Autor Tópico: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia  (Lida 39089 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Setembro 01, 2006, 10:01:13 pm »
Boas. Tenho várias dúvidas de principiante que gostaria de colocar neste tópico:

1- O que é um redutor focal e para que serve? Que redutor poderei utilizar para realizar astrofotografia com o meu telescópio skywatcher 114mm, df=900mm?
2- Para fazer astrofotgrafia, qual webcam escolheriam entre a nova Philips SPC900NC e a Toucam II?
3- Quais os benefícios que retiramos da compra de um filtro Anti-IR para observação planetária?
4- Como saber qual o adaptador que necessito para "fixar" uma câmera web (das atrás referidas) ao telescópio?
5- O que é a "técnica de projecção ocular"?

Desculpem o incómodo por tanta pergunta, mas não sei nada disto!!! :oops:  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Setembro 01, 2006, 10:09:10 pm »
Boas. Eu já consigo responder mais ou menos a 3 perguntas tuas :)

1 - O redutor focal basicamente reduz a razão focal do teu equipamento, reduzindo a necessidade de tempos de exposição mt longos. Qt menos for a razão focal, menor será o tempo de exposição necessário p se obter o mm resultado.

2 - A Philips SPC900NC não tenho conhecimento de quem já tenha feito experiências, além das fotos obtidas pelo jaclerigo. A Toucam II é bastante conhecida e só leio boas criticas mas esta já não é mais produzida. P adquirir uma preciosidade destas só se for algum achado, algum negócio em 2ª mão.

4 - Este adaptador acho q é o essencial: http://gem51.com/verproduto.php?id=2539&fam1=

O resto deixo p os mais experts 8)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #16 em: Setembro 01, 2006, 10:09:10 pm »

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Setembro 01, 2006, 10:18:12 pm »
A ToUcam II não é mais produzida? Não sabia...mas então não se trata deste produto no site da GEM51? : http://www.gem51.com/verproduto.php?id=2102
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #18 em: Setembro 01, 2006, 10:20:51 pm »
Citação de: "Miguel G"
A ToUcam II não é mais produzida? Não sabia...mas então não se trata deste produto no site da GEM51? : http://www.gem51.com/verproduto.php?id=2102

Hmmm... Desculpando o termo,  com esta é q me lixaste :?
Sinceramente tinha essa ideia mas por certo devo ter feito alguma confusão... Peço q alguém me esclareça pois fiquei confuso. Afinal sei menos do q pensava :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #19 em: Setembro 01, 2006, 10:24:22 pm »
lol...se tiverem na galactica talvez estarei disposto a comprar...ainda por cima vem já com adaptador 1.25'' e filtro rejeição IR...depois era só comprar reductor focal...ah, e como tenho pc portatil é sempre mais fácil :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Setembro 01, 2006, 10:26:04 pm »
Citação de: "Miguel G"
5- O que é a "técnica de projecção ocular"?

Acabei de descobrir q se trata do uso de oculares (com um adaptador específico) p se obter fotos com maiores ampliações :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Setembro 01, 2006, 10:30:58 pm »
Ahhhh....então começo a perceber...no caso de querermos usar a Webcam directamente no telescópio, usamos um redutor focal, se quisermos ampliar, no caso das fotografias planetárias e da Lua, usamos esse método, para termos a ampliação de determinadas oculares :) . Estou certo ou errado?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Setembro 01, 2006, 10:39:21 pm »
Citação de: "Miguel G"
Ahhhh....então começo a perceber...no caso de querermos usar a Webcam directamente no telescópio, usamos um redutor focal
Não necessáriamente... Sem o redutor focal terás de usar tempos de exposição mais longos e cansativos p obteres excelentes imagens. Mas dá efectivamente p usar. Atenção q isto depende da razão focal dos telescópios, obviamente. Telescópios já por si rápidos, com o redutor ficam ainda mais rápidos. Teloscópios mais lentos, geralmente referem-se a teles com razão focal acima dos 6, com o redutor tornam-se relativamente mais rápidos, conforme o redutor
Citação de: "Miguel G"
Estou certo ou errado?
Na minha perspectiva, sim. Mas atenção q eu não tenho a certeza se estou completamente certo. Fui o único a responder e como não sou o melhor neste campo, convém esperar por outras respostas :)
No fundo, eu ao responder tb estou a tentar perceber 8)  
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Setembro 02, 2006, 01:07:01 am »
Outra dúvida: Faz me um bocado de confusão o facto de "juntar" directamente uma camera web ao porta oculares do meu telescópio uma vez que quando olho para lá só vejo um espelho pequenino...A webcam capta a luz dos objectos astronómicos assim??? :roll:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #24 em: Setembro 02, 2006, 11:35:13 pm »
Boas!
Bem, miguel g, imagina q o nossos olhos são como as webcams, em que o ccd do olho é a retina e a objectiva e o cristalino e por ai fora...o que vai acontecer qnd acoplas a web ao telescópio com o devido adaptador é que este fica com o ccd à mostra, portanto o teu telescópio vai funcionar como a objectiva que as web´s costumam trazer... Pra teres uma noção de isto comparando aos nossos olhos imagina que no teu olho só tens a retina (o ccd), se olhasses dessa maneira para o skope sem nenhuma ocular terias uma prespectiva do que acontece com as web´s, em que os espectros luminosos curvam directamente na retina (ou no ccd)...Por exemplo, com uma maquina digital com a sua objectiva não consegues fazer o metodo de foco directo, portanto o que irás ver n foto q tiraste é apenas o espelho secundário...
Resumindo e concluindo, pra fazeres fotos em foco directo tens de ter o chip ccd da maquina ou web virado para o espelho secundario sem qualquer lente à frente, à excepção dos filtros, redutores focais, etc...
Mais alguma duvida é so dizeres... :wink:

