Autor Tópico: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia  (Lida 39042 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
[Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« em: Agosto 31, 2006, 02:59:24 pm »
Oi pessoal, desta vez é a astrofotografia que está a começar a mexer comigo, e a culpa é vossa :mrgreen: ! De tanto ouvir falar em fotos  e afins ,  aguçaram-me o apetite e agora já estou a pensar adquirir uma máquina fotográfica! Ainda não é para já , mas a comprar, qual vocês acham que seria a melhor escolha :roll: ! E sim, o preço não deve ser muito alto :? ! Eu  tenho uma máquina digital, mas é tão velhinha e fraca , que eu não sei se poderia adaptar ao telescópio, além de que as imagens não seriam grande coisa,digo eu que não percebo nada de fotografia! :roll: A máquina é uma Hp photosmart 120 com 1.0 MP!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 31, 2006, 03:10:10 pm »
Ui... 1mp tinha o meu tlm de há 2 anos :P

De facto, eu tb gostava de adquirir uma máquina 3 bês:boa, bonita e barata (bonita em último recurso) :mrgreen:
É um tópico mt interessante p se discutir apesar de eu ainda não poder investir na astrofoto.
No entanto vou seguir atentamente esta tópico uma vez q sou um zero à equerda nesta matéria :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 31, 2006, 03:10:10 pm »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 31, 2006, 05:53:48 pm »
Uma boa maneira de "molhar o dedo" sem gastar muito, é começar pela astrofotografia planetária. Uma webcam (modificada ou não) ligada ao telescópio é uma boa maneira de se começar.
Um dos membros do GOAAA (o José Alves) tirou à algum tempo umas belas fotos planetárias com o seu ETX125 e uma webcam da Philips (ToUCam Pro). http://jalves.no.sapo.pt/
Para a "outra" astrofotografia (astrofotografia de ceú profundo) há que ter em conta outros factores, tais como a óptica que estamos a usar, a câmara, a montagem, etc etc...

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 31, 2006, 08:58:31 pm »
Bem, fui ver as imagens tiradas pelo Jalves com o etx e babei-me todo :mrgreen: ! Se calhar uma webcam no meu mk 66 não era nada mal pensado, além de solução acessível! Mas como referi, tenho que ir com calma que eu não percebo nada de fotografia, só apertar o gatilho da máquina :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Setembro 01, 2006, 09:37:52 am »
Bom, já te estás a encaminhar para a webcam, e na realidade acho que é uma boa forma de começar.. Praticamente não custa (em termos nmonetários) nada, e não te compromete com nada.
Ora o MK66 é Maksutov Cassegrain de 6" F/12, certo? 1800mm de focal.. é uma boa máquina para planetas!

Eu pessoalmente gosto mais do céu profundo que planetas, mas isso é mais por preconceito que por razões subjectivas.. é porque "comecei assim e agora tou metido nisto" :) O teu MK66 para céu profundo é complicado, por causa dos looooooongos tempos de exposição.. Eu passo 40 minutos a guiar um F/6 e cansa.. para a mesma exposição do mesmo objecto, um F/12 precisa de 4x mais tempo, ou um rolo 2 stops a cima do meu, portanto ISO 1600..  Isto em digital, não se relaciona bem da mesma forma, mas precisavas de uma câmara muito cara, e uma boa montagem, e além disso 1800mm de focal é muito para se começar a fazer fotografia do céu profundo. Simplesmente, porque há muita coisa que há que ter em conta que influencia a imagem.. E dominar só uma desses aspectos, já leva bastante tempo..

Por isso, uma webcam é um excelente começo! e começas já a lidar com o processamento de muitas imagens, que é importante.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 01, 2006, 09:51:13 am »
Quando falei em câmara muito cara, estava a pensar em câmara CCD dedicada a astrofotografia...

