Autor Tópico: quero comprar um mini telescopio  (Lida 6913 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #15 em: Janeiro 15, 2011, 12:08:03 am »
Sim Emanuel. É mais ou menos isso. A luminosidade de um telescópio está principalmente dependente da sua abertura. Depois há outros factores que diminuem ligeiramente o seu poder de captação de luz: obstrução, capacidade de transmissão de luz das superfícies reflectoras no caso de espelhos e refractoras no caso de objectivas e oculares.

Quanto à razão focal de um telescópio, as diferenças entre um f10 e um f5, são mais em termos fotográficos. Em termos visuais, a diferença é que um amplifica o dobro de outro com uma determinada ocular. Imagina que tens um telescópio f10 com uma ocular que te dá 80x. Se tiveres um f5, essa ocular vai dar 40x.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #16 em: Janeiro 15, 2011, 01:03:32 am »
Obrigado plea ajuda e esclarecimentos Joao. Ainda bem que o pessoal do forum gosta de ajudar. :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #16 em: Janeiro 15, 2011, 01:03:32 am »

Offline $amuel

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #17 em: Janeiro 16, 2011, 09:27:50 am »
Eu continuo um pouco séptico em relação a estes cálculos.
Ora vejamos uma lente com uma distância focal curta, vai projectar uma imagem mais pequena que uma lente com distância focal maior, logo se a abertura é a mesma e a imagem projectada é de maior dimensão tem forçosamente de ter menos brilho.
Mas isto é a opinião de um absoluto nabo na matéria.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #18 em: Janeiro 16, 2011, 06:53:44 pm »
Pá. Não estás errado. Uma determinada quantidade de luz a distribuir por uma área maior vai ter um brilho por unidade de área menor.
Mas imagina. Um telescópio de 70mm de abertura,  F10, com 700mm de distancia focal e outro de 70mm de abertura, F5, com 350mm de distância focal.

Em termos visuais, imagina que usas uma ocular de 10mm em ambos. O telescópio F10 vai-te dar: 700/10=70x
O telescópio F5 vai-te dar 350mm/10mm= 35x.
A imagem mais amplificada é mais escura.

Agora imagina que queres uma amplificação de 70x em ambos. A diferença é que no F10, usas uma ocular de 10mm e no F5, usas uma de 5mm. E a imagem em ambos deverá ser idêntica em termos de brilho.
Porquê? Porque aqui entra outra coisa, chamada a pupila de saída, que é o diâmetro do circulo iluminado que vês em qualquer ocular se afastares o olho dela, que é basicamente o que determina o brilho de qualquer imagem.
A pupila de saída pode-se calcular do seguinte modo:

Distância focal da ocular/ F do telescópio. OU seja:

No telescópio F10 com a ocular de 10mm: 10mm/10=1
No telescópio F5 com a ocular de 5mm: 5mm/5=1

A pupila de saída é de 1mm em ambos os telescópios. A imagem terá o mesmo brilho.
Qual é a regra a respeitar? A pupila dos nossos olhos em condições excelentes, não ultrapassa os 7mm, pelo que devemos evitar oculares que dêem pupilas de saída superiores a este valor, senão estaremos a desperdiçar luz.

Ou seja, a ocular de amplificação mínima que podes usar no telescópio F10 é: Pupila de saída= Dist focal da ocular/F do telescópio:  

7mm= x / 10 «=» x=70mm

E para o telescópio f 5 será:

7mm= x / 5 «=» x=35mm

O que se conclui daqui. Uma ocular de 70mm no telescópio F10 daria uma imagem com o mesmo brilho de uma ocular 35mm no telescópio F5. O problema é que Não existem muitas oculares de qualidade à venda superiores a 40mm e têm tendencia a ser grandes e pesadas.
De qualquer forma, em condições da vida real, acho que não devemos ultrapassar as pupilas de saída de 6mm porque o nosso olho com a idade ou com as condições ambientes, não vai ultrapassar esse valor.

Deparamos com 2 instrumentos com a mesma abertura, mas especializados em objectos diferentes: O f5 é melhor para observar objectos que exijam pouca amplificação e o F10 é melhor pra observar os outros.
E depois há outra grande vantagem em ter um F10 em vez de um F5. Por um lado, não é tão sensível a descolimações, ( mais importante se estivermos a falar de reflectores de newton que descolimam facilmente)
Por outro lado, o f10 não exige que compres oculares de grande qualidade pra obteres imagens bem corrigidas, enquanto que o f5 já exige.