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #25 em: Setembro 02, 2006, 11:40:40 pm »
Boa explicação, pá. :P  :P . Obrigado! Finalmente percebi. Só uma coisa: valerá a pena comprar redutor focal para o meu telescópio? Eu tenho ideia que sim porque a distância focal do meu são 900mm  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #26 em: Setembro 02, 2006, 11:53:44 pm »
Depende, se quiseres fazer fotos planetarias n precisas, mas se quiseres fazer fotos DS, ja vais precisar se calhar, mas como tens 900mm de focal nem iras precisar, mas nada do que experimentar...

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #27 em: Setembro 03, 2006, 02:36:34 pm »
Não é bem a distância focal q conta mas o rácio focal. Qt mais elevado este rácio for maior tempo de exposição será preciso p obteres boas imagens daí a necessidade de se obter um redutor focal p permitir reduzir o rácio e consequentemente reduzir os tempos de exposição :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #28 em: Setembro 03, 2006, 02:57:31 pm »
sim paulosantos, qnt maior for a distancia focal mais o telescópio ampliará, consequentemente terás q aumentar a exposição...o que o reductor focal faz, é reduzir a distancia focal para q o telescópio n faça aumentos exagerados, por isso já n se precisa de ter grandes tempos de exposição... O que acontece em fotografia planetária é que na maioria dos telescópios reflectores não se precisa de reduzir a distancia focal para ter fotos detalhadas de planetas...mas isto td é à vontade do freguês...se quiser fotos de grandes angulos com longa exposições terá que ter o dito reductor focal, mas se quiser ter fotos planetarias terá que se fazer o processo inverso de aumentar a distância focal, com uma barlow...pelo menos em f/6 já se vê alguma coisa nos planetas tanto a olho como com o ccd (no meu caso  :roll: )...
Por exemplo, se eu agra pretende-se fazer fotos a deep sky em grandes angulos teria de adquirir um reductor porque o meu skope a f/6 amplia mais do que se quer, mas se pretende-se fazer fotos a planetas já precisaria de uma barlow em condições... :wink:

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #29 em: Setembro 03, 2006, 03:07:26 pm »
Citação de: "Miguel G"
3- Quais os benefícios que retiramos da compra de um filtro Anti-IR para observação planetária?


Miguel, os ccd´s comuns são muito mais sensiveis que as camaras tradicionais e que os nossos olhos...São tão sensiveis que chegam a absorver espectros infravermelhos (IR)...O que acontecerá se não tiveres um filtro anti IR na web, é que terás uma imagem pouco detalhada e com um género de borrões, por o ccd das web´s ser mt sensivel...
Ora, o que o nosso filtro irá fazer é bloquear todos o espectros infravermelhos, tendo assim uma imagem rica em detalhes planetarios, e quem fala em detalhes planetários fala também em deep sky, porque este filtro serve pra tudo...

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


(sem assunto)
« Responder #29 em: Setembro 03, 2006, 03:07:26 pm »