Autor Tópico: ajuda na compra do meu primeiro telescópio  (Lida 3010 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ZEdiaco

  • Mensagens: 31
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
ajuda na compra do meu primeiro telescópio
« em: Janeiro 14, 2011, 09:38:04 pm »
Olá a todos,

Depois de ter comprado o meu primeiro binóculo e de já ter passado com ele bons momentos, estou a pensar comprar (não para já mas para daqui a uns dois ou três meses) o meu primeiro telescópio.

Gostaria que o telescópio fosse de uso fácil porque não possuo qualquer experiência com telescópios. O telescópio terá ainda que possuir as seguintes características:

Não poderá ser muito grande porque vivo num apartamento (4º andar mas com elevador :) );
Pretendo observar numa varanda do apartamento e no terraço do prédio, mas como vivo perto do centro da minha cidade existe poluição luminosa :( ;
Gostaria de fazer observação planetária mas também de céu profundo;
Não estou a pensar fazer astrofotografia. Talvez fotografar só a Lua ou Júpiter em modo afocal  :)  

depois de algumas pesquisas na internet cheguei a estes dois modelos muito semelhantes...

http://www.galactica.pt/ver/5263/1/1/15 ... olador.php

http://www.galactica.pt/ver/5262/1/1/15 ... olador.php

será que algum destes telescópios são boa escolha para um principiante e para os requisitos que referi atrás?
existe mais algum modelo a considerar?

desde já obrigado pelas vossas respostas
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
José Marques

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: ajuda na compra do meu primeiro telescópio
« Responder #1 em: Janeiro 14, 2011, 10:28:19 pm »
Normalmente para 1º telescópio, um dobson de 6" é excelente escolha: é o tipo de telescópio mais fácil de usar; é grande o suficiente para mostrar inúmeros objectos estelares e normalmente um de 6 polegadas  é bom; se puder ser de 8, ainda melhor. :D
Agora também há que dizer que não são do tamanho de binóculos, ok? São do mais fácil de usar, é só apontar e olhar, mas quando se trata de por exemplo querer ampliações maiores, tornam-se mais complicados, por não terem motores e devido a isso, manter os objectos no campo de visão da ocular pode tornar-se uma verdadeira tortura; outro problema dos dobson também é o facto de serem muito limitados em astrofotografia, normalmente é necessário uma montagem equatorial e motorizada para que possa seguir o movimento dos objectos que se quer fotografar; com dobsons também se fotografa, mas normalmente são fotos instantaneas ou de poucos segundos.
Este tipo de telescópio, que basicamente é um newton, é mais indicado para céu profundo, mas também são bons para observação planetária;
Falta dizer que o dobson é o tipo de telescópio maior e mais barato que podemos comprar. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: ajuda na compra do meu primeiro telescópio
« Responder #1 em: Janeiro 14, 2011, 10:28:19 pm »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ajuda na compra do meu primeiro telescópio
« Responder #2 em: Janeiro 15, 2011, 12:18:25 am »
O dob é o telescópio que eu recomendo para alguém que pretenda apenas fazer observação visual. Eu tenho um xt10 há quase 10 anos ( o tempo passa...) e tem sido o meu instrumento de observação principal até agora.
É um instrumento muito mais portátil do que um que tenha montagem equatorial. A sua grande vantagem é chegar ao local de observação, retirar a base do carro, pôr o tubo em cima da base e está pronto a usar. A desvantagem é não ter seguimento para observação com grande amplificação. Mas é uma coisa que te habituas. Até há pequenas modificações na base meio artesanais que se pode fazer para melhorar a suavidade do movimento.
Esses já vêm com o controlador como opção para te ajudar a encontrar objectos. Se quiseres poupar dinheiro, não o compres por enquanto e aprende a encontra-los apenas com o auxilio de mapas. Dá-te um conhecimento do céu ímpar.
Pra mim encontrar um objecto manualmente dá-me tanto gozo como observa-lo.
Se puderes vai pro xt8, mas o xt6 já te oferece bastantes possibilidades de observação.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline ZEdiaco

  • Mensagens: 31
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ajuda na compra do meu primeiro telescópio
« Responder #3 em: Janeiro 15, 2011, 10:35:28 pm »
Olá novamente e obrigado pelas respostas!

Estive a ver alguns vídeos no youtube e de facto é necessário andar sempre a corrigir a posição do telescópio para ter a imagem centrada, mas tirando isso as imagens que ele mostra parecem-me muito interessantes. Estou realmente interessado no XT8, parece ser de fácil transporte e em relação ao tamanho penso que é do mesmo tamanho do XT6 (só que o XT6 tem um tubo mais estreito ...certo?) o XT6 é um f/8 e o XT8 um f/5,9 . Em relação ao peso é 3kg mais pesado do que o XT6 (19kg).

Como principiante nestas andanças, não estou por agora particularmente interessado em astrofotografia, até porque a minha máquina (Canon Powershot IS S5) não é propriamente indicada para AF já que a objectiva é fixa.

e em relação às oculares? este telescópio trás de origem  a 25mm Sirius Plossl telescope eyepiece (1.25") e 10mm Sirius Plossl telescope eyepiece (1.25") é necessária mais alguma para tirar bom partido do telescópio?
faço a mesma pergunta no que diz respeito a filtros... estou completamente a zero neste assunto.

de facto estou interessado neste XT8 e fiquei muito mais esclarecido com a vossa ajuda! obrigado! mas ... se existirem mais modelos até com outras montagens que devessem ser considerados gostaria que me informassem.

