Autor Tópico: PARTICIPAR, está na ordem do dia.  (Lida 3482 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
PARTICIPAR, está na ordem do dia.
« em: Agosto 31, 2006, 12:00:54 pm »
Olá a todos,

com o fórum quase a comemorar o seu 100º incrito e os seus humildes 4 meses de vida, importa desde já começar a fazer um pequeno apanhado da sua pequena vida.

No inicio a captação de novos membros foi algo dificil, isto porque o fórum estava "aberto" mesmo até à leitura dos convidados. Não temos nada a esconder, mas a inscrição de novos membros simplesmente não aparecia.

Ao fechar o fórum à leitura dos convidados, o mumero de inscritos aumentou, mas o numero de participantes não.

São já para cima de 50 utilizadores que nunca colocaram uma unica mensagem no fórum (mais de metade).

A minha opinião seria de criar uma regra no fórum que, quem não coloque uma mensagem no fórum num periodo de 6 meses após a sua inscrição, ser removido.

Aguardo as vossas opiniões e sugestões.
« Última modificação: Outubro 25, 2006, 10:52:22 pm por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 31, 2006, 12:43:44 pm »
Pois...seria uma boa ideia. Por minha parte, não sou muito participativo mas venho cá todos os dias e costumo postar as vezes...Mas há pessoas aqui que vem só ler o jornal...lol  :) . Vamos la pessoal nao tenham vergonha...isto é tudo boa gente  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 31, 2006, 12:43:44 pm »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 31, 2006, 01:25:25 pm »
Eu concordo com essa medida mas acho q não é uma solução q vá trazer algum efeito (apenas vai reduzir o nº de registados). Como sabem sempre q tenho disponibilidade passo por aqui (várias vezes ao dia) e reparo sempre em quem está registado. Nesse sentido, posso garantir-vos q não me lembro de ter visto algum desses users não participativos ligados no forum (mas pode ter sido por mera coincidência). No máximo vejo apenas users q se acabaram de registar recentemente (questão de dias).  Isto é um problema comum em todos os foruns e este não fica atrás, até pq se trata de um assunto q mt gente gosta mas poucos se dedicam realmente a ele.
Podia-se criar algum incentivo p q o nivel de participação aumentasse mas sinceramente não me ocorre ideias p tal... :?
Em tempos falei numa secção de comércio e hoje, aliado a este problema, volta a referenciá-lo. Quem sabe isso não trará mais actividade e mais participação ao forum?
Peço novamente p q pensem nesta sugestão.

Citação de: "jaclerigo"
A minha opinião seria de criar uma regra no fórum que, quem não coloque uma mensagem no fórum num periodo de 6 meses após a sua inscrição, ser removido

João, só p esclarecer: esta medida seria aplicada apenas a users com zero posts ou seria tb aplicada a users já com posts (nem q seja só com um) mas q não tivessem escrito mais nenhuma mensagem após 6 meses?

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 31, 2006, 02:07:36 pm »
Citação de: "PauloSantos"
João, só p esclarecer: esta medida seria aplicada apenas a users com zero posts ou seria tb aplicada a users já com posts (nem q seja só com um) mas q não tivessem escrito mais nenhuma mensagem após 6 meses?


Só para os utilizadores zero posts. A ideia é "convencer" os novos inscritos ao menos a apresentarem-se.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 31, 2006, 02:46:16 pm »
Pois, se calhar não é má ideia! Eu sou daqueles que não participo muito, sou mais um bom ouvinte, mas acho que as pessoas devem participar sempre que puderem e encontrem temas do seu agrado! Todas as opiniões são válidas, além de que há sempre experiência e conhecimento pessoal para transmitir aos outros! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
manutenção de utilizadores
« Responder #5 em: Agosto 31, 2006, 04:33:09 pm »
A ideia é boa e frequentemente utilizada. Mas penso que 6 meses é muito tempo...talvez 3 meses fosse um limite máximo para a manutenção periódica
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 31, 2006, 05:09:50 pm »
Então e a questão da secção de classificados?
Já foi uma sugestão dada aqui no forum e existe inclusivé uma votação a correr:
:arrow: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?p=1925#1925
Passem por lá e digam alguma coisa.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 01, 2006, 11:38:07 am »
Concordo com a ideia tanto do jaclerigo como do meteoropt.

3 meses de limite máximo :)

Tanto eu, como o jaclerigo, o Carlos Reis e vários membros deste forum (vocês sabem quem são  :) ) temos tentado animar um pouco o forum com várias iniciativas que na maior parte não têm tido grande sucesso.

Um forum é feito do contributo de todos e eu tenho tentado meter toda a gente à vontade (não sou um moderador muito mau  :mrgreen: ) para que possam expressar a sua opinião...

