tubo óptico costuma montar-se na parte que roda livremente quando a embraiagem está desengatada e o motor na outra secção. A presença do motor implica que uma parte do eixo está sempre presa pela combinação do motor e sem-fim. Assim sendo... a presença do motor nunca influencia a parte do eixo que é livre quando desembraiada. Quando embraiada, só com algum força é que se consegue rodar, mas fazendo isto simplesmente estamos a forçar o eixo a escorregar contra a embraiagem e que tem como único resultado o desgaste do material que compõe a embraiagem e prováveis riscos no eixo na zona onde a embraiagem entra em contacto com este.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Focador avariado
« Responder #14 em: Setembro 07, 2010, 09:28:28 pm »
Olá Nelson  :sunny:
Citação de: "Astrolupa"
Qual é a montagem? E já agora o que quer dizer com "sem motor"?
A montagem é uma Vixen GPE, com capacidade para 7kg.
Sem motor quer dizer com o motor desmontado, ou seja tal e qual como a adquiri, só com manípulos.
A embreagem a que me refiro é a que está ligada ao motor, por outras palavras posso apontar e seguir com motor ou à mão.

Quanto ao resto o melhor é mostrar-te umas fotografias

Montagem equatorial da Vixen, modelo GPE ( igual à GP2)


Motor de passos da Vixen (MT1), fixo por um parafuso Allen
a-Parafuso de fixação
b-Anel com parafuso para embrear ou desembrear


Detalhe da engrenagem


Detalhe da engrenagem com o anel da embreagem.

Nota: Como é óbvio só se sente que o movimento é penro quando se desenbrea e se usa o manípulo.
Será o próprio motor? Ou as engrenagens demasiado apertadas?

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Re: Focador avariado
« Responder #14 em: Setembro 07, 2010, 09:28:28 pm »