Autor Tópico: observatorio de 1,8 mts de cupula  (Lida 15363 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline carlos viana1

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #15 em: Setembro 16, 2011, 04:02:28 pm »
ola amigos do firmamento ,como já sabem estou a construir um pequeno observatório astronómico amador português .
neste momento já acabei de por as portas e as gavetas na bancada ,agora vai ser preciso pintar tudo iso.
gostaria de ter as vossas ideias sobre que tipo de core e que eu poderia utilizar par pintar  o interior do observatório .
agradecia muito uma resposta da vossa parte , por enquanto fiz mas umas fotos do seguimento do projeto aqui vão elas!




cumprimentos,
carlos viana
« Última modificação: Janeiro 26, 2012, 08:14:55 pm por carlos viana1 »

Offline carlos viana1

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #16 em: Setembro 19, 2011, 09:23:58 am »
será que anda tudo em ferias ? parece que já não a miguem aqui neste fórum ! .
por enquanto eu estou presente aqui no fórum galáctica e continuo a trocar informaçoes sobre o avanço do meu projeto que espero ,dará forças a outros amigos do céu.
Este fim de semana decidi me pintar de preto todo o meu interior do observatório! tive esta ideia depois de observar uma das minas câmaras fotográficas .
por enquanto só dei uma demão e estou muito satisfeito com isso, esta mesmo muito obscura de noite ,tive de ogmentare a potencia da lâmpada para poder ver alguma coisa dentro do observatório, nao a reflexo de luz que consiga entrar dentro da mina câmara preta "observatório".
aqui vão mas umas fotos do avanço d este fim de semana


para o isolamento da cúpula estou a fazer o teste com alcatifa preta.

comprimentos
carlos viana



« Última modificação: Janeiro 26, 2012, 08:17:51 pm por carlos viana1 »

Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #16 em: Setembro 19, 2011, 09:23:58 am »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #17 em: Setembro 19, 2011, 09:52:30 am »
Olá amigo viana,

Era essa a cor que ia sugerir! Qualquer toque na parede fica nota-se logo, fica logo sujo, mas é o melhor para evitar reflexões de luzes vindas do exterior. Muito bem! :)
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline carlos viana1

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #18 em: Setembro 20, 2011, 09:16:03 am »
Ola nelson.  É verdade que o preto é uma cor que se suja rapidamente, más o que conta é a eficácia do projeto é preciso de evitar ao máximo qualquer feixo de luz .
Depois vai ser como num laboratório, vou ter que ter muito cuidado com o material e passar a fundo no observatório  o  aspirador uma vez por semana  ;D
Eu sei bem que não é là  uma cor muito espetacular  mais o que conta  é que posso ter um sitio obscuro ao máximo ,para  poder  fazer astro fotografia a serio.
Antes sem o observatório de cúpula não viu bem a via láctea  agora já se nota uma grande diferença é mais do simples para o dobro e agora que pintei tudo de preto posso te dizer que a uma boa melhoria, nota-se muito  mais estrelas  no céu  .
d entro da cúpula a uma grande diferença entre a cor preta e a branca ,a branca dá para  ver bem  , e a preta mal se nota ,tive de aumentar para o dobro a potencia da iluminaçao no observatório .
posso concluir que o preto parece ser uma boa aposta , não a tanto reflexo no anterior do observatório.

Um abraço
carlos viana

   
« Última modificação: Janeiro 26, 2012, 08:19:33 pm por carlos viana1 »

Offline carlos viana1

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #19 em: Outubro 11, 2011, 10:54:39 pm »
ola a todos aqui vao mais uma fotografias do meu observatório "Ariane" ja poso dar a obra como terminada .







Aqui esta ele, um poco rústico,  normal esta situado no Minho mais no interior notas bem que e  um observatório astro .
abraço a todos
carlos viana: arianeobservatorio
« Última modificação: Janeiro 26, 2012, 08:20:37 pm por carlos viana1 »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #20 em: Outubro 12, 2011, 09:59:02 am »
Excelente trabalho Carlos Viana! A decoração ficou muito boa! Parabéns pelo bonito observatório! :)
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #21 em: Outubro 12, 2011, 11:00:53 pm »
Aí está a obra já pronta. Parabéns Carlos. Está muitíssimo interessante. Que inveja de não poder fazer uma coisa assim também. Não sei se nessa zona costuma nevar mas verifica bem se a estrutura aguenta o peso de uma boa camada de neve em cima. Ficamos a aguardar pelas primeiras fotos feitas no Ariane  ;)

Offline carlos viana1

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #22 em: Outubro 13, 2011, 11:00:44 am »
ola amigos obrigado fico contente de ver que a decoração esta "ok" aqui na minha aldeia de memoria d homem não a neve ,a mimha altitude em relação ao mar e so de 90 mts,pode e aver granizo e muito vento ate 120 kmh .
um abraço
carlos viana
« Última modificação: Janeiro 26, 2012, 08:21:33 pm por carlos viana1 »

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #23 em: Outubro 25, 2011, 05:47:23 pm »
Fantástico Observatório Carlos. Muito bom mesmo. Daqui a uns anos vou precisar de conselhos ;)
O telescópio que se vê nas fotos é um Super C8 não é? Geração Halley.
Um abraço.
Cristóvão
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline carlos viana1

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #24 em: Outubro 27, 2011, 03:46:15 pm »
ola tudo bem e com grande prazer que  partilharei algumas dicas sobre a construção do meu observatório Ariane, fico feliz por saber que pode vir ai mais um observatório.  sabes ja a mais de 70 observatórios em Portugal o sr Pedro ré ,  uma pessoa espetacular uns dos melhores astrónomas amadores em Portugal e no estrangeiro esta a referenciar todos os observatórios amadores ,aqui vai o link do site astrosurf.com/re/amateur.html o meu esta la procura observatório ariane carlos viana .
tem la muitas  ideias de construção  de muitos astrónomas amadores portugueses.
um grande abraço
carlos viana
ps o telescópio e um celestron  C8 + super já tem perto de 20 anos e a montagem e uma vixen sensor com a mesma idade e ainda estão operacional .
já agora aqui vai o link do meu modesto site http://arianeobservatoire.e-monsite.com/    muito obrigados
carlos viana
« Última modificação: Fevereiro 16, 2012, 08:58:14 am por carlos viana1 »

Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« Responder #24 em: Outubro 27, 2011, 03:46:15 pm »