Autor Tópico: Compra do primeiro telescópio  (Lida 2936 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AAlves

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Compra do primeiro telescópio
« em: Outubro 12, 2011, 02:22:12 pm »
Pretendo adquirir o meu primeiro telescópio. Depois de ler e consultar sites e livros tenho a ideia de comprar um Orion Skyquest XT8. Contudo tenho uma dúvida: Classico ou Intelliscope?

Para quem se está a iniciar, o Clássico será porventura o mais indicado (??) mas não está muito equipado (falta buscador 9x50, plossl 10mm).

Existirão outras alternativas (melhores) para o mesmo nível de preços?

Podem dar-me uma ajuda na decisão? :)
« Última modificação: Outubro 12, 2011, 02:45:54 pm por AAlves »
António Alves

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra do primeiro telescópio
« Responder #1 em: Outubro 12, 2011, 08:13:28 pm »
Olá António , bem vindo ao fórum!
Bem, o xt8 e' uma excelente escolha para primeiro telescópio, nao só por ser um dobson, que e' fácil de utilizar, mas tambem por ter uma boa abertura ( tamanho do espelho ).
Em relação 'a escolha de clássico ou intelliscope, tens que decidir tu o que mais te vai interessar, porque o clássico vai fazer com que aprendas a orientar no céu nocturno sem qualquer ajuda, o que e' muito bom se nao o souberes fazer já ; o intelliscope e' uma ajuda extra, mas só isso mesmo, porque algumas pessoas pensam que e' um sistema computorizado do tipo Go-To, e nao e', as pessoas precisam saber as coordenadas daquilo que querem observar e o intelliscope apenas diz " mais para a direita, mais para a esquerda, acima ou abaixo," ou algo do género; tens que decidir qual a melhor opção !
Pelo mesmo preço e melhor opção, nao tens muito melhor, se calhar o xt8 e' mesmo uma escolha acertada.
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Compra do primeiro telescópio
« Responder #1 em: Outubro 12, 2011, 08:13:28 pm »

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra do primeiro telescópio
« Responder #2 em: Outubro 12, 2011, 11:34:52 pm »
Olá,

Eu também estou a pensar em comprar um XT8i mas tudo vai depender do que queres observar...
O meu principal interesse são os objectos do céu profundo e pelo que li (algures na net) a abertura mínima é 6 polegadas (150 mm).  Por outro lado, já me disseram que o XT10 é o tamanho máximo para caber num carro (normal). Assim, penso que o XT8 é o equilíbrio entre os dois... ou seja, tens abertura suficiente sem perda de mobilidade  :) .

A tendência é de os céus noturnos ficarem cada vez mais poluídos (com luz) o que implica a perda de pontos de referencia para encontrar os objectos.
Deste modo, penso que o intelliscope pode ajudar a encontrar o objecto "X" que de outra forma seria muito difícil ou mesmo impossível de visualizar.

Alex.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Compra do primeiro telescópio
« Responder #3 em: Outubro 13, 2011, 10:15:49 am »
Olá alexl.

O XT8 é sem dúvida o melhor equilibrio entre abertura, preço e mobilidade. Agora uma coisa é certa: Não te vai ajudar a encontrar o objecto "X"! Que objecto é esse? Se esse X for como o X da matemática que dá para substituir por outra coisa (de preferência uma coisa real, tipo X = M42), então tudo bem... se não, não acredites em tudo o que lês na internet.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline AAlves

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra do primeiro telescópio
« Responder #4 em: Outubro 13, 2011, 12:25:55 pm »
Olá,

Agradeço desde já os vosso comentários sobre as questões que coloquei. Contudo, e analisando a situação de uma forma pragmática, o intelliscope tem ou não vantagem para quem se está a iniciar neste tema?

Será preferivel adicionar ao XT8 classico o buscador 9x50 e comprar mais 1 ou 2 oculares? Ou pelo mesmo valor será de optar pelo intelliscope.

Na vossa opinião, com base na experiência acomulada, o que será mais sensato?

Obrigado.
« Última modificação: Outubro 13, 2011, 02:20:55 pm por AAlves »
António Alves

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra do primeiro telescópio
« Responder #5 em: Outubro 13, 2011, 08:10:34 pm »
Bem, sabes, para mim nao e' fácil responder, porque nunca tive um sistema desses; tive um dobson de 6" , do género do xt8 e quando troquei, muito tempo depois, foi por um telescópio com montagem Go-To!
Por isso nao sei ate que ponto o intelliscope e' um sistema assim tão bom, se calhar ate vale a pena, porque faz com procures saber as coordenadas daquilo que queres observar, e acabas por aprender tambem a utilizar cartas celestes!
Se calhar, o ideal seria uma opinião de alguém que tenha um destes modelos, seria uma opinião bem mais valida!
Espera por mais opiniões do pessoal do fórum.....
 :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Compra do primeiro telescópio
« Responder #6 em: Outubro 14, 2011, 10:02:21 am »
AAlves,

Apesar de não ter tipo um telescópio desse género, tenho amigos observadores que usam dob's não go-to. Se usares um sistema Intelliscope, tudo o que tens que saber é o nome ou identificador do objecto. Depois só tens que ir movendo o telescópio conforme as indicações que o controlador te vai dando. Ao contrário do que diz o Emanuel, não precisarás de usar cartas estelares nem aprenderás tão rapidamente o teu caminho pelas estrelas porque simplesmente não precisarás. As coordenadas não são muito importantes porque o controlador conhece os objectos pelos nomes e ninguem realmente memoriza coordenadas!
Se fores uma pessoa paciente, gostes de desafios de encontrar objectos, queira conhecer o ceú em detalhe e gostes de usar cartas estelares, o dob clássico é para ti. Se queres um sistema que mostre as coisas mais rapidamente e não queiras "perder tempo", então vai para o dob com Intelliscope.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra do primeiro telescópio
« Responder #7 em: Outubro 14, 2011, 10:57:57 am »
Pronto, aí esta' uma opinião de alguém que conhece melhor como o Intelliscope funciona. :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Compra do primeiro telescópio
« Responder #7 em: Outubro 14, 2011, 10:57:57 am »