Tenho insistido também nas apresentações para que pelo menos este forum não seja impessoal mas sim um lugar de convivio entre as pessoas...

Vejamos então o que isto vai dar, eu sou a favor desta regra e passarei a estar atento a todos os novos users e enviar-lhes um MP para que pelo menos façam uma apresentação.

Quanto à questão dos classificados, é uma boa ideia...mas é algo para a qual estamos com o pé atrás visto outras iniciativas não terem funcionado...lembro-me dos leilões por exemplo...ainda não houve ninguém que fizesse uma licitação. Esperamos para ver portanto...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 01, 2006, 12:01:29 pm »
Citação de: "igomes"
Quanto à questão dos classificados, é uma boa ideia...mas é algo para a qual estamos com o pé atrás visto outras iniciativas não terem funcionado...lembro-me dos leilões por exemplo...ainda não houve ninguém que fizesse uma licitação. Esperamos para ver portanto...

Não há nada como tentar... :P
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 01, 2006, 03:00:31 pm »
oh..oh..oh.. meuje amigoje!..
não havia nexexidadeje.. hm..

Eu concordo só em parte com tudo isto...  Acho que este post é um óptimo sítio para quem até agora não escreveu um post vir escrever e dizer "ai, não me tirem daqui!!!"..

Mas sinceramente, também acho que não se deveria mandar pessoas embora por não participarem..

Concordo, contudo, que se mande fora, quem na realidade "já cá não esteja"..  E como é óbvio quem cá não está não participa.. Mas estes "que cá não estejam" são aqueles que mudaram de mail, que não vêm o email, ou que deixaram de ter acesso à net...  Mas para distinguir esses utilizadores, eu ia sugerir algo como um período de inactividade de 1 ano, perto disso...

Quem tem acesso aos logs, consegue ver se essas pessoas que se registaram e não participaram, e continuam a fazer login? Se elas estão a vir cá e a ler os posts, acho que devíamos deixá-los continuar a fazer isso.. Se não querem escrever, pronto, não escrevam... Muito do que abrendi foi lendo sem perguntar.. e como arranjar dinheiro para comprar um telescópio pode leevar tempo, se calhar durante esse tempo também não vamos ter perguntas, mas queiramos continuar a aprender lendo..

Por exemplo a mailinglist da galáctica! Quantos subscritores tem ela? desses, quantos participam? No mês de Agosto e Julho devem ter sido só umas 20 pessoas que enviaram mails para lá..  O Grom, por exemplo, a ultima vez que eu tinha lido uma mensagem dele antes da de Plutão ter sido expulso, foi pelas alturas da Feira do Livro do ano passado.. mentira, que acho que deve ter dito qq coisa entretanto..  Mas pronto, às vezes não se conjugam disponibilidade e assunto de discussão durante algum tempo, e as pessoas podem não participar.. Acho que não iríamos expulsar alguem de uma mailinglist por não participar, não?

Bom, a menos que o forum não se compare à mailinglist..

Abraço,
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 01, 2006, 04:16:21 pm »
Bem, eu concordo em parte.

Acho que a melhor maneira para não serem removidos é colocarem ao menos uma mensagem de apresentação, porque só mesmo os que tiverem 0 posts é que serão removidos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Julho 10, 2007, 06:55:01 pm »
Caro(a) Utilizador(a),

Estamos neste momento a proceder a uma remodelação do forum e a sua colaboração é indespensável.
Este forum está a crescer e é com enorme gosto que vemos que o que começou por ser uma curiosidade
passou a ser parte integrante da Loja Galáctica, mas acima de tudo passou a ser um local de convivo
para astronomos amadores.
É neste sentido que venho apelar à vossa participação no sentido de darmos continuidade a este projecto
que tanto nos dá orgulho.
Para dar o seu contributo, basta fazer a sua apresentação neste tópico :

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=10

Assim poderemos conhecê-lo melhor e fazer com que o convivio entre utilizadores seja mais rico em
experiências.

Agradecemos desde já a sua participação e boas leituras !

A Moderação


Esta mensagem é válida para todos os utilizadores com 0 posts ou que ainda não tenham feito a sua apresentação. Os utilizadores com 0 posts irão receber um MP com este texto para que pelo menos se apresentem  :)

Espero da vossa parte compreensão e participação  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline bluejay

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: PARTICIPAR, está na ordem do dia.
« Responder #12 em: Julho 10, 2007, 09:10:34 pm »
Tendo um forum, implementei a mesma política. Os resultados não foram nada por aí além :)
O pessoal apresenta-se e depois passa a leitor ... As participações continuaram reduzidas. Mas enfim, sempre me facilita a limpeza de spambots. Tudo o que tem zero posts, e mais de dois meses é apagado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: PARTICIPAR, está na ordem do dia.
« Responder #12 em: Julho 10, 2007, 09:10:34 pm »