Autor Tópico: Compra de telescópio  (Lida 5137 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nuno Vieira

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Compra de telescópio
« em: Setembro 18, 2011, 10:06:59 pm »
Boa noite a todos

Vou comprar pela primeira vez um telescópio. Estou a pensar comprar o Celestron AstroMaster 130 EQ.
Mas gostaria de saber se por um preço semelhante posso comprar algum de maior qualidade. O valor é aproximadamente 260 euros (preço do Celestron AstroMaster 130 EQ em portugal).

Abraços

Offline carlos viana1

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #1 em: Setembro 19, 2011, 09:50:52 am »
ola nuno tudo bem, eu comecei com refratore de 60 mm ,et depois comprei um newton 114 mm o que no meu entender e o telescopio perfeito para começare a astronomia, e a astrofoto .
este astro master da celestron  pode fazer muinta coisas  tu podes observare a lua  ,saturno,jupiter com uma boa definiçao ,ce o tempo o permitire claro!
no meu entender e uma boa abertura para começare ,mais claro espera um poco por mais imformaçoes da parte dos amigos do forum galactica por emquanto parece que anda tudo de ferias!
comprimentos
carlos viana

Re: Compra de telescópio
« Responder #1 em: Setembro 19, 2011, 09:50:52 am »

Offline Nuno Vieira

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #2 em: Setembro 24, 2011, 12:35:08 pm »
Olá
Muito obrigado pela resposta. Foi esclarecedora.
Estou ansioso por começar as observações (tentativas, claro !).
De qualquer forma, ainda vou averiguar ainda outras possibilidades com base na dica que destes.
Um abraço

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #3 em: Setembro 24, 2011, 08:31:02 pm »
Olá Nuno, tudo bem?
Olha, e' como diz o Carlos, o pessoal deve estar de ferias, nao e' normal demorar tanto tempo a responder....
Bem, normalmente, quando se inicia com observações astronómicas , por norma, o melhor instrumento e' uns binóculos , porque tem um campo de visão muito amplo, são muito confortáveis de utilizar, porque se utiliza os dois olhos na observação e , são de aquisição fácil , normalmente uns bons binóculos nao são caros. Alem disso, nunca ficam fora de uso, são excelentes na procura de objectos, posso te dizer que os que eu tenho,comprei 'a 15 anos e uso sempre que posso.
Se o objectivo e' passar 'a fase seguinte e comprar um telescópio, então talvez esse que mencionas seja mesmo o ideal, por algumas razoes :
1- nao e' caro;
2-um Newton de 130mm já te mostra muitos objectos;
3-a Celestron e' um fabricante mundialmente conhecido, por isso , de confiança ;
4-se por acaso ( esperemos que nao ) desistires da astronomia, o investimento nao e' muito alto, e nao perdes muito.
Opções em vez do Celestron? Tens algumas, porque nao este:

http://www.galactica.pt/ver/1446/1/1/14/bresser-telescopio-pollux-1501400-eq-2.php

E' maior, tem 6" ( polegadas) , 150mm, tem maior capacidade de captar luz, e por isso maior poder de mostrar um pouco mais de detalhes, e ate e' mais barato.
Outra opção e' comprar usado ou então encomendar de outro pais.
Cada um e' que sabe!
Um abraço  8)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Nuno Vieira

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #4 em: Outubro 16, 2011, 04:36:26 pm »
Olá

Mais uma vez, obrigado.

Estou tb a explorar a hipótese de um dobson de 6 ". Ontem estive com um amigo que tem um de 8 " e fiquei rendido.

Ao que me parece é tb um bom equilibro entre preço e qualidade.

Sim mas a primeira coisa que vou fazer, é mesmo comprar uns binóculos e começar a observar e a compreender o céu.

Abraço e novas dicas são sempre bem vindas.


Offline Oxydus

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #5 em: Fevereiro 08, 2012, 08:52:02 pm »
Boa noite,

Eu sou um iniciante na astronomia, comprei um livro "introdução à astronomia" de guilherme de oliveira, depois comprei uns binóculos 8x50 (baratuchos da marca vivitar, o vidro da objectiva é avermelhado, o que significa que não é de muita qualidade), mas os mesmos são satisfatórios para o fim que lhes é destinado (mas estou aberto às vossas opiniões).
Para além disso, a uma lanterna que tinha, coloquei um filtro vermelho ( celofane vermelho 3 camadas ), e depois comecei a pensar comprar um telescópio...
É claro que pensei num Orion XT 6", ou 8" skyquest, mas o preço é um pequeno investimento (vale cada cêntimo bem sei).
Mais tarde devo apostar num...

Mas, apareceu um telescópio reflector de 114mm e 900 mm de distância focal, numa venda pela olx ( o vendedor pediu-me 60€), a marca do mesmo é: Firstline.
Tentei pesquisar em várias lojas de astronomia e não encontrei em lado nenhum, nem mesmo novos para venda, mas, não me pareceu uma má compra (mais uma vez conto com a vossa experiência no assunto).

Bem, a montagem é apenas razoável, o buscador parece-me fraco e a lente :RK=20mm é boa.

O que acham do referido telescópio? acham que vale a pena comprar um ou outra lente plossl e um buscador melhor?
Também não tenho um colimador.

Obrigado

Marco Pereira
Marco Pereira

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #6 em: Fevereiro 08, 2012, 09:29:45 pm »
Sou-te sincero... Sou "alérgico" a telescópios com marcas manhosas   :-\
Essa marca não me diz nada e estou um pouco relutante a comentá-lo.
Eu tenho os meus telescópios todos SkyWatcher (marca aceitável) e mesmo assim acho que poderia ter melhores pormenores. Mas o meu orçamento não me permite grandes marcas  ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #7 em: Fevereiro 08, 2012, 09:31:28 pm »
Agora, o XT6 ou XT8, aconselho-te com toda a certeza  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Oxydus

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #8 em: Fevereiro 12, 2012, 04:15:05 am »
Obrigado :)

É bem verdade, existe um bom rol de marcas "manhosas" , por isso estive relutante na compra do mesmo...
Contudo, com 114mm de abertura e 900mm de distância focal não deverá ser tão mau quanto isso (tem uma f/D de 7,8), a montagem equatorial tem comandos de rotação lenta e círculos graduados quer no eixo polar, quer no eixo de declinação.

O buscador que vem é um standard 6x30, qual é a vantagem de instalar um red dot?
Só trazia uma ocular RK=20mm, e não trazia colimador. Mas por 60 euros penso que não terá sido uma compra catastrófica...

O problema é que qualquer reflector de montagem equatorial superior a 114mm de abertura ( e mesmo esse) se "atira" para os 300€ ou mais, apenas os dob aparecem com preços mais convidativos 290€ de 6" e 320€ o de 8"... mas a montagem não é equatorial...
Marco Pereira

Re: Compra de telescópio
« Responder #8 em: Fevereiro 12, 2012, 04:15:05 am »