Autor Tópico: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia  (Lida 39204 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #165 em: Dezembro 07, 2007, 02:40:36 pm »
Eu sou da opinião que fazer planetas com DSLR é má ideia... Experimenta a fazer uns testes e vais ver do que a malta se refere...

Com uma toucam ou algo do género faz-se coisas muito boas! Eu com uma Atik 1C(que é uma toucam) quase sem saber "ler e escrever" tive bons resultados em saturno...

É muito mais simples...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #166 em: Dezembro 07, 2007, 02:47:38 pm »
Muá óssi!
Mas o que quis realçar foi a possibilidade de se acoplar uma barlow a uma DSLR.

Já agora, e ainda em relação ao tamanho dos pixeis e do "melhor" sistema para planetas/DSO, deixo aqui um excerto de um post do grupo da TIS:

"Because a computer can't differentiate between small and large pixels the AF02 versions will appear twice as large on you monitor as AF04 cameras although the AF02 sensor size is not twice the size of the AF04 !
 
This applies to all the cameras be they mono or colour - clearly the larger the chip size the greater area at a given focal ratio is available for imaging. This is of no advantage for imaging the planets where the DMK21AF04 is more than large enough but the larger chip sizes are better suited to larger scale imaging of the Moon and Deep Sky where increased "acreage" is desirable.
"
in http://tinyurl.com/2r5agp

mas cada um de nós faz as suas escolhas e toma as suas decisões. Claro que da discussão... nasce a luz!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #166 em: Dezembro 07, 2007, 02:47:38 pm »

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #167 em: Dezembro 07, 2007, 05:20:59 pm »
Obrigado a todos pelos "inputs".

Como já disse, tenho a perfeita noção de que fotografar planetas com DLSR é o mesmo que matar formigas com um canhão. Mas como estou a pensar seriamente comprar o canhão para outras batalhas (fotografia terrestre muuuito amadora), queria ver até que ponto consigo matar formigas com ele.  :-D

Só faltam mesmo as dicas do pessoal das Nikon D40... Se é que alguém as usa para astrofotografia (começo a pensar que não...)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #168 em: Dezembro 07, 2007, 05:58:07 pm »
Eu não posso ajudar pois tenho uma Canon 350D... Mas se procurares em foruns internacionais deves encontrar referências...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #169 em: Dezembro 07, 2007, 06:05:21 pm »
Um canhão mata formigas de todos os tamanhos, desde que elas não fujam mais depressa :) Bom, mas adiante..

As Nikon D40, sei que há gente que as usa. Mas essa gente é estrangeira. Cá em Portugal, por acaso não conheço ninguém que simultâneamente use Nikons e goste de astronomia.. Ou se conheço alguém, é porque essa pessoa não foi suficientemente explícita em dizer-me que tinha uma SLR Nikon digital :-D
Será que o António Lopes conhecerá alguém ?

As Nikon, há uns tempos, eram muito bem vistas pelo seu comportamento no escuro, embora "diferente" (não sei se para melhor ou pior) das Canon, na altura em que apareceram as Olympus e Minolta, as Nikons estavam melhor vistas para fotografar céu preto nocturno..  Agora que novas câmaras apareceram, não sei como as coisas evoluíram.. A recente A700 da Sony (ex-Minolta) também anda a dar uns resultadozitos jeitosos em termos de ruído, se se usar sensibilidade entre ISO 100 e ISO 400..

A dada altura, acho que a diferença entre se usar uma máquina ou outra é pouca, porque se acaba por optimizar o processamento em função do que se tem, e as imagens vão sair tão satisfatórias numa como noutra..  Acho que para se apreciar bem a diferença entre uma máquina e outra é preciso algum tempo de experiência com máquinas em geral..  Começando do "zero", penso que quase qualquer máquina é boa..  As DSLR só são mesmo as mais indicadas câmaras para astro-fotografia, quando há um outro requisito por detrás que é o de também servirem para fotografia diurna :)  Ou seja, em caso de indecisão sobre o uso nocturno, acho que é plausível usar critérios da fotografia diurna, desde performance da focagem automática, durabilidade do investimento (objectivas que se tem, ou se pode vir a ter), conforto na mão, máquina silenciosa, etc..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #170 em: Dezembro 25, 2007, 05:40:33 pm »
Bem!!Quer dizer, não se pode ir de férias para aproveitarem para atacar, não é?? Eu tenho uma Nikon D 40, mas sou um autêntico nabo a fotografar :D ! Também ainda não comprei um dos acessórios que me faz falta para adaptar a máquina ao telescópio, mas também nesta altura do ano é só prendas, prendas e mais prendas para oferecer, por isso talvez daqui a uns dias comece a fotografar.....e talvez consiga uma imagem de jeito!!A ver vamos 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #171 em: Dezembro 25, 2007, 08:17:18 pm »
Por acaso estou a pensar comprar uma Nikon D40X !!  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #172 em: Abril 16, 2008, 01:41:54 pm »
ò Claudio, o que te vou dizer, é que tudo é relativo! A Nikon que eu tenho é òptima para fotografia em geral, aliás até tem qualidade muito boa em fotografia terrestre, mas em astrofotografia, o caso já é diferente! Todas as DSLR`s têm uma certa limitação em astrofotografia, umas são mais sensíveis que outras para certos objectos ! Por exemplo , nos planetas, principalmente os mais próximos, até funcionam bem, depende do fotógrafo também! O que se mais recomenda para planetas é uma webcam ou um CCD dedicado à fotografia planetária ! Para objectos do céu profundo, tipo nebulosas, o mais indicado é uma cãmara CCD, no entanto vê-se muitas fotos tiradas com DSLR`s , principalmente com Canon, dizem que têm sensores mais sensíveis para este tipo de fotografia! No meu caso, em específico, quis comprar uma máquina que me desse para tudo em geral, para fotografia terrestre e para astrofotografia, e que ao mesmo tempo não fosse muito cara! Se o dinheiro não fosse problema, provavelmente compraria uma cãmara CCD do tipo Atik ou do mesmo género, percebes? Se não tiveres o problema dos Euros, porque não apostar numa assim?
Para adaptar a Nikon ao telescópio, precisas de um adaptador T para o tipo de telescópio que tens e um adaptador T2 para Nikon!Um abraço  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #172 em: Abril 16, 2008, 01:41:54 pm »