Astronomia > Observatórios

Humidade

(1/3) > >>

ricardex:
Boas.
O meu pequeno observatório acumula alguma humidade durante o inverno... o que, como se sabe não é nada bom para o equipamento sensível que guardamos lá dentro. Os painéis das paredes e tecto são metálicos (ver imagem anexa com o observatório quando ainda se encontrava em construção). Estava agora a pensar em revesti-los com alguma coisa para tentar deixar a humidade lá fora. Alguém tem alguma sugestão de material ou de alguma outra solução para evitar a humidade. O chão tb ainda é cimento... estava a pensar colocar alcatifa. Até mesmo para que, se deixar cair alguma coisa não ficar automaticamente arruinada. Terá algum inconveniente?
[attachment=0:2u8zb3fn]42.JPG[/attachment:2u8zb3fn]


obrigado e bom ano para todos!!

cl_audio:
Viva,
Eis uma alternativa, julgo eu que a melhor: Poliuretao projectado.
Publicidades à parte... http://www.pombalinjecta.com/sotaos.htm
Depois acrescenta-se um desumidificador.
Cláudio Silva

ricardex:
Olá!

A sua sugestão é uma possibilidade. Já tenho visto em alguns lugares e é de facto muito bom. Mas, dada a dimensão reduzida do observatório deve ficar mais caro mandar projectar o poliuretano do que comprar em placas e aplicá-las eu. O efeito deve ser o mesmo. Depois posso fazer os remates com aquelas latas que se vendem nas lojas de material de construção. Será que esferovite não terá um efeito parecido em termos de isolamento? - é menos resistente!

obrigado e um abraço  :sunny:

cl_audio:
Viva,
O problema do esferovite é que é muito frágil.
A solução que apresenta das placas e remate deve ficar mais barata, mas nada como tirar medidas, fazer "um boneco" e enviar um email a pedir cotação a uma empresa da sua área.
Já vi um armazém de equipamento audiovisual com esta aplicação e é simplesmente "perfeito". As placas vão tirar muito volume ao espaço, porque têm pelo menos 20mm de espessura enquanto que o pulverizado apenas tem 5mm.
O estúdio de gravação musical onde eu trabalhava também estava pulverizado com outro tipo de poliuretano e embora fosse numa sub-cave de um prédio, abaixo do nível do solo e com a fossa do prédio nas traseiras, não entrava nada de humidade. A solução das placas nunca ficará perfeita.
Cláudio Silva

rjsc2001:
Não sei se o facto de a esferovite ser fragil terá problema. Afinal elas têm de estar fixas em algum lado. No meu caso, para o tecto aparafusei-as aos suportes de metal do telhado.

Podem ver aqui
http://picasaweb.google.com/rjsc2000/Observatorio#

A esferovite é maior, o que torna o espaço mais pequeno, mas se calhar mais barato.Será que ocupa tanto espaço assim? É uma questão de pedir um orçamento.

Também se pode cortar a esferovite ao meio, mas isso é um processo complicado. Aquilo é dificil de cortar  :D

Outra coisa que podes fazer é essas latas de espuma, mas precisas de fazer uma especie de caixa de modo a que quando aquilo se expandir, expande-se para cima... ou para outro sitio que se queira.

Ricardo

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa