Autor Tópico: Marcação do centro do primário num espelho de 18 polegadas  (Lida 3051 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Marcação do centro do primário num espelho de 18 polegadas
« em: Novembro 04, 2010, 12:14:03 pm »
Boas. Ontem eu e o meu amigo Nélson marcámos o centro do primário de 18´da Oldham optical mirror, pertencente a um merak que adquirimos recentemente.
A marcação do centro tem como objectivo a utilização com o sistema de colimação passiva Catseye http://catseyecollimation.com/, que já tenho há uns anos no meu orion xt10. Pra quem não conhece, vale a pena dar uma vista de olhos nos produtos. Pra mim o melhor sistema de colimação do mercado.
Como não tínhamos triângulos reflectores disponíveis, tivemos de encomendar mais, optando pelo novo formato denominado "hotspot", bem como um novo "template" para ajudar a centrar a marca no centro.

Aproveitámos pra documentar o processo:

Aqui temos  o que chegou na encomenda: da esquerda pra direita o template em acetato com marcações de espelhos até 36´ ( quando quiser adquirir um 36´já não tenho problemas  <!-- s:-D -->:-D<!-- s:-D --> ), as instruções para o processo de marcação e as marcas centrais chamadas "hotspots" pelo fabricante. ( No meu xt10 tenho um triangulo). A vantagem destas marcas em relação aos donuts normalmente usados, é que são feitas com um material reflector o que permite colimar o telescópio à noite com uma luz vermelha, bem como a forma propriamente dita, com vértices o que ajuda a avaliar o alinhamento.




Aqui temos o espelho colocado em cima de uma mesa já depois de se ter retirado a antiga marca, primeiro com uma tentativa frustrada com alcool isopropílico e depois com acetona. A antiga marca largou uma tinta púrpura dando ao centro do espelho um tom roxinho bem giro  <!-- s:lol: -->:lol:<!-- s:lol: --> ( claro que foi removido depois)



Aqui temos a hotspot  já colocada no centro do template. Para alinha-la no centro, coloca-se a hotspot sobre uma mesa e centra-se o template sobre ela. O lado que vai colar no espelho está virado pra cima. ( A hotspot está fixada ao template através de fita cola que se cola no lado oposto do template e que vai fazer contacto com a hotpot propriamente dita através de 3 buracos no centro do template.



Aqui temos o template sobre o espelho pronto a dar os últimos retoques de alinhamento.



Por fim o hotspot já colocado no espelho.



E por último o espelho colocado de novo na célula.

« Última modificação: Abril 05, 2011, 10:07:48 pm por João Clérigo »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Marcação do centro do primário num espelho de 18 polegad
« Responder #1 em: Novembro 04, 2010, 12:50:58 pm »
Valeu bem a pena meter as mãos à obra. O hotspot ficou impecável e vai ajudar muito na colimação deste "bicho". 8)
A seguir virão outras verificações... centragem do secundário, offsets, etc, etc... tudo para tentar espremer até à última décima de magnitude possível que só um instrumento deste calibre pode oferecer.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Marcação do centro do primário num espelho de 18 polegad
« Responder #1 em: Novembro 04, 2010, 12:50:58 pm »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marcação do centro do primário num espelho de 18 polegad
« Responder #2 em: Novembro 04, 2010, 12:53:24 pm »
A ver se tenho tempo de lhe jogar a unha hoje. Pelo menos pra centrar o secundário debaixo do focador e verificar a centragem da aranha...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Marcação do centro do primário num espelho de 18 polegad
« Responder #2 em: Novembro 04, 2010, 12:53:24 pm »