Autor Tópico: Céu profundo  (Lida 19090 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Céu profundo
« Responder #45 em: Janeiro 09, 2011, 09:23:34 pm »
O meu era precisamente o dessa foto, a montagem era uma EQ-2 exactamente igual a essa.
Ele veio da Alemanha, precisamente da Astroshop. A montagem ainda a tenho, a OTA já não.

O dito: http://nmac.apaaweb.com/Equipamento%20- ... Q2_02.html
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #46 em: Janeiro 10, 2011, 01:23:42 pm »
A minha montagem parece ser diferente, olha repara:



É diferente ou é impressão minha?  :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Céu profundo
« Responder #46 em: Janeiro 10, 2011, 01:23:42 pm »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Céu profundo
« Responder #47 em: Janeiro 10, 2011, 01:55:44 pm »
A tua montagem é mesmo diferente, é uma EQ3-2. Muito bom compromisso para essa OTA.
E pelo visto motorizada nos dois eixos. Por acaso também já tive uma dessas:

http://www.opticstar.com/download/Astro ... manual.pdf

Diz-me uma coisa, vejo que tens instalado não só o motor em AR mas também o manípulo de controlo manual.
Foi intencional para a foto?
Essa combinação é um bocado perigosa, se estivermos a observar temos a tendência a agarrar no manípulo e
rodá-lo. Se o motor estiver engatado no eixo não é muito boa ideia. Vejo também o mesmo no Eixo DEC mas
esse está munido de uma "embraiagem" que se desengata para mover o eixo manualmente.

Ai esse aquário ao pé dos contrapesos, está mesmo a pedi-las  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #48 em: Janeiro 10, 2011, 02:33:18 pm »
Sim, de facto sei que faz mal. Eu tenho os 2 motores retirados (um com a embraiagem e o outro retirado do eixo), para não perder as "manivelas" enquanto não o uso  :-D
Quando utilizo os motores retiro sempre os manípulos para não ter problemas...

O meu telescópio foi comprado na Astrofoto, em que o Sr. Raimundo Ferreira, após longa e apetitosa conversa, me indicou este telescópio com esta montagem.

O aquário está ainda longe, mas é bom não abusar... Os meus peixinhos não gostam muito de astronomia  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #49 em: Janeiro 10, 2011, 05:50:46 pm »
Citação de: "waldju"
O meu telescópio foi comprado na Astrofoto, em que o Sr. Raimundo Ferreira, após longa e apetitosa conversa, me indicou este telescópio com esta montagem.
Não ha que enganar....ele esteve MESMO a falar com o Sr Raimundo  :-D

Citação de: "nunomac"
Diz-me uma coisa, vejo que tens instalado não só o motor em AR mas também o manípulo de controlo manual.
Foi intencional para a foto?
Essa combinação é um bocado perigosa, se estivermos a observar temos a tendência a agarrar no manípulo e
rodá-lo. Se o motor estiver engatado no eixo não é muito boa ideia. Vejo também o mesmo no Eixo DEC mas
esse está munido de uma "embraiagem" que se desengata para mover o eixo manualmente.
Tens razão nisso Nuno, mas andar sempre a pôr e tirar os manipulos de ajuste fino, não só é uma grande "seca", como se os mesmos forem de plástico, a rosca vai começar a desgastar...e também é perigoso.

Citação de: "nunomac"
Ai esse aquário ao pé dos contrapesos, está mesmo a pedi-las
Quanto a isso (e como agora também tenho esse hobie), deixo uma pergunta; tens termostáto no aquário? Se sim, parece que o termómetro está no mesmo lado. Mas pode ser derivado ao facto do ângulo da foto. Se assim fôr, a água do lado oposto, nunca vai estar a temperatura que pretendes. MAs pronto, não só fica para outros foruns, como peço desculpa por me estar a meter... :geek:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #50 em: Janeiro 10, 2011, 05:57:11 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Quanto a isso (e como agora também tenho esse hobie), deixo uma pergunta; tens termostáto no aquário? Se sim, parece que o termómetro está no mesmo lado. Mas pode ser derivado ao facto do ângulo da foto. Se assim fôr, a água do lado oposto, nunca vai estar a temperatura que pretendes. MAs pronto, não só fica para outros foruns, como peço desculpa por me estar a meter... :geek:

Sim, tenho termómetro, mas está no lado oposto ao do termostato (instalado no mesmo compartimento que o filtro). Tenho a temperatura por volta dos 26º  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #51 em: Janeiro 20, 2011, 04:00:26 pm »
Não percebo uma coisa:

Os telescópios Celestron NexStar 127SLT GoTo Maksutov e Skywatcher Maksutov telescope MC SkyMax BD AZ-S GoTo são basicamente iguais, mas no mesmo site (para uma melhor apreciação) diz que o da Celestron é propício a Astrofotografia e o SkyWatcher não :s

Será erro do site, será verdade ou nenhum é aconselhável para astrofotografia?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #52 em: Janeiro 20, 2011, 05:21:14 pm »
Bem, não querendo estar a induzir em erro, é necessário dizer que uma grande parte dos telescópios que se vêm à venda, e que são considerados de qualidade aceitável/boa , partilham uma coisa em comum: é o facto de serem fabricados pelo mesmo fabricante Chinês, a Synta, que é provavelmente o maior fabricante de telescópios do mundo;
Em relação aos telescópios catadióptricos da Celestron, não tenho a certeza que assim seja, porque os melhores e maiores telescópios catadióptricos deles têm uma fama e reputação muito apreciada a nível mundial pela qualidade de imagens que proporcionam e normalmente um fabricante que produz produtos em quantidades industriais não chega a certos níveis, não porque  não o saiba fazer, mas pela quantidade de pedidos que tem que atender ( há excepções obviamente); no caso de catadióptricos de tamanhos mais pequenos, é provável que tenham as mesmas origens, tanto o Skywatcher, como o Celestron;
A quantidade de marcas diferentes que existem no mercado. com a origem "Synta" é enorme, o que faz a diferença são as exigências do departamento de qualidade de cada um; se calhar um telescópio que chega à Celestron vindo da Synta é rejeitado e seria aceite pela Skywatcher, ou vice-versa;
Agora o poderem ser bons para astrofotografia, eu penso que ambos são exactamente iguais, têm a mesma montagem, sistema òptico, e apesar de serem GO-TO, não têm eixo equatorial, o que pode limitar o tempo de exposição fotográfica;
Se viste essa informação no mesmo site, ou se enganaram, ou apenas receberam informação de cada fabricante, Celestron e Skywatcher, e limitaram-se a colocá-la no site, sem confirmar nada; isto é também uma maneira de tentar atrair possíveis compradores, por isso a importãncia de nos informarmos antecipadamente. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #53 em: Janeiro 20, 2011, 05:45:10 pm »
Mais uma vez obrigado pela tua resposta.

Olha, existe alguma montagem que já venha motorizada de origem para seguimento e logicamente com capacidade de mais tempo de exposição?