Há por aí umas SLR digitais que também podem servir para fotografia e astrofotografia, e ficam mais baratas.. Por acaso não se costumam ver muitas fotografias de DSLR com relações focais tão grandes, sem ser da Lua ou do Sol. O nº de frames por segundo que se consegue com uma SLR, não a torna uma coisa boa para planetas, além disso o espelho a recolher vibra o conjunto.. E para céu profundo tem os mesmos problemas com o F/# grande.
Portanto, para o MK66, parece-me que a webcam é a melhor opção. além disso dá para um gajo se divertir à brava, mesmo durante o dia :) Uma gira que gostava de fazer, é ver os carros na autoestrada a passar.. Mas aí é preciso ter uma janela com vista para a Auto Estrada a 2 km :P E depois também é preciso não guardar nem divulgar as imagens, por causa da lei da privacidade e protecção de dados.. hehe..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 01, 2006, 09:55:56 am »
Sim , realmente um F12 para céu profundo deve ser um teste à nossa paciência ! A webcam parece a melhor solução para começar, e depois mais tarde, quem sabe , talvez com um reductor focal, não possa também tentar o céu profundo!! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 01, 2006, 10:43:34 am »
Pois, mas aí o redutor tem que reduzir mesmo muito.. Para aí para F/3 ou F/4... as webcams não modificadas costumam não ser grande coisa para céu profundo, por causa do ruído e das intensidades de luz muito ténues.. Mas a vantagem de terem um chip pequeno é que se pode ter um redutor que reduz mesmo muito e não se nota o vinhateio..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 01, 2006, 10:59:36 am »
Já que falaram em Toucam para astrofotografia, aconselho-vos a darem uma olhada pela SPC900NC da Philips.

É a sucessora da Toucam, com um CCD melhor e com mais sensibilidade.

http://www.gem51.com/verproduto.php?id=2539


Aproveitei para mudar o nome do tópico e fazer disto o tópico oficial das discussões sobre câmaras fotográficas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 01, 2006, 02:14:14 pm »
Citação de: "igomes"
Aproveitei para mudar o nome do tópico e fazer disto o tópico oficial das discussões sobre câmaras fotográficas.
Boa! Fazia falta um desses :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 01, 2006, 02:21:03 pm »
Citação de: "Fil"
Citação de: "igomes"
Aproveitei para mudar o nome do tópico e fazer disto o tópico oficial das discussões sobre câmaras fotográficas.
Boa! Fazia falta um desses :)

Sem dúvida. Tal como já referi, eu sou um zero à esquerda neste assunto :) e um tópico destes ajudará e mt.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Setembro 01, 2006, 02:29:24 pm »
Citação de: "PauloSantos"
Citação de: "Fil"
Citação de: "igomes"
Aproveitei para mudar o nome do tópico e fazer disto o tópico oficial das discussões sobre câmaras fotográficas.
Boa! Fazia falta um desses :)
Sem dúvida. Tal como já referi, eu sou um zero à esquerda neste assunto :) e um tópico destes ajudará e mt.
Cumps
Eu sou um zero à direita, mas os números típicos têm muito mais dígitos :) Sei umas coisinhas, mas ainda ando a ler e aprender muito antes do meu primeiro CCD..  ..que só há-de vir depois de uma montagem mais robusta...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #12 em: Setembro 01, 2006, 06:19:10 pm »
Citação de: "Fil"
... as webcams não modificadas costumam não ser grande coisa para céu profundo, por causa do ruído e das intensidades de luz muito ténues.. Mas a vantagem de terem um chip pequeno é que se pode ter um redutor que reduz mesmo muito e não se nota o vinhateio..


Ahem... mr. Fil... não são grande coisa, mas que dão para fazer umas coisas engraçadas especialmente para quem está a começar nestas andanças, lá isso dão! A prova disso é moi même!  :D
No meu humilde site podem ver o que se pode fazer com um pequeno refractor e uma webcam modificada para permitir tempos de exposição superiores ao normal. http://astrosurf.com/nviegas/

e esta, hein?  :wink:

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Setembro 01, 2006, 09:04:30 pm »
Realmente as fotos tiradas com o etx 70 e a webcam são muito boas!Mas começo a pensar noutro problema: eu tenho um pc de escritório, não portátil! Isso não me limita o uso de uma webcam? :roll:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Setembro 01, 2006, 09:19:21 pm »
Citação de: "Emanuel"
Realmente as fotos tiradas com o etx 70 e a webcam são muito boas!Mas começo a pensar noutro problema: eu tenho um pc de escritório, não portátil! Isso não me limita o uso de uma webcam? :roll:

Pois claro q sim... esse é tb um dos meus problemas :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #14 em: Setembro 01, 2006, 09:19:21 pm »