Autor Tópico: Astronomia na TV  (Lida 1603 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Astronomia na TV
« em: Agosto 21, 2006, 01:46:58 pm »
Vi há pouco (hoje às 11:30), num programa (chamado Biosfera) na RTPN, uma reportagem sobre o problema da poluição luminosa. Apanhei o programa a meio, pois estava em pleno Zapping pelos vários canais. Alguém viu também?

Achei interessante, porque falaram com astrónomos sobre o nosso conhecido problema da poluição luminosa.. Até foi um documentário interessante, Mas.. Minha nossa! Quem ensina aquela gente a fazer documentários? Como apanhei aquilo a meio, não cheguei a saber quem estava a falar, porque não havia legendas a dizer que era! Fiquei sem saber quem tinha um globo celeste no gabinete; ou quem tinha o centro multimeios de Espinho como pano de fundo.. E mesmo quando mostraram as fotografias tiradas pelo Pedro Ré, em que se ouviu o próprio Pedro Ré a falar, mas nunca se viu a cara!.. Só se viu o cabelo visto de trás com um monitor do outro lado!..

E depois, eu não tenho nada contra as massagens biodinâmicas, curem elas depressões ou dores de cabeça, porque razão havia alguém de no mesmo programa, na reportagem seguinte, enfiar massagens biodinâmicas a seguir a astronomia? É para dar a entender que astronomia também é uma ciência exotérica? E que os astrónomos e astrólogos precisam ambos de um céu sem poluição luminosa para ver as estrelas?

Enfim, não sei o que esperar de um documentário destes, onde falam de
astronomia e poluição luminosa e logo a seguir falam de massagens
biodinâmicas..  Mas ao menos a poluição luminosa já teve um tempo de
antena, que é bom.. não chega, mas é bom..  Ontem à noite de minha
casa em Lisboa, estava um belíssimo céu de magnitude 2 :P Se há coisa que não gosto é estar um céu espetacular e eu não puder ir para um local escuro porque no dia seguinte tenho que levantar cedo :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 21, 2006, 01:59:59 pm »
Tipico  :roll:

Ainda tens sorte em não porem um fundo sonoro com pseudo-guitarradas como nos documentários da Discovery ou National Geographic (nem todos atenção)  :roll:

Agora mais a sério, é triste que a astronomia ainda seja comparada ou confundida com a astrologia. E mais triste é que as televisões que deveriam instruir culturalmente as pessoas (coisa que sabemos não ser bem assim), as leve à confusão devido a documentários mal preparados.



Pelo menos sempre falaram da poluição luminosa...mas não sei se as pessoas levarão isso muito a sério visto logo a seguir falarem de massagens biodinâmicas  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 21, 2006, 01:59:59 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 21, 2006, 02:15:30 pm »
Acho que o mal nestes documentários, é pertencerem a um programa, com um horário.
Quem for fazer a reportagem, já sabe que vai ter que a fazer para um determinado tempo. Logo, não vale a pena investigar muito uma coisa que não se domina, para apresentar só nesse tempo. Além disso, como pertence a um programa, é quase como um emprego, e é preciso ir fazendo reportagens em número suficiente para encher semanalmente o programa com elas..
Ou seja, uma reportagem acaba por não ser uma coisa completa, auto suficiente, e feita como deve ser, adequada a cada matéria que ela "reporta"..
Não custava nada fazerem uma coisa do género totobola, em que antes de apresentarem a chave, faziam uma reportagezita sobre uma coisa destas :) Tinha piada.
Que hipóteses teriamos nós (astronomoas amadores) de conseguir um tempozito de antena destes, numa coisa semelhante? reportagens de 5 minutos de divulgação da astronomia, antes do totoloto? Não me importava de ir vestido de Massimo Duti e com cabelo Marina Cruz, para os patrocínios..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 21, 2006, 02:15:30 pm »