O sistema Go-To apenas indica não segue(penso eu) e para um seguimento mais prolongado será preciso (no caso da minha montagem;EQ3-2) um motor AR e outro Dec.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #54 em: Janeiro 20, 2011, 11:23:52 pm »
Sim, sim, existem várias montagens que já vêm com motorização, depende tudo do que se quer gastar. :)
Normalmente as mais acessíveis são apresentadas sem motores e com opção de serem comprados ao mesmo tempo ou mais tarde; quando se compra é que se têm de escolher a opção que nos convém, e isso obviamente tem diferenças no preço; o que os revendedores fazem é vender também montagens sem motores, só com regulação manual, para que possa ser mais acessível para quem não pode ou não quer gastar tanto; tudo para facilitar a vidinha ao cliente( e esvaziar-lhe a carteira :twisted: );
A função Go-To apareceu, inicialmente, associada a boas montagens e bons telescópios, e por ser novidade eram bastante caros; está sempre associada a motores ,tanto o de declinação, como o de ascenção recta, porque o controlo Go-To está integrado na placa electrónica ( se se pode chamar assim) e um não funciona sem o outro; por isso Go-To significa sempre montagem motorizada; o que a torna tão divertida, é que depois de alinhar a montagem, é só seleccionar o objecto que se quer ver e sem ser necessário procurá-lo, a função Go-To faz isso por nós, e mantém os objectos centrados no campo de visão através dos motores. :)
Há também fabricantes, tal como a Americana Orion, que utilizam sistemas que podem ser confundidos com Go-To, e neste caso particular da Orion,têm um sistema que se chama Intelliscope e que parece um Go-To, mas apenas têm um mostrador digital que nos diz que por exemplo para encontrar um determinado objecto deve-se mover "para cima", "para baixo", "para a esquerda" ou "para a direita"; mas não é motorizada, continua a ser controlo manual.  :?
Agora, o problema de fazer astrofotografia,principalmente de céu profundo, que é muito mais exigente que o planetário,é que depende muito do eixo equatorial, simplesmente porque devido à curvatura da terra, as estrelas e todos os objectos do céu , descrevem um arco com a inclinação da posição que tivermos no planeta; por isso se só tivermos uma montagem alt-azimutal, é muito mais difícil de corrigir esse problema; há montagens de telescópios muito bons, que são alt-azimutal, como por exemplo os catadióptricos LX200 do constructor Americano Meade, mas estes telescópios e montagens são normalmente caros, o que significa que também são muito bons, o sistema electrónico da montagem consegue manter por muito tempo os objectos centrados no campo de visão ( têm o tal "periodic error"com valores muito bons); no entanto, até estes telescópios, que são caros, têm a opção de poder ser colocado um acessório específico que lhe dá o eixo equatorial ( é tipo uma plataforma que se monta entre o tripé e a cabeça da montagem com regulação do eixo equatorial), por isso pode-se ver a importãncia de ter esse eixo equatorial.
Depois deste testamento, convém é ficar com a idéia que Go-To tem sempre montagens motorizadas em ambos os eixos, o de declinação e o de ascenção recta. :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #55 em: Janeiro 21, 2011, 08:32:28 pm »
Esclarecido :shock:

Melhor do que escreveste era impossível ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #56 em: Janeiro 21, 2011, 08:52:10 pm »
Ha sistemas mesmo com Go-to e seguimento para dobs, que é o caso dos que a obsession e outros fabricantes usam, o servocat e o argonavis. Mas mesmo assim, para astrofotografia de céu profundo, só equipando-os com uma plataforma equatorial. Mas nunca vi um sistema desses ao vivo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #57 em: Março 31, 2011, 04:50:36 pm »
Existe bastante diferença nas observações entre um Newtoniano de 130mm e um de 150mm?

Falo numa maneira geral. Claro que as distancias focais e o que pretendemos observar pode sempre variar em qual dos 2 é mais adequado. Mas refiro-me apenas às aberturas, como se ambos tivessem f/5, por exemplo.
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #58 em: Abril 02, 2011, 05:25:08 pm »
Alguém me pode dar a sua opinião na pergunta que está em cima?  ???
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: Céu profundo
« Responder #59 em: Abril 02, 2011, 07:24:02 pm »
Julgo que a diferença só será visível se houver diferença de qualidade nas oculares e no espelho. Entre 130 e 150mm de abertura, venha o diabo e escolha. É claro que é preferível ter um de 150mm mas isso só é válido, digo eu, se ambos foram construídos com os mesmíssimos materiais. Se o de 130 estiver equipado com oculares melhores e um espelho melhor, que se lixem os 20mm. Mas isto sou eu a dizer, claro.

Re: Céu profundo
« Responder #59 em: Abril 02, 2011, 07:24:02 pm »