Autor Tópico: Uma pequena dúvida de limpeza  (Lida 2982 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline newton45

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Uma pequena dúvida de limpeza
« em: Janeiro 10, 2011, 06:24:04 pm »
Gostaria de saber, se haverá algum cuidado especial em limpar uma lupa. (eu sei que a pergunta é um bocado....) Mas é que eu tenho uma lupa assim um bocado suja, com alguma impressoes digitais, e tenho receio de a limpar "mal" e danificar-la. Há algum cuidado especial a ter ou nem por isso?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Uma pequena dúvida de limpeza
« Responder #1 em: Janeiro 10, 2011, 10:56:40 pm »
De modo nenhum, a pergunta é perfeitamente lógica. :)
O mesmo tratamento que se dá às objectivas de um telescópio ou binóculos, sejam lentes ou espelhos, também se devem dar às lupas, são superfícies òpticas também.
O que se deve fazer normalmente, é não limpar nenhuma superfície òptica, a menos que a sujidade seja tanta que influencie a imagem.
Se tiver pó, deve-se soprar e nunca retirá-lo limpando; depois de fazer isso, deve-se remover o resto com uma solução de àgua misturada co álcool etílico;
não tenho a certeza das quantidades, mas já vi escrito que se deve utilizar 50/50; a função do álcool é fazer com que as superfícies sequem o mais rápido possível, evitando assim a formação de manchas.
Mas antes de fazeres alguma coisa, espera por mais indicaçóes. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Uma pequena dúvida de limpeza
« Responder #1 em: Janeiro 10, 2011, 10:56:40 pm »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Uma pequena dúvida de limpeza
« Responder #2 em: Janeiro 11, 2011, 10:26:15 am »
Não se esqueçam de um pequeno pormenor. O alcool, ao contrário do que é conhecimento comum, não é um disolvente de gorduras. Precisas de ter sempre algum tipo de detergente.

Eu nas oculares mais caras que tenho, já nem uso alcool, pois, mesmo o isopropílico (este é o alcool recomendado para superfícies ópticas, pois deixa menos resíduos que o etílico) , não faz mais do que arrastar as gorduras de um lado pro outro. Uso uma mistura de água destilada e algo do género de ajax limpa vidros ( o próprio site da televue o recomenda).
De qualquer forma, no caso de uma lupa, exprimenta com o alcool que tenhas à mão. Mesmo que deixe algum resíduo penso que não haverá problema nesse caso.

De qualquer forma, faças o que fizeres, nunca tenhas contacto com superfícies ópticas a seco. Esta é a regra fundamental.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Uma pequena dúvida de limpeza
« Responder #3 em: Janeiro 11, 2011, 03:30:21 pm »
Boa João!! :)  Obrigado pela ajuda, eu não tenho practicamente experiência nenhuma na limpeza de superfícies òpticas, pelo facto de que tento o mais possível não tocar nelas ou evito que apanhem pó, e sei que se deve evitar a sua limpeza ao máximo, a menos que influencie as imagens. :)
É sempre excelente receber dicas de quem sabe. :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Uma pequena dúvida de limpeza
« Responder #4 em: Janeiro 11, 2011, 04:43:22 pm »
Ehh na boa Emanuel.  O mais importante é o que disseste. Evitar que as superfícies apanhem pó e evitar dedadas.
E já agora, além de não andar sempre a limpar, combater a obsessão pela limpeza perfeita. Eu já sofri disso... Uma pequena mancha aqui ou um pouco de pó ali não vão fazer diferença nenhuma.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline newton45

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Uma pequena dúvida de limpeza
« Responder #5 em: Janeiro 15, 2011, 12:50:46 pm »
Obrigado pela a ajuda, foi muito util. A lupa tinha um bocado de pó, eu soprei e ja ficou mais limpa. Obrigado pela a ajuda :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Uma pequena dúvida de limpeza
« Responder #5 em: Janeiro 15, 2011, 12:50:46 pm »