Vantagem do f5 em relação ao f10. O f5 é muito mais portátil. O meu orion xt10 que é F5, tem um tubo com praí 1.30m de comprimento. Se fosse um f10 teria o dobro...

Pronto. Fim do testamento. Alguma coisa que encontrem, não hesitem em corrigir.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #19 em: Janeiro 17, 2011, 12:51:26 am »
Totalmente de acordo. Agora a luminosidade da propria lente ou objectiva tem sempre a ver com o seu diametro. :)
Quanto maior, mais area, mais quantidade de luz vai captar. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #20 em: Janeiro 17, 2011, 09:36:51 am »
Que belo testamento! 5 estrelas! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #21 em: Janeiro 17, 2011, 12:05:23 pm »
Citação de: "joao marum"
Qual é a regra a respeitar? A pupila dos nossos olhos em condições excelentes, não ultrapassa os 7mm, pelo que devemos evitar oculares que dêem pupilas de saída superiores a este valor, senão estaremos a desperdiçar luz.
Condições excelentes e visão e local de observação, o que é bastante importante. Curiosamente também pode acontecer o inverso. Teres uma pupila de saída superior à pupila dos olhos.  

Citação de: "joao marum"
E depois há outra grande vantagem em ter um F10 em vez de um F5. Por um lado, não é tão sensível a descolimações, ( mais importante se estivermos a falar de reflectores de newton que descolimam facilmente)
Se estiver enganado neste ponto, corrijam. Mas penso que ambos têm a mesma sensibilidade à descolimação. Vais é nota-la mais no F5, o que torna as colimações menos frequentes no F10.

Não posso deixar de aconselhar "A Biblia"...."Telescópios" de Guilherme de Almeida. Aborda estes e outros assuntos. Um livro a ter sempre presente.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #22 em: Janeiro 17, 2011, 12:27:47 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Citação de: "joao marum"
Qual é a regra a respeitar? A pupila dos nossos olhos em condições excelentes, não ultrapassa os 7mm, pelo que devemos evitar oculares que dêem pupilas de saída superiores a este valor, senão estaremos a desperdiçar luz.
Condições excelentes e visão e local de observação, o que é bastante importante. Curiosamente também pode acontecer o inverso. Teres uma pupila de saída superior à pupila dos olhos.

Hmmm... é mais ou menos esse ponto que penso que o J. Marum enfatizou... concerteza que muitas vezes temos a pupila de saída superior à pupila dos olhos, mas essa é mesmo a situação a evitar, como disse o J. Marum......

Citação de: "nunoagameiro"
Citação de: "joao marum"
E depois há outra grande vantagem em ter um F10 em vez de um F5. Por um lado, não é tão sensível a descolimações, ( mais importante se estivermos a falar de reflectores de newton que descolimam facilmente)
Se estiver enganado neste ponto, corrijam. Mas penso que ambos têm a mesma sensibilidade à descolimação. Vais é nota-la mais no F5, o que torna as colimações menos frequentes no F10.

Não posso deixar de aconselhar "A Biblia"...."Telescópios" de Guilherme de Almeida. Aborda estes e outros assuntos. Um livro a ter sempre presente.

Pois, mas efectivamente um telescópio F/10 é menos sensível a descolimação que um telescópio F/5, considerando que, para efeitos práticos, são do mesmo tipo. No caso de um refractor acromático, ainda se torna também menos "sensível" a uma focagem menos boa e a aberração cromática tem menos impacto. Claro que tudo isto tem um preço... campo mais reduzido, maior amplificação (nem sempre desejável!), etc, etc...

Corrijam-me também se estou errado!!  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #23 em: Janeiro 17, 2011, 01:27:26 pm »
Pois. Foi o que quis dizer. De todos os tipos de telescópio mais comum, o reflector de newton é aquele que descolima mais facilmente, mas também é capaz de ser o mais fácil de colimar pelo utilizador comum. Os catadióptricos e os refractores, tanto quanto conheço, vêm "colimados de fábrica" e se sofrerem algum acidente de percurso, convém manda-los pra lá pra serem colimados. Quando uso o meu dob, está sempre ligeiramente descolimado do transporte, mas isso nos telescópios de newton é normal. Dou-lhe sempre um ajuste na colimação antes de observar. Não costuma levar mais de 1 ou 2 minutos, desde que se tenha prática.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Re: quero comprar um mini telescopio
« Responder #23 em: Janeiro 17, 2011, 01:27:26 pm »