Para terminar, reparei que o João Marum é aqui do Algarve! Eu sou de Olhão... por acaso existem cá por estes lados grupos de astronomia ou eventos onde se pudessem ver telescópios "ao vivo". Sempre dava algum jeito para a malta que percebe menos do assunto... como eu :lol:

Boas observações
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
José Marques

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ajuda na compra do meu primeiro telescópio
« Responder #4 em: Janeiro 16, 2011, 07:17:57 pm »
Ehhh boa. Tenho muitos amigos de Olhão.  :D Epá. Temos o GOAAA, grupo de observações dos atronomos amadores do algarve, um grupo não muito grande mas muito unido e que observa com regularidade há já vários anos, e tudo malta fixe :)
Nas luas novas costumamo-nos juntar, ali mais pros lados de Messines por vezes, porque temos malta daquele lado. Eu e o astrolupa do forum, é que somos de Loulé. Também temos ido para a serra a norte de Loulé ultimamente.
É uma questão de nos dares o teu contacto de email que costumamos combinar os encontros por aí.
Eu tenho um xt10 que te posso mostrar, embora agora só o use mais frequentemente em casa, pois apareceu um irmão maior recentemente  :)

Bom, quanto ao resto. Epá. o meu xt10 veio com essas oculares. Pra começar não estão más. Mas aconselho-te a comprar uma barlow de 2x, um livro que tenha mapas decentes, como o "Observar o céu profundo" e uma luz vermelha. Outros acessórios muito, mas mesmo muito recomendados, são um banquinho pra observares comodamente e uma mesinha daquelas de campismo pra pôres tudo em cima.
Depois quando quiseres podes comprar um filtro de poluição luminosa, mas o melhor é veres primeiro os que temos, pois ao contrário do que o nome indica, não fazem milagres.

Mas não precisas de comprar tudo de uma vez, vai aos poucos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline ZEdiaco

  • Mensagens: 31
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ajuda na compra do meu primeiro telescópio
« Responder #5 em: Janeiro 21, 2011, 09:35:24 pm »
Citação de: "joao marum"
É uma questão de nos dares o teu contacto de email que costumamos combinar os encontros por aí.

Isso seria óptimo porque nunca tive nenhum contacto com telescópios ao "vivo" :D ...daria sempre para tirar algumas dúvidas e aprender alguma coisa  :)

Estive a fazer uma pesquisa nas lojas online portuguesas e verifiquei que o XT8 clássico na BrightStar está por 352€... mas reparei que só trás a ocular de 25mm... não referem nada em relação à ocular de 10mm (será que é muito cara?)

Estiva a pesquisar também a ocular Barlow ... mas existe tanta coisa e com tantos preços diferentes que fiquei completamente perdido. Podem-me aconselhar alguma em especial? que não seja muito cara mas que tenha boa qualidade!

obrigado pelas dicas que me têm dado,

Boas observações
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
José Marques

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ajuda na compra do meu primeiro telescópio
« Responder #6 em: Janeiro 22, 2011, 11:30:43 am »
Oi. Essa ocular é do nível desta, se não igual:
http://www.galactica.pt/ver/837/1/15/141/orion-sirius-plossl-10mm.php
Realmente parece-me que a ocular de 10mm já não está no pacote. Até te posso vender a minha caso queiras. O xt8 também trás um buscador ez finder e não um óptico como dantes. Eu prefiro um óptico, mas pá, o outro também dá pra desenrascar. Pra ti então, que não tens grande experiencia até é capaz de ser melhor.

A barlow, esta é boa.
http://www.galactica.pt/ver/214/1/12/47/orion-barlow-shorty-2x-125.php

Uma luz vermelha para veres mapas sem perderes a visão nocturna ( não quer dizer que seja esta. esta é a que eu tenho, mas há outras mais baratas, nem que seja daquelas dos chineses. Convém é ser mesmo vermelho, não algum alaranjado manhoso. Eu gosto desta porque dá pra regular a intensidade do brilho):
http://www.galactica.pt/ver/771/1/22/78/orion-lanterna-redbeam-ii-led.php

Não digo que o faças já, porque quando comprares o telescópio, eu posso-te verificar a colimação, mas este acessório é altamente recomendável:
http://www.galactica.pt/ver/345/1/14/38/orion-ocular-cheshire-de-colimacao.php

O mais importante quando comprares o telescópio é pensares em primeiro lugar no conforto da observação. Monta-o, vê a altura a que ocular fica e pensa em comprar um banquinho e em algo pra meter os acessórios em cima. Eu uso uma mesa de campismo daquelas super baratas do lidl.
O conselho que te dou é a não caíres na tentação de comprar logo muita coisa. Vai aos poucos à medida das tuas necessidades e de preferência.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline ZEdiaco

  • Mensagens: 31
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ajuda na compra do meu primeiro telescópio
« Responder #7 em: Janeiro 22, 2011, 01:36:17 pm »
Bom, eu nem sei muito bem para que serve o buscador  :lol: penso que será para mais facilmente apontar o telescópio para o alvo :s será isto?

verifiquei que o XT8 com intelliscope já trás de origem as oculares de 10 e 25mm, um buscador crayford 2" (buscador recto 9x50mm) e o tal inteliscope por aprox. 530€

o xt8 classico tem o preço de aprox. 350€ (não tem a ocular de 10mm, nem o buscador crayford, nem o inteliscope). Não ficarei mais bem servido com o XT8 intelliscope?

Obrigado ao João Marum pelas dicas de compras a fazer! estou a apontar tudo :) ...  além do telescópio estou também a pensar em investir logo numa barlow.

« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
José Marques

Re: ajuda na compra do meu primeiro telescópio
« Responder #7 em: Janeiro 22, 2011, 01:36:17 pm »